Metodologia? Paradigma? Procedimentos?

Boas Vindas

Boas Vindas

por Usuário excluído -
Número de respostas: 46

Tiveram um bom feriado? Nosso módulo será um pouco mais compacto que os outros... e resolvemos iniciar com o feriado.. que eu tenho certeza serviu para descanso, mas também serviu para por em dia aquele trabalho atrasado!

Então agora é hora de pensarmos sobre pesquisa em educação online! Pensarmos sobre Maranja, ou Laçã! 

Há mudanças substanciais no fazer pesquisa online? Será que é possível aprender matemática online?

As duas primeiras unidades já estão disponíveis.. e a Socorro já iniciou o debate... no meio do feriado.. praticando o que muitos de nós já defendemos: não é preciso que os professores iniciem uma atividade ! Valeu Socorro!

Bons debates e boas interações/interatividades!

marcelo c. borba

ps. bom tivemos o pequeno acidente com o moodle mas já recuperamos.. Socorro, se possível recoloque sua mensagem já que ela saiu toda desconfigurada.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Olá a todos os colegas

Meu nome é Silvia e faço parte do GPIMEM, como aluna de doutorado. Meu tema de pesquisa é formação de professores de Matemática online. Este módulo foi elaborado com muito carinho com o intuito de discutirmos muito sobre metodologia de pesquisa online. Sejam todos bem vindos.

Um grande abraço.

Silvia Viel

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Olá, sou da PUCPR, no módulo anterior não pude participar, mas neste tentarei ao maximo aprender e trocar com todos, pois o tema metodologia é nossa prática cotidiana no programa de mestrado e doutorado da pucpr o qual sou docente e pesquisadora. Os desafios se ampliam agora com o espaço online, de um lado vejo as imensas possibilidades e por outro o bloqueio, caso não possamos abstrair estes novos cenários virtuais.

Até,

Elizete

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -
Olá Elizete!

Seja bem-vinda ao nosso módulo!
Concordo com você que a metodologia de pesquisa faz parte da prática da academia e que é preciso pensar nela nos cenários virtuais. Nosso módulo tem por objetivo refletir sobre diversas questões que permeiam a Metodologia de Pesquisa Qualitatica, também no contexto da EaDonline.
Sua participação e a dos demais colegas será fundamental para nossos debates!
Até mais,

Ana Paula

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -
Olá! sorriso
Meu nome é Ana Paula e também faço parte do GPIMEM! Espero que nesse módulo possamos interagir, dialogar e aprender juntos sobre a Metodologia de Pesquisa Qualitativa no contexto online.
Sejam bem-vindos!
Abraço,
Ana Paula
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Marco Silva -

Estou muito motivado a participar neste módulo da equipe matemáticos e educadores da Unesp. É um prazer estar com vcs no estudo de um tema importantíssimo para todos nós que é a metodologia da pesquisa. Ainda mais interessante e desafiador, se pensada no ciberespaço. Sabemos bem que as abordagens metodológicas conhecidas foram historicamente engendradas na e para a realidade presencial. Este grupo de matemáticos vem nos brindar com o tratamento da metodologia da pesquisa voltada para a ambiência online. Eis um desafio imperdível para todos nós que atuamos em educação no ciberespaço.

Sempre tive dificuldades com a matemática, certamente devido ao meu infeliz encontro com professores nada interativos, mesmo a despeito da minha dificuldade viceral com temas específicos como "números irracionais". Nunca entendi a irracionalidade de algo cuja base é racionalíssima.

Prezado Marcelo, tive um feriado como todos os outros: trabalhando. Como sabe, nós professores e pesquisadores temos quase sempre acumuladas pilhas de afazeres que nos aguardam exatamente nos feriados e finais de semana: artigos para publicar, pareceres ad hoc, trabalhos de alunos, leituras, preparação de aulas, preparação de participação em eventos... e por aí vai. Assim passei mais este último feriado. E feliz, fazendo o que gosto, o que me rejuvenesce, o que contribui para tornar nosso tempo menos pior... Minha família convive bem com isso e valoriza meu trabalho. Ao mesmo tempo, sei guardar o tempo inarredável para ela.

Então, vamos nessa! Preciso aprender sobre pesquisa em educação online e me disponho a pensar sobre Maranja ou Laçã. Espero que não seja outra complicação parecida com a racionaldiade dos números irracionais... Mas se for, estou tranquilo porque desta vez tenho mestres interativos, certamente.

