Fórum da Equipe PPGE_PUC-Pr

Desenho Pedagógico do Módulo

Desenho Pedagógico do Módulo

por Usuário excluído -
Número de respostas: 9

Olá meninas!

É com grande alegria e muita motivação que iniciamos o desenho pedagógico do módulo 8 - Cartografia cognitiva e investigativa. Conforme combinamos, temos até o dia 01/10/2007 para disponibilizarmos neste espaço, os links com as sugestões de materiais de apoio para a elaboração do módulo (textos, artigos, vídeos, tutoriais, etc.). Em anexo, está o documento com o registro da nossa reunião do dia 24 de setembro de 2007.

Beijos virtuais a todas! :-X

Débora e Raquel

Em resposta à Usuário excluído

Ementa

por Usuário excluído -

Sugestão para a ementa:

A Cartografia Cognitiva como dispositivo de construção do conhecimento e de aprendizagem significativa, Os Conceitos e técnicas de mapeamento da informação (mapas mentais, conceituais e webmapas) e a Utilização de Softwares de cartografia cognitiva gratuitos.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Ementa

por Usuário excluído -

Mais leituras sobre o módulo:

Dissertação Mestrado Educação PUCPR – Sheyla Mara Coraiola
Mapas Conceituais em fórum de discussão realizados em ambientes virtuais de aprendizagem
http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=688
Acesso em: 23 Set. 2007.

Artigo - Como criar Mapas Conceituais utilizando o CmapTools Versão 3.x - Anderson Ricardo Yanzer Cabral
http://guaiba.ulbra.tche.br/~yanzer/Manual_Cmap_Tools.pdf
Acesso em: 24 Set. 2007.

Artigo - Modelização conceitual: utilização de software de modelagem como estratégia cognitiva para construção de conhecimento - Solange Capaverde Santos
http://www.abed.org.br/congresso2002/trabalhos/texto32.htm
Acesso em: 24 Set. 2007.

Artigo - A educação a distância e as possíveis formas de aplicações com mapas conceituais - Solange Tieko Sakaguti
http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/119-TC-D2.htm
Acesso em: 24 Set. 2007.

Site sobre Mapas Conceituais – UFRGS
http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br
Acesso em: 22 Set. 2007.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Pedagógico do Módulo

por Usuário excluído -

Algumas leituras interessantes sobre o tema do módulo.

  1. AMORETTI, Maria Suzana Marc; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Mapas Conceituais: modelagem colaborativa de conhecimento. Disponível em: <www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/ead/document/?down=12> Acesso em: 23 Set. 2007.
  2. MOREIRA, Marco Antonio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf>Acesso em: 25 Set.2007.
  3. OKADA, Alexandra Lilavati Pereira; SANTOS, Edméa Oliveira de. Cartografia Cognitiva: Mapeando Conhecimento e Organizando Redes de Informações na Internet. Disponível em: <http://www.projeto.org.br/alexandra/pdf/11_kmbrasil2003_okada&santos.pdf> Acesso em:  23 Set. 2007.
  4. OKADA, Alexandra Lilavati Pereira; SANTOS, Edméa Oliveira de. Mapeando Redes de Informações com Uso de Software: Uma experiência de Pesquisa e Docência em EAD Online. Disponível em: <http://www.pucsp.br/tead/n2/pdf/artigo2.pdf>Acesso em: 23 Set.2007.
  5. OKADA, Alexandra Lilavati Pereira. Web Maps. Um guia para construção do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem. Disponível em: <http://www.projeto.org.br/alexandra/pdf/13_abed2002_okada.pdf>Acesso em: 23 Set. 2007.
  6. OKADA, Alexandra Lilavati Pereira; ALMEIDA, Fernando. Navegar sem Mapa? Disponível em: <http://projeto.org.br/alexandra/pdf/L4_leao2004_okada&almeida.pdf>Acesso em: 23 Set. 2007.
Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Pedagógico do Módulo

por Suporte GFARIAS.com -

Muito bom. A autora Alexandra Okada, atualmente pesquisadora da Open Universit na Inglaterra, é craque no tema do módulo de vcs: "mapas conceituais". Parabens pela escolha da bibliografia.

bj, Marco

Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Pedagógico do Módulo

por Usuário excluído -

Débora e Raquel,

Adorei o conjunto de textos, fui lendo um de cada vez, apreciando mesmo...

Acredito que o uso dos mapas conceituais pode provocar mudanças profundas na aprendizagem, tanto em ambientes presenciais como online.

Abraço carinhoso,

Eloiza

Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Pedagógico do Módulo

por Usuário excluído -

Eloiza,

Tenho utilizado os mapas conceituais em ambientes presenciais nos cursos de enfermagem, farmácia e biomedicina, a construção dos mapas e a utilização da tecnologia tem incentivado muito alunos e professores, pelos mapas podemos avaliar a evolução na aprendizagem e o conhecimento dos alunos e professores. TRabalho com os mapas na disciplina Momento Integrador que faz a transversalidade de todas as disciplinas do primeiro período dos cursos, ao final do semestre os alunos apresentam o mapa conceitual construído fazendo a transversalidade dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas sobre um único tema que abarca as mesmas, tem sido muito interessante.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Desenho Pedagógico do Módulo

por Suporte GFARIAS.com -

Obrigado Patrícia.

Os endereços sobre mapas conceituais que vc disponibiliza são valiosos. Imagino que façam parte da bibliografia que sua equipe da PUC.Pr está utilizando na construção do desenho didático do seu módulo.

Bjs, Marco