Bem-Vindos: fórum de apresentação

Apresentação

Apresentação

por Usuário excluído -
Número de respostas: 80

Olá,
Após assistir o vídeo,
publiquem aqui uma foto de sua infância seguida de uma frase significativa.
Aguardo ansiosa a contribuição de todos.

Em resposta à Usuário excluído

Expectativa

por Usuário excluído -

Sei que este fórum (e este módulo) só tem início na segunda-feira, mas não poderia deixar de registrar minha ansiedade (positiva) para que este módulo se inicie, até pela oportunidade de estar lendo muita coisa sobre cartografia cognitiva e por estar colocando em prática a pouco mais de 2 anos...

Já dei uma "vasculhada" no material, que percebi estar bem elaborado. Interessante a equipe ser só de mulheres, talvez isso explique o visual bem diferenciado...(risos).

Bem, enquanto isso, estou esperando o vídeo que vocês irão disponibilizar para que eu possa então verificar a foto que vou publicar aqui no fórum, com a frase, evidentemente.

Um abraço alagoano para vocês. Saudades do Paraná...

Até segunda.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Expectativa

por Usuário excluído -

Ola Fernando,

Que bom que vc já é iniciado em cartografia cognitiva.....

Quanto ao  comentário do visual, bem.....ele é tipicamente masculino.....(risos).

Quanto a foto, espero uma linda de sua infância...... e não é porque estou com meu instinto maternal a flor da pele - algo tipicamente feminino - ( agora são gargalhadas.....)

Aguardamos vc no friozinho curitibano.

Bj

Até amanhã

Em resposta à Usuário excluído

Iniciado (rsrs)

por Usuário excluído -

Olá Patrícia e equipe,

gostei bastante do vídeo. Mas não vou negar que fiquei algumas horas buscando uma foto (que não achei) para disponibilizar aqui.

Também gostei do "iniciado", e por tanto decidi fazer um pequeno mapa com algumas informações... só para descontrair. Mas como não sou de desistir, vou tentar encontrar a foto que tanto quero publicar, até mesmo para ser uma boa surpresa para uma outra pessoa.

Fernando

Em resposta à Usuário excluído

Re: Expectativa

por Marco Silva -

Gente, estou adorando essa mininada fofa. Realmente umas gracinhas! A equipe PUC.Pr teve uma idéia deliciosa. Em destaque:

  1. O sorriso maroto do Fernando
  2. O vestido bem armado da Elizete
  3. O charme da Patrícia ao telefone branco... quando todos eram pretos
  4. As bochechas da Raquel continuam as mesmas
  5. Os olhinhos espertos da Débora
  6. As meias e a mini saia da Auxiliadora: perfeita harmonia
  7. Os cachinhos bem cuidados da Carmen
  8. Rosângela... dá um jeito aí... vá ao fundo do baú. Deixa de preguiça!

Bom, agora só não vale destacar a gravatinha... rsrsrs

Marco jpg

Bons tempos de elegância que não voltarão jamais... Depois das fases riponga, punk, grunge e agora essa crise econômica mundial, ando meio esculhanbado. Mas ainda não sou de se jogar fora... tenham certeza disto.

Minha frase predileta é:

“Nada se edifica sobre a pedra, tudo sobre a areia, mas nosso dever é edificar como se fora pedra a areia...”  Jorge Luis Borges

bjs, bjs

Em resposta à Marco Silva

Cachinhos bem cuidados

por Usuário excluído -

Olá, Marco!

Já faz um bom tempo que não tenho mais esses cachinhos, dos quais Mamãe cuidava com muito carinho, mas as pessoas que me conheceram quando criança (Água Branca, sertão de Alagoas), ainda lembram deles quando me encontram.

Bjs.

Carmen

Em resposta à Marco Silva

Re: Expectativa

por Usuário excluído -


Ok Marco!

Fui ao fundo do baú e achei uma foto que estava em Vitória,na casa dos filhos, as outras estão na casa da mami em SP...

...mas era fofa, não acham?

grande abraço,

Rosangela
QpKq_QtlukfIJXXQVe2p6A?authkey=FkCDViXnsOI&feat=directlink
Anexo carinhas.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Expectativa

por Usuário excluído -

Olá Rosangela,

Que foto linda!!!!! Muito fofa mesmo! Adorei!

Beijos

Em resposta à Usuário excluído

Re: Expectativa

por Marco Silva -

Rosângela, adorei o olhar forte e decidido. Conheço vc pessoalmente hoje e vejo que vc permanece bem assim após alguns anos de estrada.

bjs,

Em resposta à Usuário excluído

Re: Aprensentação

por Marco Silva -

Huummm! Mapas conceituais e mentais ministrados por cinco mulheres do PPGE da PUC do Paraná... Será interessante! O tema é relevantíssimo e esse engajamento específico da coordenadora Patrícia Torres e equipe é reconhecido pelos seus valiosos artigos publicados e pesquisas realizadas.

