Olá,
Após assistir o vídeo, publiquem aqui uma foto de sua infância seguida de uma frase significativa.
Aguardo ansiosa a contribuição de todos.
Sei que este fórum (e este módulo) só tem início na segunda-feira, mas não poderia deixar de registrar minha ansiedade (positiva) para que este módulo se inicie, até pela oportunidade de estar lendo muita coisa sobre cartografia cognitiva e por estar colocando em prática a pouco mais de 2 anos...
Já dei uma "vasculhada" no material, que percebi estar bem elaborado. Interessante a equipe ser só de mulheres, talvez isso explique o visual bem diferenciado...(risos).
Bem, enquanto isso, estou esperando o vídeo que vocês irão disponibilizar para que eu possa então verificar a foto que vou publicar aqui no fórum, com a frase, evidentemente.
Um abraço alagoano para vocês. Saudades do Paraná...
Até segunda.
Ola Fernando,
Que bom que vc já é iniciado em cartografia cognitiva.....
Quanto ao comentário do visual, bem.....ele é tipicamente masculino.....(risos).
Quanto a foto, espero uma linda de sua infância...... e não é porque estou com meu instinto maternal a flor da pele - algo tipicamente feminino - ( agora são gargalhadas.....)
Aguardamos vc no friozinho curitibano.
Bj
Até amanhã
Olá Patrícia e equipe,
gostei bastante do vídeo. Mas não vou negar que fiquei algumas horas buscando uma foto (que não achei) para disponibilizar aqui.
Também gostei do "iniciado", e por tanto decidi fazer um pequeno mapa com algumas informações... só para descontrair. Mas como não sou de desistir, vou tentar encontrar a foto que tanto quero publicar, até mesmo para ser uma boa surpresa para uma outra pessoa.
Gente, estou adorando essa mininada fofa. Realmente umas gracinhas! A equipe PUC.Pr teve uma idéia deliciosa. Em destaque:
- O sorriso maroto do Fernando
- O vestido bem armado da Elizete
- O charme da Patrícia ao telefone branco... quando todos eram pretos
- As bochechas da Raquel continuam as mesmas
- Os olhinhos espertos da Débora
- As meias e a mini saia da Auxiliadora: perfeita harmonia
- Os cachinhos bem cuidados da Carmen
- Rosângela... dá um jeito aí... vá ao fundo do baú. Deixa de preguiça!
Bom, agora só não vale destacar a gravatinha... rsrsrs
Bons tempos de elegância que não voltarão jamais... Depois das fases riponga, punk, grunge e agora essa crise econômica mundial, ando meio esculhanbado. Mas ainda não sou de se jogar fora... tenham certeza disto.
Minha frase predileta é:
“Nada se edifica sobre a pedra, tudo sobre a areia, mas nosso dever é edificar como se fora pedra a areia...” Jorge Luis Borges
bjs, bjs
Olá, Marco!!!
A sua foto está sensacional! Muita elegância mesmo!!!
Adorei o que você escreveu sobre meus olhinhos... hehehe
Abraços!
Olá, Marco!
Já faz um bom tempo que não tenho mais esses cachinhos, dos quais Mamãe cuidava com muito carinho, mas as pessoas que me conheceram quando criança (Água Branca, sertão de Alagoas), ainda lembram deles quando me encontram.
Bjs.
Carmen
Ok Marco!
Fui ao fundo do baú e achei uma foto que estava em Vitória,na casa dos filhos, as outras estão na casa da mami em SP...
...mas era fofa, não acham?
grande abraço,
Rosangela
Olá Rosangela,
Que foto linda!!!!! Muito fofa mesmo! Adorei!
Beijos
Rosângela, adorei o olhar forte e decidido. Conheço vc pessoalmente hoje e vejo que vc permanece bem assim após alguns anos de estrada.
bjs,
Olá Marco, Que expressão! Bem elegante e aristocrata. Linda a foto!
Huummm! Mapas conceituais e mentais ministrados por cinco mulheres do PPGE da PUC do Paraná... Será interessante! O tema é relevantíssimo e esse engajamento específico da coordenadora Patrícia Torres e equipe é reconhecido pelos seus valiosos artigos publicados e pesquisas realizadas.
