Paradi
gma de Pesquisa

Prezados Colegas!

Bem vindos ao nosso primeiro tema de estudo deste módulo, que tem como objetivo discutir, de maneira inicial, as experiências e concepções acerca de pesquisa.

Assim, inicialmente convidamos vocês à assistir ao vídeo "Metodologia de Pesquisa".



Agora que assistimos ao vídeo, vamos nos apresentar e relatar o que entendemos por pesquisa, quais nossas experiências, além de conjecturar, de maneira inicial, como os paradigmas de pesquisa acontecem no ciberespaço.

Para isso, será aberto um fórum intitulado "Metodologia? Paradigma? Procedimentos?", no qual vamos pedir também que vocês se apresentem. Aliás, em que medida é importante conhecermos a trajetória do pesquisador neste tipo de pesquisa?

Na sequência, sugerimos a leitura do livro "A Arte de Pesquisar" de Miriam Goldenberg (Editora Record), para que possamos debater sobre os paradigmas de pesquisa no fórum. Esse livro não está disponível online, mas é bastante conhecido e utilizado em diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Caso vocês não encontrem esse livro, sugerimos que apresentem um outro sobre o mesmo assunto e disponibilizem citações que considerem interessantes na wiki "Trechos sobre Metodologia" para que possamos refletir e debater sobre as mesmas no fórum mencionado anteriormente.

Contamos com a participação de vocês!


Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00