Informo que alterei neste fórum a configuração "Obrigar todos a serem assinantes?" que estava definida como "Não". Alterei para "Sim, para sempre", o que permitirá que ele gere e-mails enviados para todos.

Um forte abraço,

Em resposta à Marco Silva

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Olá Marco

Que bom saber que poderemos discutir mais assuntos do que imaginávamos, além de metodologia de pesquisa online, possibilidades para mudanças para "descomplicarmos" a Matemática.

Um forte abraço

Silvia Viel

Em resposta à Marco Silva

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Prezado Marco,

Antes de mais nada, obrigado por corrigir a configuração de nosso módulo..

De fato, outro dia, no dia 21 de abril eu tirei um feriado inteiro para ir a Ubatuba (coisa de carioca que vive em são paulo) com a família e me dei conta que havia mais de três quatro anos que não tirava um feriado inteiro com a família... bom. .mas na terça, dia 21 já trabalhei um pouco..  mas enfim.. me divirto trabalhando...

e penso que a denominação dos números irracionais se deveu ao fato de não poderem ser expressos por nenhuma fração. Ou seja não era possível exprimir um comprimento através de nenhuma unidade de medida.  A chamada crise dos incomensuráveis levava desespero à Grécia Antiga.. Como os números, símbolos da razão não poderiam expressar a simples diagonal de um quadrado (e.g. um quadrado de lado um, tem diagonal raiz de dois). A diagonal do quadrado é incomensurável com o lado do mesmo.. ou seja não há unidade de medida comum para ambos! Bomo quando o problema foi "resolvido" chamaram-no de irracional... mas dentro de uma nova racionalidade e aí eu concordo contigo...

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Marco Silva -

Não tenho o livro indicado ["A Arte de Pesquisar" de Miriam Goldenberg (Editora Record)]. Já encomendei. Enquanto ele não chega, pergunto à equipe Unesp se posso confiar no reumo que encontrei online. Vejam aqui ou aqui.

Abrs,

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Olá Marcelo e equipe,

estava esperndo este módulo para poder compreender um pouco mais das possibilidades de aprendizado da matemática online, até pelo fator de estar como tutor numa licenciatura em Matemática na modalidade EAD (mas ainda não é totalmente online para poder atender ao público alvo da oferta do curso).

Agradeço desde já pela oferta generosa das descobertas e das ivestigações que vocês estão realizando.

Um abraço,

Fernando Pimentel

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Pessoal,

Gosto muito deste tema, "Metodologia". Há uma colega de Grupo, a Patrícia que está trabalhando alguns caminhos para tratar metodologia em ambientes on line.

Por outro lado, quem trabalha com pesquisas em/sobre EAD encontra alguma dificuldade para ter acesso a uma boa base metodológica que não seja replicada dos modelos tradicionais.

Portanto, minhas expectativas são grandes para este módulo. Um excelente trabalho!!!

Abraços!

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Lázaro sua preocupação é a que nos norteia um bom tempo e a que deu tesão quando o Marco nos contatou para trabalharmos um módulo como este!

O cinema também imitou o teatro quando do seu início, e muito tempo passou até que ele tivesse linguágem própria.

Eu já ministrei algumas vezes na programa de pós graduação em educação matemática aqui, da Unesp de Rio Claro, a disciplina metodologia de pesquisa qualitativa. quando comecei a pensar em educação online.. em 1997 e mais fortemente a partir de 1999, comecei a pensar.. se é que é diferente? será que ambiente natural.. significa a mesma coisa... foram perguntas que foram sintetizadas em um capítulo em 2004 e depois parcialmente respondidas ao longo do tempo. No livro Educação Matemática Online de Borba, Malheiros e Zulatto respondemos parte destas perguntas e tentamos discutir o que muda e o que não muda... Esse capítulo do livro estará em nosso curso, já que foi cedido pela Autêntica.

Mas estarei muito interessado em ouvir críticas e em dar novos passos juntos coletivamente!

grande abraço,

marcelo 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Prezado Fernando,

O tópico do curso não é o aprende matemática, mas nosso grupo como um todo tem trabalhando muito com exemplos. Então temos vários exemplos de como que a inteligência coletiva (Levy) formada por atores humanos e não humanos (o que chamamos de coletivos seres-humanos-com-mídias (Borba e Villarreal, 2005, dentro outros) aprendeu matemática também em cursos online. Aqui vamos mostrar mais tarde um exemplo envolvendo geometria espacial, onde tensionamos o trabalhar matemática na tensão do espaço euclidiano com o espaço virtual! 

