Fórum “Análise da coreografia planejada”

Universidade Estácio de Sá

Re: Universidade Estácio de Sá (Equipe1_Mod.4)

por Marco Silva -
Número de respostas: 0

Olá Equipe UFPE!

Muito interessante considerar a "antecipação" como uma "coreografia didática" na preparação do desenho didático de cursos online. Como o texto diz "a ação de ensinar contém uma intencionalidade - a intenção da aprendizagem". O planejamento é isto. Definir objetivos e estratégias de ação é isto. Aqui vai nossa síntese.

Módulo 4

A prática de trabalho desse módulo consiste em prática interativa, baseada na participação e co-autoria de todos os docentes e cursistas envolvidos. Cada unidade tem seu roteiro de atividades, com leitura de texto base, leituras complementares, vídeos, encontros assíncronos no fórum e podcasting e síncronos no chat.

Ementa

  • Teorias e práticas da interatividade. Pressupostos da interatividade na sala de aula online. A autoria do professor na co-criação da comunicação e do conhecimento.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender os pressupostos da teoria da interatividade, relacionando-os à docência online.
  • Identificar e analisar teorias e expressões de interatividade nas esferas tecnológica, mercadológica e social.
  • Diferenciar processos de ensino e de aprendizagem baseados na mídia de massa e na mídia digital.
  • Definir indicadores de interatividade para a docência on-line.
  • Experimentar a interface podcasting como recurso de interatividade no ambiente Moodle.

Unidades

Estratégias

Conversa inicial

- Divulgação do planejamento para os alunos conhecerem a proposta do módulo.

- Fórum de boas-vindas para que os alunos possam se ambientar.

Atividade transversal

- Texto com os passos da atividade transversal que propõe a gravação de um podcasting no Media Center. Essa atividade deverá ser feita ao longo do módulo.

- Podcasting (áudio), explicando, novamente, a atividade para que o aluno tenha a oportunidade de conhecer esse recurso, caso ainda não o conheça.

- Tutorial sobre como gravar a voz no Moodle.

- Tutorial sobre como assinar o podcasting no módulo 4.

- Livro multimídia “O que é podcasting”.

- Fórum para postar dúvidas e esclarecimentos sobre a interface do gravador e do bloco " Media Center ".

- Chat para tirar dúvidas e discutir questões sobre o Podcast e o Media Center

- Disponibilização do e-mail e Skype do prof. Mayrton, caso o aluno deseje tirar dúvidas, sem se expor no Fórum ou prefira atendimento individual.

UNIDADE 1 - A Pedagogia da transmissão ficou obsoleta

- Roteiro de atividades

- Vídeo “Mídia” que será comentado no podcasting.

- Texto-base para discussão no fórum

- Textos complementares sobre educadores que critucam o uso da pedagogia da transmissão.

- Fórum “Superando a pedagogia da transmissão”.

UNIDADE 2 - Interatividade : mero modismo e um novo paradigma.

- Roteiro de atividades

- Texto-base

- Fórum “O que é interatividade”

- Fórum “Melhorias em interatividade”

UNIDADE 3 - A docência interativa online

- Roteiro de atividades

- Texto-base

- Proposta de duas atividades para que uma seja escolhida e feita pelo aluno.

- Fórum para discussão da atividade escolhida (foi aberto um para cada atividade).

- Chat para confraternização final e destacar alguns aspectos centrais trabalhados no Módulo.

Midiateca com textos de aprofundamento

Abrs, Equipe Modulo 4