Vamos aproveitar essa oportunidade ímpar de aprender a lidar com os mapas, com seus softwares e assim potencializar o compartilhamento, a colaboração e a construção de conhecimento em educação online.
Então gente querida, mãos a obra! Convido todas as doze equipes à retomada dos trabalhos nessa pesquisa interinstitucional que se aproxima do seu final.
Temos pela frente os seguintes módulos e equipes:
8 = FEVEREIRO Cartografia cognitiva e investigativa Equipe PPGE_PUC.Pr |
9 = MARÇO Computador/internet e suas Implicações para a Aprendizagem Equipe PPGE_UFJF |
10 = ABRIL Desenho Didático Equipe PPG_TIDD_PUC.SP |
11 = MAIO Docência e Avaliação da Aprendizagem em Educação Online |
12 = JUNHO Metodologia da Pesquisa Qualitativa Online |
13 = JULHO Experiências de Educação online: análise de casos da prática docente Equipe PPGEMTE_UFPE |
Relembro nossos compromissos nessa pesquisa:
- Cada PPG prepara o desenho didático do seu módulo
- Cada PPG leciona seu desenho didático para os colegas dos outros PPGs
- Todos podemos dar “pitacos” sobre o desenho didático e sobre o performance de cada PPG
- Todos estamos convidados a avaliar a atuação de cada PPG
- Um dos produtos dessa pesquisa é a um curso de especialização que cada PPG poderá customizar e oferecer como quiser
- Outro produto dessa pesquisa é um livro coletivo sobre formação de professores para docência online. Cada PPG é convidado a contribuir com um texto sobre o tema do seu módulo. Esse texto poderá refletir sobre o conteúdo do seu módulo e sobre sua contribuição para a formação de professores para docência online. Para isso poderá contar inclusive com as contribuições oferecidas por todos durante a docência de cada módulo.
Convido os coordenadores à revisão de suas equipes. Se há integrantes que desejam desistir, se há novos orientandos que desejam integrar , por favor, enviem a relação dos nomes e emailos para o email marcoparangole@uol.com.br o mais rápido possível.
Relembro finalmente a relevância da nossa pesquisa. Quando a legislação específica e o espírito do tempo favorecem, é crescente o número de instituições de ensino superior que vem oferecer educação na modalidade online. Entretanto, carecem insistentemente de formação de professores para a nova modalidade. Nossa pesquisa vem contribuir exatamente aí.
Um forte abraço e bom trabalho para todos nós!!!
Ola amigo,
Mãos a obra , não! Mãos aos mapas....
Estou aguardando sua foto.
Bjs
Paty
Segue abaixo minha foto de menina, tem pouco tempo..mais ainda me sinto esta menina, nos sonhos, nas buscas e no acreditar que tudo a cada momento pode ser melhor, depende de cada um, porém, o fundamental que tenha SIGNIFICADO, só assim vale a pena VIVER!!!
Abraços Virtuais!!!
Vamos tornar esse módulo o mais interativo e significativo possível!
Conto com a participação de vocês.
Patrícia
Minha frase - "Quem não se comunica se estrubica " (Chacrinha)
Minha foto
Bem-vindos, faço parte dessa equipe linda de mulheres!!
Qualquer dúvida não hesitem em perguntar.
Minha frase - A vida muda quando nossos pensamentos mudam!
Minha foto
Olá!
Eu sou a Débora, integrante da equipe PUCPR! Espero que possamos construir um módulo recheado de muitos sonhos e grandes realizações!
"Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los, a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer. Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo novo, de novo e de novo, e quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa".
(Mário Quintana)
Um grande abraço e os meus mais sinceros desejos de bons estudos e muito sucesso a todos!
Olá Débora, achei bem criativa sua apresentação. Realmente esta idéia de retomarmos nossos estudos com uma re-apresentação.
Mas, algo lá no fundo me diz que esta solicitação da nossa foto de criança tem outros objetivos...veremos.
Com certeza teremos boas surpresas vindas de vocês. Esperamos que este módulo nos ajude a pensar na aprendizagem significativa e nos mapas conceituais aplicados a educação online, pois muita coisa já encontramos sobre a aplicação e utilização dos mapas no presencial.