Abraços,

marcelo 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Socorro Cabral -
Olá Marcelosorriso,

Que bom te reencontrar nesse espaço. Lembro de você aqui em Jequié no I ENLIJE ( ENCONTRO DE LEITURA).Desculpa pela abertura do fórum sobre pesquisa. Tinha uns dias sem entrar, e estava com saudades do grupo e dos debates. Gosto muito das discussões sobre ciência, pesquisa, etnométodos etc. Acredito que vamos construir uma fecunda polifonia de saberes e de experiências.

Socorro Cabral
Em resposta à Socorro Cabral

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Oi Socorro.. sem problemas sobre iniciar o debate .. eu até admirei..

So não tive no segundo encontro de vocês .. porque fiquei doente em cima da hora, algo que nunca tinha me acontecido antes...

bom de todo modo.. vamos lá aos debates..

e Laranja .. com maçãaaaaa?? O que tem isso a ver com metodologia? Alguem viu ou reviu o vídeo?

grande abraço para você para todos,

marcelo

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Helena Rodrigues de Sá -

Olá para todos!
Sou Helena, faço parte da UNESA, como aluna do Mestrado. Considero este módulo fundamental para todos que trabalham com pesquisa, em especial a online. Como estou pesquisando sobre a formação da docência online, a pesquisa online será muito bem-vinda, para mim, nesse momento!

Abraços carinhosos,

Helena

Em resposta à Helena Rodrigues de Sá

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -
Olá Helena!
Seja bem-vinda! Espero que possamos interagir bastante nesse módulo.
Mas... e com relação a figura abaixo...

laça ou Maranja?

Colegas, o que essa figura lhes diz? qual sua relação com metodologia de pesquisa?

Abraços a todos.

Paula

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Fábio Kalil de Souza -

Olá Paula!

             São muitas as interpretações em relação à figura e "seu" link com metdologia de pesquisa, mas cito apenas duas:

A realidade muitas vezes não é o que aparenta ser, por isso o cuidado do pesquisador na defesa/apego ferrenho à uma teoria específica, como se fosse absoluta e inquestionável. Isso seria um contrasenso à ciência;

A realidade/contexto/fenêmeno a ser investigado traz nos seus elementos constitutivos o todo. Daí, quando se fala em coleta de dados para alguns tipos de pesquisas, lembramos das amostras. Notem que a fatia da "maçã-laranja" traz características da totalidade.

E a leitura dos demais colegas?

Abs

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Marco Silva -

Paula, em primeiro lugar, devo dizer que é uma bela imagem que me faz salivar e ao mesmo tempo pensar no futuro transgênico... das hibridações genéticas...

Mas, no campo da metodologia da pesquisa, me vem à mente a idéia da complexidade da realidade que se nos apresenta quase sempre complexa, ambígua, difusa, mixada em diversas variáveis. O pesquisador precisará descortinar, ter "olho clínico", crítico esse real em sua complexidade e aí saber intervir com uma opção metodológica e com estratégias de coleta dados.

Por mais simples que pareça ser uma sala de aula, em uma escola básica, a realidade é complexa. É um mix de macã com laranja, abacate e abacaxi... Haja olho clínico para adentrar, desvendar, intervir...

Pergunto: estou no caminho?

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Oi Paula... olá colegas...

Quando vi essa figura pela primeira vez fiquei pensando  sobre como seria se ninguem tivesse cortado a fruta (pesquisado), como e quando será que descobriríamos  o que realmente ela  tem por dentro... ???

Será que o modo como foi cortada interferiu em como a vemos agora?

Bjs

Silvia Viel

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Olá Ana Paula

Ao visualizar a figura me surpreendi no primeiro momento: maçã ou laranja, a casca é de maçã e os alvéolos da laranja! Lembrei-me do que li no resumo do livro “A arte de pesquisar” a metodologia não são só regras e sim um olhar cientifico com curiosidade, indagação e criatividade. Cabe agora descobrir, indagar, comparar, analisar detalhadamente...

Abrçs a todos

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Socorro Cabral -

Em sintonia com Ana Paula... não sei se é uma maça ou uma laranja. Na verdade pode ser uma nova fruta construida a partir do meu (nosso) olhar sobre o objeto. É preciso nessa discussão uma atitude hermenêutica, tendo em vista a compreensão do fenômeno, sua interpretação e, posteriormente, uma nova compreensão dos seus significados.

