Olá Equipe UFPE!
Muito interessante considerar a "antecipação" como uma "coreografia didática" na preparação do desenho didático de cursos online. Como o texto diz "a ação de ensinar contém uma intencionalidade - a intenção da aprendizagem". O planejamento é isto. Definir objetivos e estratégias de ação é isto. Aqui vai nossa síntese.
Módulo 4
A prática de trabalho desse módulo consiste em prática interativa, baseada na participação e co-autoria de todos os docentes e cursistas envolvidos. Cada unidade tem seu roteiro de atividades, com leitura de texto base, leituras complementares, vídeos, encontros assíncronos no fórum e podcasting e síncronos no chat.
Ementa
- Teorias e práticas da interatividade. Pressupostos da interatividade na sala de aula online. A autoria do professor na co-criação da comunicação e do conhecimento.
Objetivos de aprendizagem
- Compreender os pressupostos da teoria da interatividade, relacionando-os à docência online.
- Identificar e analisar teorias e expressões de interatividade nas esferas tecnológica, mercadológica e social.
- Diferenciar processos de ensino e de aprendizagem baseados na mídia de massa e na mídia digital.
- Definir indicadores de interatividade para a docência on-line.
- Experimentar a interface podcasting como recurso de interatividade no ambiente Moodle.
Unidades |
Estratégias |
Conversa inicial |
- Divulgação do planejamento para os alunos conhecerem a proposta do módulo. - Fórum de boas-vindas para que os alunos possam se ambientar. |
Atividade transversal |
- Texto com os passos da atividade transversal que propõe a gravação de um podcasting no Media Center. Essa atividade deverá ser feita ao longo do módulo. - Podcasting (áudio), explicando, novamente, a atividade para que o aluno tenha a oportunidade de conhecer esse recurso, caso ainda não o conheça. - Tutorial sobre como gravar a voz no Moodle. - Tutorial sobre como assinar o podcasting no módulo 4. - Livro multimídia “O que é podcasting”. - Fórum para postar dúvidas e esclarecimentos sobre a interface do gravador e do bloco " Media Center ". - Chat para tirar dúvidas e discutir questões sobre o Podcast e o Media Center - Disponibilização do e-mail e Skype do prof. Mayrton, caso o aluno deseje tirar dúvidas, sem se expor no Fórum ou prefira atendimento individual. |
UNIDADE 1 - A Pedagogia da transmissão ficou obsoleta |
- Roteiro de atividades - Vídeo “Mídia” que será comentado no podcasting. - Texto-base para discussão no fórum - Textos complementares sobre educadores que critucam o uso da pedagogia da transmissão. - Fórum “Superando a pedagogia da transmissão”. |
UNIDADE 2 - Interatividade : mero modismo e um novo paradigma. |
- Roteiro de atividades - Texto-base - Fórum “O que é interatividade” - Fórum “Melhorias em interatividade” |
UNIDADE 3 - A docência interativa online |
- Roteiro de atividades - Texto-base - Proposta de duas atividades para que uma seja escolhida e feita pelo aluno. - Fórum para discussão da atividade escolhida (foi aberto um para cada atividade). - Chat para confraternização final e destacar alguns aspectos centrais trabalhados no Módulo. |
Midiateca com textos de aprofundamento
Abrs, Equipe Modulo 4