Um abraço.
Olá Fernando, obrigada pelo elogio! :-I
Espero e desejo que este módulo seja rico em contribuições, discussões e em troca de experiências... aguçando nossas reflexões e nos instigando a novas descobertas para aplicação dos mapas conceituais em espaços virtuais!
Acredito que independente da forma como são construídos, em contextos presenciais ou não, com tecnologias avançadas ou não, o que realmente importa é como eles são trabalhados, qual é a estratégia pedagógica selecionada pelo professor, no esforço de sempre buscar novas alternativas para a construção de uma aprendizagem que seja significativa para o aluno.
Ao serem aplicados na educação on-line, podem contribuir para motivar o aprendiz, para despertar o interesse, estimular a aprendizagem colaborativa... por exemplo no mapeamento e conexão de conteúdos; na organização de hipertextos, ao invés de apenas criar-se repositórios (não gosto desta palavra... kkk) de materiais de apoio para leitura; na possibilidade de inserir os mapas criados em blogs, sites e wikis! Com a relação gráfica entre palavras, links, informações, há uma ampliação constante da rede de conhecimento!
Um grande abraço!
Olá Débora, com certeza o tema é super importante para que possamos discutir, e sei que teremos espaço (outro fórum, wiki, e tudo o mais que vocês nos prepararam...) mas gostaria somente de fazer uma pergunta, inicialmente para você, e depois para os demais participantes.
Diante das primeiras observações que Débora nos coloca sobre as possibilidades do uso doa mapas conceituais e sobre o seu pensamento contrário, ao que me parece, aos "repositórios" de mapas, qual a opinião de cada um sobre os álbuns de mapas conceituais?
Bom dia, Fernando!
Ótima pergunta e observação! Quando eu disse “ao invés de apenas criarem-se repositórios (não gosto desta palavra... kkk) de materiais de apoio para leitura”, é porque esta palavra (repositório) me traz a imagem de uma educação bancária, onde apenas são “depositados conteúdos na cabeça dos alunos”...
Por se tratarem de uma forma de representação/organização do conhecimento, mostrando as relações entre os conceitos, sua publicação em álbuns permite que se construam novas possibilidades didáticas, pois o mapa conceitual torna-se um guia sobre determinado tema e não um “armazém”. Podemos ir além dos álbuns e pensar nas possibilidades de colaboração, em ambientes que permitem que os mapas possam ser complementados com adição de conteúdos, receber comentários, etc.
Estou adorando a participação de vocês! Que tenhamos ao longo deste módulo, trocas de experiências interessantes e construtivas... Abraços!
Olá! É bom retomar o curso com esse módulo, no qual desejo ter e compartilhar aprendizagens significativas. Tenho poucas fotos da minha infância, pois a maioria se estragou por conta de umidade. Esta foi uma das que conseguimos restaurar. Uma das minhas frases preferidas é de Saint-Exupéry: "... só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos".
Bjs.
Carmen
Ola Carmen,
Que bom que vc esta bem motivada. Esperamos que o nosso módulo corresponda as suas expectativas.
Bjs
Patricia
Olá, está muito interessante e significativo ver as fotos de infância de cada um de vocês, quem ainda não postou estamos curiosas e esperando.
Mais uma frase, esta eu gosto muito...
"Dai-me senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço" (Gabriela Mistral).
Abços Virtuais,
Elizete (PUCPR)
Oi pessoal,
adoooorei essa história de mexer com o sentimento, a infância: o mais gostoso momento de nossa existência aqui na terra (pelo menos para a maioria :((). Isso aproxima, aconchega, torna o distante íntimo, o frio da máquina um cantinho caloroso.
owmmm!!!
Segue o verso:
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
— Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!
(Casimiro de Abreu)
(Poesia publicada originalmente no livro intitulado “As Primaveras”, publicado em 1859.)
Obs1: na verdade era um pé de Jambo!!! rsrsrs
Obs2: acredito que podemos continuar a ser crianças mesmo que a infância já seja passado!
bjs
retomada muito simpática!