Será que delirei??

Socorro

Em resposta à Socorro Cabral

Re: Boas Vindas

por Jose Rosa -
Seguindo o belo ‘delírio coletivo’,


É pegar o melhor das duas frutas, ou de quantas outras aparecerem no descascar cotidiano delas próprias, usando o liquidificador-mix presencial ou à distância.

E descascá-las e desfrutá-las em conjunto, misturando o que for aparecendo, fazendo uma vitamina, ou suco misto, ou mesmo uma imensa e gostosa salada de frutas que é a educação no sentido mais amplo do termo.



Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -
Colegas,

penso que todos os "links" apresentados por vocês com relação à metodologia de pesquisa e à figura apresentada são bastante pertinentes.

Fábio escreveu dentre outras coisas, da questão da amostra ser uma representação do todo; Marco nos lembrou também da importância do olhar do pesquisador, que deve estar atento à possíveis dificuldades e que deve-se levar as características do cenário da pesquisa em consideração para realizar a coleta de dados; Silvia aponta questionamentos interessantes que nos levam à refletir sobre a importância do olhar do pesquisador e que os procedimentos metodológicos que ele adota refletem nos dados coletados por ele; Yára fez uma ponte bastante interessante com o resumo do livro da Goldenberg; Socorro falou sobre a atitude hermenêutica para a compreensão dos significados.

Diante dessas ricas contribuições e indagações apresentadas pelos colegas, indago sobre os paradigmas de pesquisa... Como podemos relacionar a figura apresentada e tão bem relacionada pelos colegas com a metodologia de pesquisa de modo geral, especificamente com os paradigmas de pesquisa?
Boas discussões a todos,

Um abraço,

Paula
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Embora a pergunta da Ana Paula seja fundamental apra ligarmos a figura à discussão sobre paradigmas... eu quero responde-la incialmente, mas continuar com o delírio coletivo (adorei a expressão José!).

Então vou falar um pouco sobre o que Paula nos pede, mas também sobre o delírio! Eu gosto muito de tentarmos não usar nomes.. tipo pós-moderno... ou estudo de caso.. Então algo que a Naranja me evoca é que é mais importante descrever o que se vê.. do que se nomear algo laranja ou maçã..

então já temos várias tentações com essa maçã e várias interpretações... acho que essa Naranja e os comentários já feitos e os próximos já dariam o que o Ricardo Scucuglia e eu (e vários outros ) chamaríamos de uma performance digital. Ia ser ótimo, cheio de links multimodais...

grande abraço.. mas sem esquecermos da pergunta da Paula...

marcelo

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Socorro Cabral -

Olá comunidadesorriso,

Continuando nosso delírio coletivo... e tentando responder "temporariamente" as questões colocadas por Ana Paula, penso que o nosso grande desafio é o exercício constante de superarmos as generalizações, as hipóteses fechadas, o método universalista e principalmente o privilégio de uma epistemologia frente a outras formas de saber Macedo (2004). Nesse contexto, o diálogo constante com os sujeitos envolvidos, nos possibilitará o rompimento constante com a concepção normativa que separa sujeito- objeto/ teoria - prática/ todo- parte e nos desafiará a refletir conjuntamente na busca de novos conhecimentos.

Questão: Como superar esses desafios colocados por Macedo (2004), no contexto de pesquisas em educação online?

Beijos,

Socorro Cabral

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Helena Rodrigues de Sá -

Olá, Ana Paula e colegas,

Concordo com Tatiana em relação ao analogismo entre a maçã/laranja e as pesquisas qualitativas e quantitativas. A tendência atual é pelo hibridismo das pesquisas. Se antes havia o radicalismo nas posições dos pesquisadores quanto à escolha de suas metodologias, hoje, percebe-se que a discussão vai ao encontro de um conhecimento não dualista, reconhecendo que cada uma possui importantes contribuições para o pesquisador.

Santos (2003) ressalta que estamos diante de um paradigma emergente, de "um conhecimento que se funda na superação das distinções tão familiares e óbvias que até há pouco considerávamos insubstituíveis, tais como natureza/cultura, natural/artificial, vivo/inanimado, mente/matéria, observador/observado, subjetivo/objetivo, coletivo/individual, animal/pessoa." (p. 64)

Abraços,

Helena

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo, Cortez: 2003.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Ola pessoal, Oi Paula,

Assim como a Tatiana, sou Mestranda em Educação da UFJF e estou em fase de elaboração do projeto tb.

