Atividade 3 PPG Uneb
PROPOSTA DA ATIVIDADE:
Que cada equipe (PPGs) redija um pequeno texto (uma a duas laudas) analisando suas ações (de ensino e pesquisa) à luz da abordagem histórico-cultural. Os estudos desenvolvidos são convergentes com esta teoria? Que implicações ela traz (ou traria) para o desenvolvimento dos trabalhos realizados em seu programa? Convergências? Divergências? Avanços? Desafios?
-------------------------------------------------------------------------------------
Iniciamos esse breve relato, tentando caracterizar o programa ao qual pertencemos. O programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia do DEDC1 Campus I (Salvador), desde a sua implantação destaca-se pela iniciativa de fortalecer ações acadêmicas e de pesquisa-ação, com ênfase no eixo de concentração: Educação e Contemporaneidade, compreendendo a educação como elemento fundamental em uma estratégia de redução das desigualdades sociais e valioso suporte para o desenvolvimento social. A proposta original do PPGEduC/UNEB destaca o caráter relacional do mundo globalizado e as mediações humanas e tecnológicas que embasam a questão da educação e do educador, requerendo e possibilitando novos delineamentos no campo da educação.
O referido programa compreende três linhas de pesquisa, as quais expressam as temáticas–objeto que constituem seu eixo formativo. Linha de Pesquisa 1: Processos civilizatórios: Educação, Memora e Pluralidade Cultural; Linha de Pesquisa 2 Educação, Tecnologias Intelectuais, Currículo e Formação do Educador (da qual fazemos parte) e Linha de Pesquisa 3: Educação Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável.
Em cada uma dessas linhas situam-se grupos de pesquisa. Atualmente desenvolvemos um Projeto de Pesquisa, no grupo GRAPHO localizado na Linha 2, que tem o apoio da FAPESB (Fundação de Apoio á Pesquisa do Estado da Bahia) intitulado: Formação reflexiva do professor em EJA: Inquietações, Questionamentos e Perspectivas, onde contamos com cerca de 06 bolsistas de mestrado e graduação. Dentro do projeto, o foco de investigação além da formação docente e de pesquisas sobre os processos formativos, recai sobre as representações dos professores acerca das tecnologias e da mídia e o estudo crítico das mediações pedagógicas. Também pretende-se investigar jovens e adultos pertencentes á esse segmento tão esquecido pelas políticas públicas. Questões como: Quem são esses alunos? Como olhá-los, como compreendê-los a partir das experiências que trazem do mundo? Como interagir com eles numa relação dialógica e educativa tendo em vista a velocidade as mudanças que hoje acontecem?
Acredito que o caminho que estamos tomando no curso das investigações nos levam a aprofundar a Teoria dos Estudos Culturais que posiciona os meios de comunicação no âmbito da cultura (MACLAREN, GIROUX, GREEN e BIGUM, 1995) com a vertente latino americana de estudos de recepção com base
Sem dúvida, o material fornecido por essa competente equipe liderada pela professora Dra Maria Tereza de Freitas vai nos servir muitíssimo. As contribuições de Vygotsky têm servido de base para as pesquisas da linha 2 do nosso Programa, pelo natureza das temáticas-objeto a ela relacionadas.
Acreditamos que as contribuições teóricas de Vygotsky serão significativas na medida que apontam para a necessidade de se compreender as relações entre aprendizagem e desenvolvimento e para o papel da escola (lugar da aprendizagem e da produção de conceitos científicos); do professor (mediador desta aprendizagem) e das relações interpessoais (através das quais este processo se completa).( Freitas, Maria Teresa)
Pelo exposto, tudo isso vai exigir de cada um de nós um grande desafio que teremos de enfrentar em termos do Programa: disponibilidade para o trabalho coletivo- colaborativo, única forma de consolidar as ações em curso de ensino e pesquisa.