Como não tenho nenhuma foto de infância digitalizada segue uma lembrança de mim mesma...e a frase:
"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de historias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio pra desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar pra lugares que nao conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveriamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."
Amyr Klink
abraço,
Rosangela
Ola Rosangela,
Se vc tem uma foto e não tem como skannear basta fotografar sua foto com qquer máquina digital. Queremos muito ter sua foto.
Bj
Patricia
Oi querid@s!
Bom conhecer vocês no passado. Quase todos não mudaram nada. Aqui no RJ só tenho uma foto da infância, quase pré-adolescente.Por sinal adoro esta foto que fica num porta-retrato no meu quarto. Estou com minha irmã Flávia (7ANOS na época) que em março defenderá sua dissertação sobre a "formação do professor na creche". Flávia tem uma filha linda de 6 anos que eu amo muito. Bruno hoje tem 25 anos é advogado e estuda para magistratura.Um gato! Gente boa... Eu, com 10 anos carregando o Bruno (MESES?) no colo. Hoje continuo feliz como na foto.Tenho uma filha linda, maravilhosa.
Busco a cada dia um lugar ao sol. Tenho encontrado vários lugARES, até porque tenho, ao meu redor, pessoas muito bacanas como vocês.
Equipe PUC-PR bom trabalho. Sei que aprenderei muito com vocês. Minha frase é :
"Somos condenados a aprender. Tem castigo melhor que esse?"
beijos
méa
Ola Méa,
Vc não mudou nada!!! Lembra a Nina!
Bj
Paty
Oi, Méa, muito fofa sua foto, estou em Salvador fazendo uma capacitação para professores da FAMEC de Camaçari e veja que comentei sobre esta proposta do moodle e disse que o coordenador era o Marco Silva e a Arlinda me disse que te conhece, vc foi docente da IES, veja só que mundo de conexões.
Abços Virtuais, tenho foto sua do Educere, qdo vieres ou se eu for para o Rio no carnaval te levo, uma hora te entrego...hehe...
Oi pessoal!
Oi Paty! Também acho que não mudei nada. Agora com certeza era bem mais magrinha!!!!he,he,he
Elizete, o mundo não é pequeno. Nós é que somos poucos. Ainda mas na nossa área.
Arlinda foi minha prof. na graduação. Depois nos reencontramos como colegas de trabalho. Estes encontros são curiosos. Trabalhei 3 anos na FAMEC. Fui prof. de Currículo e de Informática.
Quero sim as nossas fotos. Nosso encontro foi maravilhoso! Adorei te conhecer pessoalmente.Nos procure no RJ assim que chegar. Vamos nos encontrar em nossa casa.
Irei a Curitiba em março a trabalho. Podemos nos encontrar ai também. Pente aproveitar Salvador um pouco.
Agora estou em Salvador. pena que não a passeio e nem a trabalho. Meu pai ficou doente. Agora ele já tá melhor, graças a Deus. Estou no fone (71) 3213-0080. Se tiver com tempo me ligue. Quem sabe não nos encontramos para comermos uma labreta.
[]s
méa
Oi, Méa, já estou em Curitiba, mas desejo melhoras a seu pai e realmente o mundo é composto por muitas gotas especiais e uma delas é você, é este curso, pessoas maravilhosas que estão habitando virtualmente o mesmo espaço. Ora estamos no virtual, ora no real e Pierre Lévy nos diz, existe coisa mais virtual do que o pensamento! Vamos então tecer estes fios do hoje com as conexões que resultam no daqui há pouco,
Até e muita Luz...
Olá, PessoALL! Olá, PPGE PUC PR!
Achei bastante interessante e criativa essa retomada do projeto, tanto pelo vídeo como pela proposta das fotos. Parabéns a todos! Precisei me afastar um pouco nos últimos módulos por questões profissionais e acadêmicas (e agora encontro-me às vésperas da defesa... que frio na barriga!) e tenho em meu retorno essa grata surpresa. Maravilha!
Adorei ver as fotos e ler as frases de todos vocês, e devo confessar que achei um "must" ter a oportunidade de encontrar meu orientador de gravata borboleta na flor da idade... rs
Abaixo minhas fotos "de outros carnavais" (literalmente, afinal, sou uma carioca da gema).