Ao ver a figura me veio a mente um movimento interessante que estou vivendo atualmente. O olhar... o nosso olhar sobre o objeto de pesquisa. Muitas vezes, temos uma visão superficial do objeto. Olhamos a casca... olhamos do lado de fora e vemos a “maçã”. Mas quando nos aprofundamos nos estudos e no conhecer de nosso campo de pesquisa saímos do superficial... precisamos “cortar a maçã” ( com a faca? Com a própria mão?) podemos usar diferentes instrumentos, para podemos chegar dentro... e nos supreendermos com a laranja... pelo menos no primeiro momento me parece laranja... ou será tangerina? Há uma necessidade de um maior envolvimento com o objeto... sentir seu sabor... por exemplo...

Espero que este módulo nos instigue e nos surpreenda com os diferentes sucos e maneiras de fazê-lo que podemos encontrar.

Bjs

ERICA

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Prezados Colegas

Sou Ricardo Scucuglia... integrante do GPIMEM desde 2000. Atualmente, desenvolvo meu doutorado em Educação na UWO (University of Western Ontario) no Canadá enfocando a idéia de performance matemática digital.

A proposta de pensarmos metodologia de pesquisa (qualitativa) a partir de metáforas me parece tao pertinente quanto interessante.

Minhas idéias estão em harmonia com vários pontos já abordados neste fórum sobre elementos que condicionam o fazer de um pesquisador (bias, realidades, fenômenos, interpretações, verdades, certezas, ...).

É importante entendermos que não existe uma realidade pura, absoluta, ou imutável. O mesmo com as verdades... Torna-se coerente pensarmos que existem realidades, verdades, versões de acontecimentos. Um dos papeis fundamentais do pesquisador  é justamente buscar entendimentos sobre estas realidades.

Por um lado, é nesse processo de buscarmos entendimentos que reconhecemos os biasses. E, ao invés de buscarmos nuances de imparcialidades na descrição de dados, acho mais pertinente assumirmos nossas parcialidades. Ou seja, explicitarmos pressupostos ou lentes teóricas que moldam nossas interpretações.

Por outro lado, não podemos cair em um relativismo absoluto do tipo “nada eh verdade”. O dialogo e o entendimento eh fundamental em relações humanas. É necessário que existam classes de equivalências de interpretações que convirjam a um mesmo significado.

Quando vemos a imagem postada, podemos entender ela se apresenta como uma fruta hibrida do tipo macaverde + laranja ou laranja + macaverde. Isso nos chama a atenção, pois existe certa surpresa... o contato com o que eh novo, embora a nectarina exista... Mas um entendimento sobre o que é a representação deste objeto pode ser acordado. Interessante seria se pudéssemos provar esta fruta para buscarmos um entendimento sobre seu gosto, ou se pudéssemos tocá-la para sentirmos a textura.

Em outra palavras, quando visualizamos a imagem da maca-laranja, é importante que esteja claro que não vemos a maca-laranja em si, mas uma representação desta. Assim como quando assistimos a um vídeo para analisarmos os dados de nossa pesquisa, estamos lidando com a representação de um fenômeno... É nesse sentido que evidenciamos a triangulação de dados: o contraste entre diversificadas fontes de dados na regulação de nossas subjetividades.

Postarei mais idéias em breve

Atenciosamente

Ricardo

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Caros colegas pesquisadores

As contribuições postadas nesse fórum até então tem sido bem pertinente e nos remete a novas reflexões sobre paradigmas da pesquisa.

Observando a figura,  muitas interpretações vêm em nossa mente, fazendo a relação com a metodologia da pesquisa, surge outras indagações. A conplexidade no exercício do ato de investigar “maçã ou laranja" e porque não dizer uma nova criação. Pesquisar é desmistificar o desconhecido e torná-lo conhecido, é desmistificar o complexo, é olhar além dos quatro dedos. (Patch Adams - O amor é contagioso)

O ser humano é um ser curioso e é através da curiosidade que nasce as indagações, a busca, busco o que não conheço, indago o que ainda não sei. Essas afirmações nos leva ao exercício da pesquisa. Esse módulo estava sendo esperado, estamos atentos, principalmente que está envolvido com pesquisa como alunos de mestrado e doutorado.

Estarei atenta as contribuições.

