Bem-Vindos: fórum de apresentação

Mapas

Mapas

por Usuário excluído -
Número de respostas: 2

Olá participantes do módulo,

Em minha dissertação estou trabalhando com maps com crianças e adolescentes com insuficiência renal crônica e com professores no hospital.

Seguem dois mapas realizados para vocês observarem a riqueza dos conteúdos.

Anexo mapa-1.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Mapas

por Usuário excluído -

Olá Luiza, observando os mapas que você disponibilizou deparei-me com uma das polêmicas que permeiam os estudos e palestras sobre os mapas conceituais. É a questão do uso dos conectores quando usamos o CmapTools. Alguns defendem o uso dos VERBOS na conexão dos conceitos, outros não restringem o que deve ser usado como conector. No próprio livro de Okada (2009) contém artigos com mapas conceituais que os conectores são substantivos...
E para fundamentar um pouco a nossa discussão gostaria de trazer um trecho de Ítalo Modesto Dutra e Stéfano Pupe Johann (UFRGS):

Para Novak, conceitos são regularidades percebidas em eventos ou objetos de tal forma que eles e as proposições sejam os blocos de construção do conhecimento em qualquer domínio. Essa perspectiva implica acreditar que os mecanismos perceptivos assumam papel fundamental no processo de aquisição de conceitos pelo sujeito. Para Piaget, contudo, os conceitos são construídos a partir de tomadas de consciência sucessivas que permitem ao sujeito “interiorizar” ações, ou seja, produzir transformações (desde a simples reconstituição de fatos até as transformações reversíveis, ou seja, operações) nos objetos no pensamento. Ao estabelecer julgamentos, o sujeito age sobre os conceitos estabelecendo relações entre eles ou aplicando-os a objetos determinados. Ora, no que diz respeito à linguagem, estabelecer um julgamento requer uma predicação. Conseqüentemente, o estabelecimento de relações entre conceitos não pode prescindir dos verbos.

E então, usar ou não usar, limitar ou não limitar?

Link para o texto de Dutra e Johann:

 http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/acai/ambiente/atividades/ativ_33/10:08:54_03-08-2006_117_mapasconstrutivismo.pdf

Eu, particularmente, tenho orientado que o mapa deve ser tão claro que não necessita do autor ao lado para "explicações", e neste sentido, o uso de verbos ou de frases de ligação (com verbo) atendem a esta orientação...

Em resposta à Usuário excluído

Re: Mapas

por Usuário excluído -

Olá Fernando,

Na revisão de literatura sobre mapas Novak refere :verbos, palavras  ou  frases de ligaçãode . Em minha opinião esta é a melhor forma para não limitarmos a construção dos mapas, como não existe mapa conceitual certo ou errado, se partimos da colocação de Novak com a evolução nas revisões dos mapas podemos refinar com o uso dos verbos.