Tenho duas frases que resumem muito bem meu caminhar até aqui:
"No pain, no gain."
"O que se leva dessa vida, é a vida que se leva."
Beijos carnavalescos,
Tati
OLá Patricia e todos...
EStou super animada em participar deste módulo. Assim como meus colegas apontam, conhecendo o trabalho de vocês atravez das publicações este modulo promete. Patricia, infelizmente não disponho de foto de minha infancia no momento, pois estou na UNED Madrid fazendo novo estagio pos doutoral. Ma fica aqui registrado que nasci na España, Cordoba, fiz todos meus estudos no Brasil, pois meus o pais imigraram para esta terra linda e exuberante. Fui sempre muito sapeca e viva, e gostava de brincar com bicicletas e patins, antes que bordar ou brincar com bonecas....
Tive uma infancia saudável e feliz.
Recordo semrpre com muito carinho minha infancia e o papel que meus pais exerceram .
Beijão a todos.
Dolores
Ola Dolores,
Que pena que vc não vai postar sua foto....quem sabe mais tarde...
Bj
Paty
Olá Patricia e colegas!
Estamos de volta à instigante, desafiadora e construtiva pesquisa inter-institucional, após uma "vaga" para arejamento mental. E atendendo seu pedido, Patricia, vão duas fotos quando, em minha infante inocência, vivia os dias sem reflexões profundas próprias da vida adulta. Gostava mesmo -como toda criança- era da hora do lanche e de meu aniversário (risos), sem contar com as brincadeiras. Parabéns pela idéia diferente de convidar-nos para apresentação. Das frases, são inúmeras, mas cito Fernando Pessoa quando afirmou poeticamente: "Põe a ti mesmo naquilo que fizeres".
Obs.: olha a pose do garoto...gaiato (risos)!
Um abraço soteropolitano!
Fábio Kalil (Equipe UFBA)
Nossa, que sensacional as fotos e as mensagens, vamos lá, quem ainda não postou...
Abços Virtuais,
Elizete (PUCPR)
Excelente esta idéia da reapresentação, além de muito criativa e oportuna neste início de ano e retomada dos módulos do nosso curso. Gostei do vídeo que tem um bom efeito motivador (sambinha bacana: BOM DIA, BOM DIA, ALEGRIA, ALEGRIA !).
E por falar em alegria segue minha primeira frase, retirada do “Samba da Benção”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, imortalizada por este último, entre tantos outros:
"É melhor ser alegre
Que ser triste
Alegria é a melhor
Coisa que existe
É assim como a luz
No coração..."
E, para tentar explicar aos amigos o que eu penso, vivo e sinto com relação ao social e à educação, segue um pensamento do jurista e professor da UFES, João Batista Herkenhoff, um dos pilares do movimento denominado “Direito Alternativo”, parece algo mais ou menos 'messiânico', mas vale a reflexão:
“É FUGAZ A VIDA QUE PÕE SUA ESPERANÇA NO TERMO DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA E BALIZA SEU PROJETO HUMANO NOS MUROS DE SUA CASA.
É ETERNA A VIDA DE QUEM É CAPAZ DE SE INSERIR NA HISTÓRIA HUMANA, NA CAMINHADA DO POVO, NA LUTA PELA SUA LIBERTAÇÃO.
EM TERMOS INDIVIDUAIS, UMA OPÇÃO DEVE SER FEITA!”
Eu não tenho nenhuma fotografia aqui comigo de quando eu era criança. Assim resolvi colocar uma com minha filha.
P S: Anteriormente quando postávamos algo nos módulos recebíamos um e-mail com o conteúdo. Pergunto: esta sistemática mudou ? Vocês estão recebendo os e-mails como antes ? Será um problema no ambiente Moodle ? Essa sistemática era bastante útil.
Olá Jose Rosa. Olá gente querida.
Destaque para sua preocupação: "Anteriormente quando postávamos algo nos módulos recebíamos um e-mail com o conteúdo. Pergunto: esta sistemática mudou ? Vocês estão recebendo os e-mails como antes ? Será um problema no ambiente Moodle ? Essa sistemática era bastante útil."