Abraços

Aparecida

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Olá a todos!

Desculpem a minha postagem atrasada!

Sou aluna do Mestrado em Educação da UNESA e a minha pesquisa é sobre  Ambientes Virtuais na educação online. Estou na fase de elaboração do projeto e compartilho com vocês o meu interesse nas metodologias mais adequadas para esse assunto. 

A figura híbrida Laranja-Maçã é muito instigante e resume o momento atual das pesquisas qualitativas das ciências sociais, ou seja, uma (re) mixagem das metodologias quantitativa-realista e qualitativa-idealista, ampliando os resultados e ao mesmo tempo controlando o bias do pesquisador.

Acredito que as metodologias qualitativas podem ser utilizadas em pesquisas online, devendo estas serem escolhidas de acordo com o problema a ser investigado. O que falta são procedimentos básicos que orientem os novos pesquisadores nesse tipo de pesquisa. Mesmo assim, estes procedimentos devem ser flexíveis e abertos, respeitando as práticas, de uma maneira geral, na Cibercultura.

Estou muito feliz de poder participar deste módulo, pois será muito importante para a elaboração do meu projeto de pesquisa!

Abs,

Tatiana Rossini

Em resposta à Usuário excluído

Parabéns

por Usuário excluído -

Aproveito este nosso "veículo" de interação e aprendizado para desejar a todas as mães muita saúde, paz, alegria, fé, coragem... e tudo aquilo que mais desejam ou precisam para continuar nesta bela missão de ser mãe: berço de todo a nossa EDUCAÇÃO!

Parabéns mamães!

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -
Olá Pessoal.
As mensagens desse fórum nos remetem a várias questões, as quais poderiam ser discutidas até o final do nosso módulo...

Socorro destaca a importância do diálogo com o sujeito e questiona como superar desafios no contexto são pesquisas em Educação online; Helena destaca o hibridismo das pesquisas; Erica mencionou o olhar do pesquisador e corrobora com Socorro sobre o envolvimento com o objeto investigado e Ricardo, dentre outras questões, nos escreveu sobre a não existência de uma realidade pura, absoluta...

Assim, no início dessa segunda semana, concluo que começamos muito bem esse módulo. Muitas questões foram apresentadas e serão retomadas ao longo desse mês. Sobre os paradigmas de pesquisa, penso que o melhor do que rotular é fazer e explicar como foi feito...

Para cada um a figura apresentada disse/representou algo... Não havia um texto, uma explicação oral ou escrita, que pudesse nos ajudar a concluir o que era aquela fruta...

Esse fórum ainda estará aberto, para aqueles que quiserem contribuir com mais questões. Entretanto, começamos hoje nossa segunda unidade do curso.
Em breve uma síntese desse fórum será postada.

Um abraço a todos,
Paula

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

ótimo Lucila .. não há atraso...

e mesmo já indo para outros foruns aproveito para reiterar aqui a idéia de pensarmos em um hipertexto.. público na net.. sobre aquela figura (Naranja) e metodologia de pesquisa.. pode ser o TCC desta unidade (risos..).

abraços,

marcelo c. borba

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -
Olá, pessoal. Sou Lucila Pesce, professora do PPG TIDD da PUC/SP.

Este módulo é de extremo interesse a todos que participam desta pesquisa-formação coordenada por Marco Silva; sejamos nós mestrandos, doutorandos ou professores de PPG.

Tenho especial interesse neste módulo, enquanto professora e pesquisadora do TIDD e enquanto professora que ministra aulas de Metodologia da Pesquisa.

Quando estudamos sobre os princípios e pressupostos da pesquisa quantitativa (ou positivista) e da pesquisa qualitativa, mormente as duas grandes vertentes (Dialética e Fenomenologia) das quais emanam as distintas pesquisas qualtitativas (pesquisa participante, pesquisa ação, pesquisa etnográfica, pesquisa bibliográfica, pesquisa histórica, estudo de caso...) sempre tenho a preocupação com o que se mantém e com o que muda, quando o corpus de análise centra-se no contexto digital, particularmente nos processos de aprendizagem em AVA.

Embora com atraso, é com alegria que inicio o diálogo com todos vocês, colegas e, em especial, com a equipe do PPGEM da UNESP de Rio Claro, mentora deste módulo.

Abraço,
Lucila
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Marco Silva -

Estou saboreando este fórum! Cada gomo dessa laranjamaçã surreal tem o seu caldo. Interessante registrar a mobilização da Ana Paula, tentando fazer o mapeamento daquilo que está sendo chamado de "delírio coletivo".

