Alberto, gosto especialmente do termo "provocar" para definir a mediação docente. O mediador não é aquele que dispara lições-padrão baseado na unidirecionalidade. Ao contrário, é aquele que provoca e mobiliza a participação colaborativa na co-criação do conhecimento e a própria comunicação, sendo exemplo vivo desta dinâmica na sua mediação.
Seu texto traz indicadores ou orientações para mediação que destaco em seguida:
- Induzir à cooperação e interação positiva (produtiva) entre os estudantes,
- Propiciar reflexão sobre os ganhos da interação,
- à permitir que a avaliação do trabalho produzido seja feita por todos os envolvidos e não só pelo professor,
- Fornecer ferramentas que minorem o trabalho necessário à interferência e aproveitamento do que é produzido por terceiros,
- Permitir a troca de informações e conhecimentos.
- Armazenar a produção dos estudantes e outras informações correlatas para uso futuro como fonte de pesquisa pelos próprios autores ou por outros estudantes.
- Refletir o estágio de desenvolvimento de cada aluno usuário para servir futuramente como forma de avaliação do trabalho produzido e como material de pesquisa sobre o trabalho realizado.
Acredito que "provocar" seja mesmo uma excelente palavra para sustentar estas orientações. No Fórun "Coletânea de experiências de ensino e aprendizagem online" postei alguns indicadores de qualidade para a mediação docente na modalidade online. Todos eles estão baseados na postua do mediador como um provocador da aprendizagem colaborativa. Destaco um dos indicadores que diz o seguinte:
Provocar situações de inquietação criadora, ou seja:
• - Promover ocasiões que despertem a coragem do enfrentamento em público diante de situações que provoquem reações individuais e grupais.
• - Encorajar esforços no sentido da troca entre todos os envolvidos, juntamente com a definição conjunta de atitudes de respeito à diversidade e à solidariedade.
• - Incentivar a participação dos estudantes na resolução de problemas apresentados, de forma autônoma e cooperativa.
• - Elaborar problemas que convoquem os estudantes a apresentar, defender e, se necessário, reformular seus pontos de vista constantemente.
• - Formular problemas voltados para o desenvolvimento de competências que possibilitem ao aprendiz ressignificar idéias, conceitos e procedimentos.
Abrs, Marco Silva