banner

Página Inicial

Proposta do módulo

Introdução

Tema 2: Por que cooperar?

O que propomos neste tópico é estudar como as mudanças no mundo do trabalho que apontam para a cooperação podem refletir na educação, em particular, na educação online. É curioso como no mundo corporativo a cooperação aparece a serviço de ampliar as chances competitivas das corporações. Essa perspectiva vai de encontro com o que ocorre nas redes livres de desenvolvimento, como é o caso das redes de desenvolvedores de software livre, onde a cooperação está focada na ampliação das possibilidades e dos direitos de todos, inclusive dos que não cooperam ativamente.

Nossa proposta é, portanto, discutir a cooperação na aprendizagem online com especial atenção para a relação do que se aprende e do que se ensina com o que se experimenta no mundo do trabalho nesses tempos de pós-fordismo.

Para isso trouxemos o texto “Por que cooperar” para funcionar como elemento disparador das discussões. Este texto foi, também, resultado de uma cursiosa colaboração: inicialmento um extrato de uma dissertação de mestrado que discutia aprendizagem colaborativa, sofreu intervenção no sentido de ser atualizado, dos alunos da disciplina “Aprendizagem Colaborativa” do programa de Mestrado em Educação da UNESA. A professora Lucia Vilarinho também o leu e melhorou alguns pontos. Mais uma experiência buscando fazer o que se preconiza.

Depois da leitura do texto (ou antes dela, se assim o preferirem) convidamos a colocar suas impressões no fórum homônimo clicando aqui.

Algumas questões que sugerimos para o fórum.
1 – Que relações deve estabelecer a educação com o mundo do trabalho? Ensinar preparando para ele ou aprender com ele?
2 – Qual ou quais expressões e formas de colaboração avaliamos como mais cabíveis para serem desenvolvidas e vivenciadas em cursos online, a colaboração para a competição (como nas formas que aparecem nos preceitos da gestão de conhecimentos) ou colaboração nos moldes em que trabalham os desenvolvedores de software livre (colaborar bem, sem saber com quem).
3 – A que propósitos deve servir a colaboração em cursos online?

4 – Que utopia, que mundo estamos construindo, para que tipo de relações estamos nos preparando (e contribuindo na formação de nossos pares) quando tratamos a colaboração de uma forma ou de outra (preparação para competir de forma mais eficaz versus colaborar para ser coletivamente mais capaz)?

Esperamos vocês no fórum "Por que (e para quê) cooperar?"

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00