Esta é uma grande dúvida: os emails estão chegando para todos e todas? Tenho dúvidas. Por favor, ajudem a checar com seus colegas de equipe. Procure saber se há alguém que não recebe emails do nosso moodle e me avise urgentemente no email <font size="4">marcoparangole@uol.com.brfont>
Por favor. Conto com a ajuda das coordenações de equipes.
bjs,
Não sei exatamente o que houve, mas a partir de hoje estou recebendo normalmente as mensagens dos posts.
um abraço a todos.
Sim Jose Rosa
Falei com o Gfarias, diretor do servidor que nos hospeda... ele está regularizando os emails
Peço a todos e todas que saibam des colegas que não esteja recebendo emails do nosso moodle que nos avise urgemente.
Abrçs,
Olá José Rosa. Olá colegas!
A orientação que recebi do gerente do servidor do nosso moodle sobre emails que não estão chegando aos destinatários é a seguinte:
Os servidores Yahoo, Terra, Uol, etc "pensam" que o email vindo do Moodle é SPAM e o reencaminha para as caixas SPAM, Lixeira ou Rascunho. Nesse caso os emails não chegarão normalmente na caixa de Entrada. Por isso é bom que criem o hábito de checar suas caixas de SPAM, Lixeira ou Rascunho, caso não estejam recebendo nossos emails. Se os emails do nosso moodle estiverem caindo na sua caixa de SPAM, basta marcar eles como "nao spam".
Peço aos coordenadores que verifiquem com suas equipes se todos estão recebendo emails normalmente.
Obrigado,
oi MArco,
por aqui (PPGEDUMATEC/UFPE) os e-mails estão chegando normalmente.
abraços
Adorei este fórum de apresentação. Nossa!!!! Ver essas fotos de todos pequenos é uma graça!! Infelizmente, no momento, não tenho nenhuma foto minha pequena, todas estão na casa de mamãe, mas final de semana irei pegar e estarei participando
Marco, eu também não estava recebendo mensagens em minha caixa de e-mail, passei a receber hoje.
Um forte abraço!
Kelly
Oi Marco,
Estamos testando e checando.....
Bjs
Paty
Oi José,
Linda filha!!
Vamos testar ..... aí vai uma mensagem.
Bj
Paty
Olá Patrícia
Estou recebendo seu email <span style="font-size:medium;">pa-ltorres@hotmail.com</span> de volta às dezenas
Pergunto aos colegas se com vcs tb ocorre o mesmo
Falei com Gfarias sobre o fato e ele disse:
[5/2/2009 22:34:39] Giovanni Farias diz :ou está errado
[5/2/2009 22:34:45] Giovanni Farias diz :ou foi cancelado
[5/2/2009 22:34:58] Giovanni Farias diz :pede para ela verificar se o email está certo
[5/2/2009 22:35:05] Giovanni Farias diz :e trocar de email, se for o caso
abrçs, Marco
Obrigado pelo 'filha linda'. Ela está em Madrid, fazendo Sociologia. Os filhos às vezes realizam os sonhos sonhados pelos pais.
Estou recebendo todos os e-mails com os posts dos colegas de curso. Pelo menos para mim o problema está solucionado.
bj,
José Rosa.
Ola Fabio,
A pose está sensacional.... cara de sapeca... feliz.....
Comida e presentes.... que associação maravilhosa para uma criança.
Bjs
Paty
Este fórum está muito animado, estou adorando ver essas fotos antigas, amareladas, isso é formidável!!
Marco - infelizmente minhas bochechas continuam iguais, para falar a verdade o resto também não mudou muito!!
[]s virtuais
Raquel
Olá amigos!
eu sou a Natália da PPGE da Universidade do Minho e estou pronta para me juntar a vós neste desafio muitíssimo interessante sobre Cartografia Cognitiva. Devo dizer que esta é uma óptima oportunidade de partilhar convosco a temática dos mapas de conceito, nomeadamente na exploração do seu potencial para desenvolver o conhecimento na educação, pelo que ansiosa em participar nos debates e actividades agendados nesta plataforma.