Alias, Marcelo gostou da expressão do José Rosa. Eu acho forte demais... Admiro o delírio como expressão crítica. Os surrealistas e muito antes deles Bosh e Bruegel foram mestres nisso. Gosto sempre de me perder no "jardim das delícias". Seu delírio conforta minha lucidez.

bosh

Gosto de me perder até mesmo numa pequena maçaborboleta ou laranjamaçã... Elas elevam a inquietação crítica do meu juízo

surrealismo

e me instigam a saborear o delírio crítico na arte e na vida. Entretanto, insisto: ainda não estamos delirando neste fórum. Vejo falas equilibradas e bem comportadas pontuando reflexões comedidas provocadas pela laranjamaçã capciosamente proposta pela equipe Unesp. Delírio não é isto. Delício é o seguinte:

  1. Psiq. Distúrbio de julgamento devido a alteração global da consciência da realidade e que, em face de um raciocínio correto, não se modifica, ou pouco se modifica.
  2. Transporte, êxtase, arrebatamento.
  3. Imoderada excitação do espírito; agitação, desvairamento.
  4. Entusiasmo extremo; exaltação.

O que vejo é uma provocação ao estilo dos surrealistas aqui muito bem resgatada pela laranjamaçã. E, o mais curioso, a provocação vem do pessoal da matemática... rsrsrs... nos convidando a desarrumar nossos paradigmas baseados na certeza e na separação como pretensões de um olhar ordenador do mundo.

Marcelo nos convida à idéia de que "é mais importante descrever o que se vê.. do que se nomear algo laranja ou maçã..."

Ricardo acredita que "É importante entendermos que não existe uma realidade pura, absoluta, ou imutável. O mesmo com as verdades... Torna-se coerente pensarmos que existem realidades, verdades, versões de acontecimentos. Um dos papeis fundamentais do pesquisador é justamente buscar entendimentos sobre estas realidades."

Cada um com sem ponto de vista crítico, mas nada delirante ou mesmo surrealista. Surrealismo é o movimento artístico caracterizado pelo desprezo das construções refletidas ou dos encadeamentos lógicos e pela ativação sistemática do inconsciente e do irracional e do sonho. Nada disto vejo aqui neste módulo.

O que vejo é uma vontade bem-vinda de formação do olho e do coração do pesquisador que irá pesquisar no cenário dos relógios moles.

relógios moles

Esse pesquisador não tem mais ilusões, ingenuidades. Ele sabe que a realidade não tem a pureza da maçã ou da laranja orgânicas. Ela é mole... ela escorrega entre os dedos em riste da lógica sisuda.

Ainda assim, o pesquisador precisa de metodologia e a Mirian Goldenberg indicada pela equipe Unesp não deixa ninguém delirar. Para ela o pesquisador deve ter ética, curiosidade, interesse real, empatia, paciência, paixão, equilíbrio, humildade, flexibilidade, iniciativa, disciplina, clareza, objetividade, criatividade, concentração, delicadeza, respeito ao entrevistado, facilidade para conversar com outras pessoas, tranqüilidade e organização, como também: bom domínio da teoria, escrever bem, relacionar dados empíricos com a teoria, domínio das técnicas de pesquisa, experiência com pesquisa, etc. Para ela, todas essas qualificações e qualidades são indispensáveis, praticamente. E as principais etapas da pesquisa científica são:

  • Formulação de um tema de estudo;
  • Construir o projeto de pesquisa;
  • Concepção de um tema de estudo;
  • Delimitação do objeto;
  • Coleta de dados;
  • Apresentação do relatório com os resultados;
  • Aplicação dos resultados.

Essa metodologia não permite delírio ou desprezo das construções refletidas ou dos encadeamentos lógicos e favor da ativação sistemática do inconsciente, do irracional e do sonho. Ela exige jogo de cintura diante dos relógios moles, diante da laranjamaçã e da maçãborboleta. E mais do que tudo isso, ela não tem força alguma sem a ironia e a crítica do jardim das delícias.

abrs,  

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Muito bem pessoal!!!

Como a Paula propôs estamos partindo para a próxima unidade de nosso módulo, mas ainda aguardando as contribuições dos colegas que estão chegando....

