Fórum: Aprendizagem Significativa

Nossa identidade

Re: Nossa identidade

por Marco Silva -
Número de respostas: 0

Gostei da proposta da Auxiliadora de articularmos no EPPEN alguma manifestação em favor da Educação Online e do uso das TIC digitais em educação.

A inquietação do Fernando traz a tona o grande incômodo que todos nós conhecemos bem: nossa área de pesquisa ainda não é devidamente reconhecida no meio acadêmico educacional.

Com base em observações pessoais que tenho feito, fica claro que o não reconhecimento das tic digitais e da educação online nos grandes congressos brasileiros de educação, se deve à própria exclusão digital de boa parte dos "medalhões" que definem as estruturas temáticas desses eventos acadêmicos. Só mesmo a exclusão digital pode des-sensibilizar um educador ou um pesquisador da educação para e importância do computador e da internet para a docência e aprendizagem em nosso tempo.

Na última Anped Sudeste, realizada em Vitória, ES, havia somente uma mesa sobre EAD e seus componentes mais eloquentes foram convidados não por serem favoráveis ou pesquisadores ou desenvolvedores, mas pelo que têm de reação à modalidade não presencial. Uma reaçaõ muito provavelmente descolada da pesquisa e da experiência concreta com a educação online ou mesmo com a EAD.

O GT "Educaçao e Comunicação" da Anped nacional, tradicionalmente vinculado aos estudos de mídia analógica e educação, marcado, por exemplo, com trabalhos sobre televisão e infância, vem se abrindo cada vez mais para as tic digitais e para a educação online. Em 2008 tive um trabalho aprovado neste GT sobre o tema "avaliação da aprendizagem em educação online". A ultima manhã do GT foi praticamente voltada para educação online. Temos este ano nova direção comandando este GT e espero que mantenha o interesse ou respeito pelas mídias digitais na educação.

No último EPPEN (2007), realizado em Mació sob os cuidados da UFAL, tivemos alguns eventos voltados especificamente para nossa área de pesqusa. Tivemos paineis, mesas, minicursos com grande participação. Eu estava lá, a convite, e pude realizar nimicurso e mesa com a presença de interlocutores inquietos e eloquentes. Havia diversos pesquisadores o tema em dissertações e teses.

No ENDIPE (PUC de Porto Alegre em 2008) tivemos paineis e mesas sobre nossa temática com forte presença de pesquisadores interessados. Eu estava lá e pude conferir isto.

Lamento, no entanto, que o EPPEN, a ser realizado em João Pessoa em 2009, seja um retrocesso nesse aspecto. Por isso mesmo valorizo a inquietação do Fernando e a sugestão da Auxiliadora: podemos criar uma mesa redonda paralela, divulgada previamente online, com pesquisadores do tema. Gente que faz e pesquisa. Não os "cricríticos" que nunca atuaram (como docentes ou discentes) em um curso online ou gente que nunca utilizou computador e internet em sala de aula. Será preciso reunir pesquisadores com experiência na modalidade que publicam sobre o tema. Vale destacar que é importante que haja vozes contrárias, críticas. Mas que venha da pesquisa, da experência. E não da postura "não vi e não gostei". Também tenho muitas críticas. Compatilho aqui uma delas: Entrevista na Revista Paidéia. São frutos de pesquisas, de participações e não de antipatias gratuitas.

Colegas, Fernando e Auxiliadora, pessoalmente estou motivado para tal, embora reconhecendo que não sou das regiões Norte e Nordeste que se encontram no EPPEN. Por isso não posso propor essa mobilização. Ainda assim, apoio quaisquer iniciativas neste sentido e deixo claro que adoraria estar presente e participar dos debates paralelos ou oficiais.

Forte abraço,