banner

Página Principal

Apresentação inicial

     PROPOSTA DO MÓDULO 

   

 A dimensão da colaboração na docência como eixo articulador da prática pedagógica online: posturas e saberes docentes em ambientes virtuais; avaliação como processo colaborativo e de reflexão sobre a aprendizagem; hipertexto como representação do pensamento humano; formação para a docência online.

Temas de discussão
1. Experiências significativas de aprendizagem e de docência online.
Objetivo: apresentação e debates sobre experiências online dos participantes
Abrimos o módulo procurando conhecer experiências que sejam tidas como importantes pelos participantes.  A expectativa é que as discussões sejam balizadas pelo que já foi de fato vivenciado e experimentado.  Desta forma, esperamos contribuir para contextualizar e dar significado às discussões teóricas.

2. Por que cooperar?
A partir do texto "Por que cooperar?"
vamos discutir a relação entre transformações na educação e no mundo do trabalho.
Para discutir no fórum:
O mundo do trabalho e da produção parece ter descoberto recentemente que a cooperação pode ser mais produtiva do que o trabalho solitário e alienado. O mundo da educação também retoma propostas de cooperação, algumas bem antigas como, por exemplo, a Pedagogia Freinet e as propostas de trabalho em grupo da Escola Nova.  É só mais um novo modismo?  De que forma a cooperação em educação e, em particular, na educação online, dialoga com as exigências e as atuais formas organizacionais do mundo do trabalho?

Onde fica o fórum? Aqui.

3. Docência Online
Objetivo: discutir as características básicas que marcam a docência em contexto online e a necessidade (ou não) de formação específica para a prática pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem.
Dois textos podem ajudar à discussão deste tópico:
Docência online uma tendência a se consolidar e Seis competências essenciais da docência online independente 

 Pensamos que o fórum poderia se articular em torno de três questões de estudo, apresentadas logo após o pequeno texto que segue.

As práticas pedagógicas não acontecem isoladas do contexto onde se realizam. Professores que trabalham em escolas de periferia, com determinados grupos de aluno, buscam ajustar suas propostas de ensino, entre outros aspectos, ao que a escola oferece em termos de recursos materiais, ao que os alunos precisam e preferem aprender, além de considerar o seu próprio conhecimento e as habilidades que possui para dinamizar seu conteúdo de ensino. Do mesmo modo, professores que atuam em contextos virtuais precisam refletir sobre as possibilidades e limitações que encontram em sua prática, de modo a encontrar um caminho mais produtivo.

- Que implicações didáticas se derivam dos contextos virtuais para o exercício da docência online?

- A especificidade dos contextos virtuais de aprendizagem exige (ou não) formação pedagógica específica dos seus professores?

- Em linhas gerais, caso você admita a necessidade de formação específica, que temas deveriam ser privilegiados para o aprimoramento da docência online?

4. A Avaliação como Processo Colaborativo
Objetivo: discutir a avaliação como processo colaborativo inerente à docência.

Pretendemos discutir como a avaliação pode contribuir para o desenvolvimento da visão crítica dos atores sobre os resultados obtidos nas diferentes atividades que compõem o corpus do ensino-aprendizagem e para o redirecionamento da prática pedagógica.

O processo de avaliação nos âmbitos presencial e online tem constituído um foco de divergências entre os que avaliam e os que são avaliados. As experiências vivenciadas durante o percurso escolar e/ou profissional apresentam entraves que podem obstaculizar o desenvolvimento dos que aprendem.

É comum encontrarmos processos avaliativos fragmentados, decididos unilateralmente (de acordo com a concepção do professor-autoridade-máxima), que desconsideram a bagagem de cada sujeito e suas motivações. Compreende-se que a avaliação deva ser articulada à própria docência e por meio dela pode-se estabelecer uma rede de relações hipertextuais.

Questão de estudo do fórum:
Como deve ser a avaliação nos contextos virtuais quando a docência online tem por objetivo a construção autônoma, crítica e criativa de conhecimento? 
Para subsidiar a discussão apresentamos o texto "O portfólio na avaliação da aprendizagem em ensino presencial  a distância: a alternativa hipertextual".

 

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00