De modo geral, assim como nós, temos vários colegas na expectativa de grandes discussões e trocas, visto que todos, de alguma forma, estão trabalhando com o tema metodologia de pesquisa, preocupados ou ansiosos para debate-lo ...

Nossas discussões apontam inicialmente para a possibilidade da realidade não ser o que aparenta (Fabio) o que vai de encontro a necessidade de um olhar cuidado... o olhar de pesquisador que nosso amiga Yára salienta, apesar de conhecermos a complexidade no exercício do ato de investigar (Aparecida Viana).

Nosso foco também se volta sobre o objeto de pesquisa, no contato com o que é novo e a representação dos fenômenos (Ricardo).

Socorro acrescenta a discussão à necessidade de superação das generalizações, das hipóteses fechadas.

Nosso amigo José Rosa, dando continuidade ao que ele chama de delírio coletivo traz a metáfora da vitamina, da salada de frutas da educação, que também nos faz pensar na ciencia como um todo.

Marco Silva, Tatiana e Helena, buscam o link da figura com o hibridismo (transgênico, mixagem) das pesquisas.

Nossa figura aguçou muitos paladares curiosos e muitas mentes inquietas,... continuemos nossas interações...

Beijos a todos

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Olá pessoal!!!

De fato quando observamos um objeto temos que estar abertos e ponderar as nossas pré-concepções a respeito do mesmo. A aparência não pode impedir o olhar atento e profundo, um olhar além, ousado para descobrir o que se oculta no  que emerge.

Forte Abraço,

MCecília

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Olá, vejo que a cada nova pesquisa uma nova teia se estabelece e envolve conceitos, olhares e direções que se entrecruzam na busca do novo e de certa maneira todos estes fios de idéias estão conectados e interagem nesta complexidade da investigação. A cada fio de pensamento novas teias são tecidas e nisso a presença de uma metodologia que conduza o processo é fundamental, para se ter um foco nesta meta analise, um olhar que além de ver enxergue as minucias e no lugar de simplesmente ouvir, escute numa sintonia fina mais apurada, ai esta na minha concepção um dos grandes atributos do verdadeiro espírito de pesquisador.

Abços,

Elizete - PUCPR

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -
Olá equipe! Atrasada na entrada desse Fórum de apresentação, cerca de um mês,  mas sempre atenta ás deliciosas provocações do Marco e todos os companheiros de caminhada. Sou Olivia,  da Equipe Uneb e começo com um questionamento que tem sido discussão aqui no Mestrado, aliás o Thiollent veio até nós discutir o tema:  da diferenciação do estudo de caso e da pesquisa etnográfica...
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Olá Olivia,

bom tê-la por aqui mais uma vez!

Sobre estas questões de diferenciação do estudo de caso e da pesquisa etnografica, para apimentar (parece coisa de baiano...kkk) este debate, disponibilizo um mapa conceitual sobre etnografia virtual baseado em algumas leituras, principalmente em Hine (2000), no intúito de que possamos discutir sobre as vantagens e desvantagens de cada uma destas metodologias.

Também disponível em: http://fernandoscpimentel.blogspot.com/2009/05/etnografia-virtual-um-mapa-conceitual.html (para uma melhor visualização)

Anexo Etnografia_Virtual.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -

Ola Pessoal

1) Em anexo estou enviando um texto sobre paradigmas de pesquisa que escrevi em minha disseratçao de mestrado... Basicamente, foram contrastadas perspectivas apresentadas por Lincoln & Guba e também por Alves-Mazzotti.

2) Estou refletindo sobre a idéia de etnografia virtual... a priori, me parece um olhar bastante interessante... Tentarei relacionar tal perspectiva com a idéia de performance etnográfica proposta por Denzin (2003, 2006), a qual venho me interessando ultimamente...

Denzin, N.K. (2003). Performance ethnography: Critical pedagogy and the politics of culture. Thousand Oaks, California: Sage Publications.

Denzin, N. K. (2006b). Pedagogy, performance, and autoethnography. Text and Performance Quarterly 26(4), 333-338.

Abraços!

Ricardo

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -
E o que Michel Thiollent apontou sobre essa diferença, Olívia?
[ ]
Lucila

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas

por Usuário excluído -
Lucila: que você pode ter um estudo de caso sem necessariamente ser uma pesquisa do tipo etnográfico. Para essa última o pesquisador precisa estar "submerso" adentrar na investigação, pois a intenção do pesquisador é dar visibilidade  à sentimentos, expectativas dos sujeitos pesquisados