Oi, Méa
Você também deixou saudades no LIC. Mas, agora estamos aqui juntas nesse novo ambiente. Novas redes serão tecidas ao nos envolvermos com as atividades propostas neste módulo.
Vc iniciou a prosa nesse nosso café com pão de queijo fazendo perguntas interessantes. Duas me chamaram mais a atenção:Porque histórico-cultural? Qual a diferença entre abordagem sócio-interacionista e histórico-cultural?
Para respoder essas perguntas , parto inicalmente da matriz filosófica que embasa o pensamento de Vygotsky: o materialismo nistórico dialético. Essa matriz é que confere coerência lógica ao conjunto de sua obra.Dela deriva seu conceito de homem, de história , de social e de cultural que são os eixos de sua abordagem teórica. Para Vygotsky: “ O homem é uma pessoa social um conjunto relações sociais, encarnadas no indivíduo".
Nessa definição está claro como o social é constitutivo do homem. Mas essa existência social do homem pressupõe a passagem de uma ordem natural para uma ordem cultural . Qual o sentido de social e cultural para Vygotsky?
Pino( 2000) esclarece que a questão da história é uma questão chave na análise da natureza do social e do cultural na obra de Vytosky.
Convido você e todos os participantes para buscarem no texto de Angel Pino, postado como leitura em nossa 2ª Estação, esclarecimentos sobre o sentido de social e cultural em Vygotsky.É especialmente importante o trecho abaixo:
O social e o cultural
Num sentido mais amplo, diz Vigotski, “tudo o que é cultural é social”,
o que faz do social um gênero e do cultural uma espécie. Isso quer dizer
que o campo do social é bem mais vasto que o da cultura, ou seja, que
nem tudo o que é social é cultural mas tudo o que é cultural é social.
Enquanto expressão das múltiplas formas que pode tomar a sociabilidade,
o social é um fenômeno mais antigo que a cultura pois é um dos
atributos de certas formas de vida, o que nos permite falar de uma sociabilidade
biológica, natural. Anterior à cultura, o social adquire dentro
dela formas novas de existência. Sob a ação criadora do homem, a sociabilidade
biológica adquire formas humanas, tornando-se modos de
organização das relações sociais dos homens. Neste sentido, o social é,
ao mesmo tempo, condição e resultado do aparecimento da cultura. É
condição porque sem essa sociabilidade natural a sociabilidade humana
seria historicamente impossível e a emergência da cultura seria
impensável. É porém resultado porque as formas humanas de sociabilidade
são produções do homem, portanto obras culturais.(Pino, 2000,p.53)
Penso que toda essa reflexão permite compreender a adequação da denominação de histórico-cultural para a abordagem de Vygosky.
No entanto encontramos nas diferentes traduções de sua obra e em diversos autores que trabalham com essa teoria várias denominações: sócio-interacionismo, sócio-histórico, co-construtivismo, etc. Essas denominações revelam as ênfases que os leitores da teoria dão a determinados aspectos da mesma ou a determinados conceitos. Em minha leitura da obra de Vygotsky vejo a importância de compreende-la a partir de sua matriz do materialismo histórico dialético que confere ênfase à história,ao social, e ao cultural. Portanto, compartilho com Pino a idéia de que essa denominação histórico-cultural é a mais coerente com a abordagem vygotskiana.
Podemos aprofundar essa discussão em nossa 2ª. Estação.
Um abraço para você e todos os participantes
Maria Teresa