Relativamente à minha infância, não tenho muitas fotos e as poucas que tenho estão na casa dos meus pais, em Guimarães (Portugal Continental) e eu ainda continuo por cá pela magnífica Ilha de Madeira, pelo que me é impossível neste momento digitalizá-las enquanto cá estiver.
No entanto, fazendo um percurso da minha infância, através de palavras, posso dizer que fui muito feliz, foram provavelmente alguns dos melhores momentos na minha vida. Fisicamente, era uma menina de cabelos louros e olhos claros, sempre bastante discreta e tímida e passei grande parte dos primeiros anos da minha vida no norte de França.
À medida que cresci, sempre tive uma paixão pelo ensino, sonho concretizado....!!!
Um abraço a todos!
Olá Patricia.
Gostei muito do vídeo, criatividade foi o que não faltou. A Idéia da construção de uma mapa com as nossas fotos é interessante e deixa em nós um ar de curiosidade com o mapa com todas as fotos.
Logo, logo envio minha foto.
[]s
Aparecida Viana- UFAL
Ola Cida,
estamos curiosas, mande loga sua foto.
Bjs
Paty
Olá:)
A todos/as um abraço de boas-vindas de novo a este projecto comum que agora recomeça e em força, com criatividade e inovação. Parabéns!
Achei o vídeo interessante e divertido este desafio de regresso às nossas infâncias...:)
Cá vai, os meus tempos de neo-hippie.
Uma boa infância não deve causar saudade, deve ser um incentivo para continuar a ser feliz todos os dias.
Até breve! Parabéns pelas fotos dos participantes que também foram aos baús:)
Abraço
Bom dia, bom dia... que sambinha lindo.. bom dia... e o carnaval aí minha gente...
Achei o vídeo maravilhoso e a escolha do samba 'do outro mundo'.
Que ótimo estar de volta.. Como ainda não achei a foto, resolvi mandar mensagem sem foto.. e se achar.. eu mando outra..
Sou o marcelo, carioca, exilado por opção no interior paulista, que adora trabalhar, mas já está pensando no carnaval de rua do rio de janeiro.. estou doido por um bloco!
beijos e abraços para todos.. e parabéns as paranaenses com samba no pé!
Grande abraço,
marcelo c. borba
Ola Marcelo,
Saudações rubro-negras!!!!
Estou aguardando sua foto, de preferência com o uniforme do FLA..... se não der pode ser naquela praia horrível ( risos) , naquela cidade horrível ( gargalhadas) que vc nasceu....
Só para te inspirar anexo uma foto, de uma linda criança que está na internet....
Bj
Paty
Oi Graça,
Maravilhosa a sua foto! As fores no cabelo estão na moda novamente....
Bjs
Paty
. . Caros, Aproveito a oportunidade para me apresentar mais um pouquinho. Ab, Ana |
Olá pessoal, amei observar as lindas fotos e relembrar a infância. Quanto a frase de imediato ao juntar a alegria do vídeo e as fotos das “crianças” lembrei da música de Gonzaguinha
Eu fico com a pureza da resposta das crianças, É a vida, é bonita e é bonita
Viver e não ter a vergonha de ser feliz ...
Pretendo participar desse módulo sobre Cartografia Cognitiva o qual muito me interesso, no entanto ainda não sou iniciada como o Fernando rsrsrs, preciso de aperfeiçoamento. Abraços
Lazaro não me diga que é o seu filhote? Que lindo! Parabéns.
Ah não adianta enganar. Pode postar a sua foto criança.
[]s
méa
Olá, Yára!
Também gostei muito da sua foto! Linda! Eu adoro laços no cabelo! A frase também, muito oportuna e significativa... =D
Seja bem vinda ao módulo!
Um grande abraço!
Olá pessoal! Saudades!
Adorei essa idéia de "história de vida"... Como é legal conhecer um pouco mais de todos pela imagem...
Bem segue minhas fotos...
“Viver é afinar o instrumento
de dentro prá fora, de fora prá dentro
A toda hora, a todo o momento
de dentro prá fora, de fora prá dentro”
Walter Franco
Olá pessoal!
