banner

Página Principal

Proposta do Módulo

Apresentação Inicial 

Caros colegas,

Neste módulo vamos conversar (e produzir alguns textos) sobre docência online. Para isso, vamos lançar mão de experiências de todos e pedir “ajuda” a alguns textos de colegas nossos, pensadores que refletiram e publicaram sobre o tema.

Pesquisas que analisam atividades educacionais desenvolvidas em ambientes virtuais indicam a relevância da adequada relação professor-aluno. Sugerem, também, que as atividades são mais produtivas quando as relações são focadas no estímulo e na colaboração.

Nesta perspectiva, a literatura pedagógica enfatiza que o diálogo profícuo entre docentes e aprendizes pode contribuir para a construção da autonomia intelectual e o desenvolvimento de sujeitos críticos, capazes de viverem mais conscientemente as relações sociais.

Vamos aqui discutir alguns aspectos da docência online, isto é, docência em ambientes onde a colaboração constitui-se elemento fundante da relação entre discentes e destes com os docentes.

Este módulo tem início com o levantamento de experiências prévias  dos participantes em ambientes de aprendizagem online. Na segunda semana, faremos uma breve discussão sobre o papel da cooperação no mundo produtivo, para, em seguida, contextualizar a questão da colaboração no mundo da educação. Seguiremos, na terceira semana, com uma discussão sobre características da docência online e terminaremos, como não poderia deixar de ser, pensando em avaliação. Em cada semana teremos pelo menos um fórum de discussões, do qual retiraremos material para textos de sistematização a ser produzido usando a interface Wiki.

Estaremos juntos neste ambiente coletivo de 07/06/2009 a 6/07/09.

Para começar, sugerimos que assistam ao vídeo de boas vindas, a seguir.

Agora que vocês já assistiram ao vídeo, vamos começar nosso trabalho. 

Partimos do pressuposto de que todo trabalho educativo com ambiente ou material novo, deve começar pela exploração das possibilidades que estes trazem. Assim, sugerimos que explorem as opções do menu do módulo que se encontram no topo desta página: elas representam o ponto inicial do percurso deste módulo.

Esperamos, então, que o planejamento sugerido para essa caminhada ajude a todos e todas a saborearem os momentos de leitura, reflexão e interação propostos!

Um grande abraço!

Lina Nunes, Lucia Vilarinho e Alberto Tornaghi

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00