A fotografia eterniza momentos, sensibiliza, traduz sentimentos, constrói significados... é a poesia da imagem! Este fórum está repleto de expressivas emoções... guardadas no tempo e na história de cada um e poeticamente retratadas neste breve espaço.
Agradecemos a todos que participaram, suas contribuições são sempre muito valiosas! Esperamos por aqueles que ainda não se apresentaram ou ainda não puderam publicar a foto de infância e a frase significativa...
Aproveitamos o momento para convidar a todos para a unidade 2, no estudo das bases teóricas da Cartografia cognitiva e investigativa.
Abraços da Equipe PUCPR!
Olá, colegas
Espero que neste módulo possamos trabalhar bastante .Na foto sou a do meio!
Minha frase: "A educação é a arte que consiste em fazer a alma voltar-se de modo mais expedito a si mesma. Não se trata de lhe dar a faculdade de ver, que ela já possui (por natureza); somente seu órgão não está bem dirigido, não se volta para onde se deve voltar, e isto é o que cumpre corrigir." (PLATÃO, em A República(VII:518-519)
Colegas,
Realizei para minha dissertação de mestrado mapas conceituais com crianças/adolescentes e professores. Estou anexando dois mapas da fase de primeira construção.
Queridos colegas,
Espero que o pique continue o mesmo nos próximos módulos.
Colegas de coordenação convidem seus orientandos a retornarem. As atividades e discussões iniciam na próxima semana.
Bom final de semana.
Bj
Paty
Abraços a todos e até breve, Lina
Viva Pessoal,
finalmente consegui arranjar uma pequena foto de mim aos 5 anos, que se encontrava na casa dos meus pais, em Portugal Continental, que a minha querida irmão me enviou.
Aqui está!
Continuações!
eu antes e agora:
Olá Pessoal,
A síntese feita por Marco foi ótima e a gravatinha borboleta muito charmosa...
De volta, com fôlego para viver o 2009 e com muita expectativa em relação a essa pesquisa. Aproveito para pedir que aquelas PPG que ainda puderem, quiserem e tiverem disponibilidade, façam a tarefa coletiva do Módulo 7 Multimídia e Educação, para que possamos ter um banco de OA anexo ao material dessa Pesquisa.
Procurei a foto que mais gosto, pois gosto de me achar parecida com minhas filhotas (tenho 3 meses de vida nessa foto).
Aqui uma foto com minhas filhotas para vocês todos conhecerem a minha razão de "viver e não ter a vergonha de ser feliz" e Marco e Méa matarem as saudades...
A frase que mais uso e mais gosto é um trecho de uma música de Gonzaguinha: VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ, pois é isso que pratico desde ontem, hoje e sempre.
Adorei conhecer vc baby.
Pessoal, postem suas fotos. Adorei as fotos de todos.
Lázaro responda a minha provocação.
[]s
méa
Olá pessoal
Estou um pouquinho atrasada, mas tudo bem.
Meu nome é Filomena
Uma das coisas mais importante para mim é a amizade que se consegue nestes laços que conseguimos nos contatos que geralmente começam aqui. É difícil demonstrar em palavras, por isto me apodero por alguns momentos das palavras de Vinícius de Moraes na tentativa de expressar o que sinto.
Soneto do amigo
Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.
É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.
Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.
O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
Vinicius de Morais
Como sou uma pessoa de uma cidade muito pequena do interior de Minas Gerais, não tenho nenhuma foto de minha infância, portanto vou ficar devendo.
Oi pessoal! Peço desculpas pelo atraso.
Meu batizado (foto central na parte de baixo: meu pai, minha irmã, eu no colo de minha madrinha e meu padrinho). Minha mãe em Portugal (à esquerda). Caderneta escolar do Colégio Municipal Rodrigues Alves e do Colégio Estadual André Maurois. Eu e meus alunos. Eu e Vivi.
Abraços,
Amadeu.
Adorei ver as fotos e mensagens.
Não tenho a foto... mas envio uma mensagem.
Leiam e reflitam!
“Durante a nossa vida:
Conhecemos pessoas que vêm e que ficam,
Outras que, vêm e passam.
Existem aquelas que,
Vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar...”
(Charles Chaplin, 1949)
Abs,
Ieda Sande