Vamos aproveitar essa oportunidade ímpar de aprender a lidar com os mapas, com seus softwares e assim potencializar o compartilhamento, a colaboração e a construção de conhecimento em educação online.

Então gente querida, mãos a obra! Convido todas as doze equipes à retomada dos trabalhos nessa pesquisa interinstitucional que se aproxima do seu final.

Temos pela frente os seguintes módulos e equipes:

8 = FEVEREIRO

Cartografia cognitiva e investigativa

Equipe PPGE_PUC.Pr

9 = MARÇO

Computador/internet e suas Implicações para a Aprendizagem

Equipe PPGE_UFJF

10 = ABRIL

Desenho Didático

Equipe PPG_TIDD_PUC.SP

11 = MAIO

Docência e Avaliação da Aprendizagem em Educação Online

Equipe II PPGE_UNESA

12 = JUNHO

Metodologia da Pesquisa Qualitativa Online

Equipe PPGM_UNESP

13 = JULHO

Experiências de Educação online: análise de casos da prática docente

Equipe PPGEMTE_UFPE

Relembro nossos compromissos nessa pesquisa:

  1. Cada PPG prepara o desenho didático do seu módulo
  2. Cada PPG leciona seu desenho didático para os colegas dos outros PPGs
  3. Todos podemos dar “pitacos” sobre o desenho didático e sobre o performance de cada PPG
  4. Todos estamos convidados a avaliar a atuação de cada PPG
  5. Um dos produtos dessa pesquisa é a um curso de especialização que cada PPG poderá customizar e oferecer como quiser
  6. Outro produto dessa pesquisa é um livro coletivo sobre formação de professores para docência online. Cada PPG é convidado a contribuir com um texto sobre o tema do seu módulo. Esse texto poderá refletir sobre o conteúdo do seu módulo e sobre sua contribuição para a formação de professores para docência online. Para isso poderá contar inclusive com as contribuições oferecidas por todos durante a docência de cada módulo.

Convido os coordenadores à revisão de suas equipes. Se há integrantes que desejam desistir, se há novos orientandos que desejam integrar , por favor, enviem a relação dos nomes e emailos para o email marcoparangole@uol.com.br o mais rápido possível.

Relembro finalmente a relevância da nossa pesquisa. Quando a legislação específica e o espírito do tempo favorecem, é crescente o número de instituições de ensino superior que vem oferecer educação na modalidade online. Entretanto, carecem insistentemente de formação de professores para a nova modalidade. Nossa pesquisa vem contribuir exatamente aí.

Um forte abraço e bom trabalho para todos nós!!!

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -
Olá a todos, sou a Elizete, integrante deste módulo 8 e esperamos que realmente momentos significativos e aprendizagens significativas gerem altas produções, pois, já tivemos nos módulos anteriores construções mentais muito relevantes.

Segue abaixo minha foto de menina, tem pouco tempo..mais ainda me sinto esta menina, nos sonhos, nas buscas e no acreditar que tudo a cada momento pode ser melhor, depende de cada um, porém, o fundamental que tenha SIGNIFICADO, só assim vale a pena VIVER!!!

Abraços Virtuais!!!

Anexo foto_menina_elizete.JPG
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -
Olá amigos,
Vamos tornar esse módulo o mais interativo e significativo possível!
Conto com a participação de vocês.
Patrícia

Minha frase - "Quem não se comunica se estrubica " (Chacrinha)
Minha foto
Patricia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá!

Eu sou a Débora, integrante da equipe PUCPR! Espero que possamos construir um módulo recheado de muitos sonhos e grandes realizações!

"Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los, a despeito  de todas as dificuldades e obstáculos. Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer. Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo novo, de novo e de novo, e quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa".

(Mário Quintana)

Um grande abraço e os meus mais sinceros desejos de bons estudos e muito sucesso a todos!

Anexo ApresentacaoDebora.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá Débora, achei bem criativa sua apresentação. Realmente esta idéia de retomarmos nossos estudos com uma re-apresentação.

Mas, algo lá no fundo me diz que esta solicitação da nossa foto de criança tem outros objetivos...veremos.

Com certeza teremos boas surpresas vindas de vocês. Esperamos que este módulo nos ajude a pensar na aprendizagem significativa e nos mapas conceituais aplicados a educação online, pois muita coisa já encontramos sobre a aplicação e utilização dos mapas no presencial.

Um abraço.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá Fernando, obrigada pelo elogio! :-I

Espero e desejo que este módulo seja rico em contribuições, discussões e em troca de experiências... aguçando nossas reflexões e nos instigando a novas descobertas para aplicação dos mapas conceituais em espaços virtuais!

Acredito que independente da forma como são construídos, em contextos presenciais ou não, com tecnologias avançadas ou não, o que realmente importa é como eles são trabalhados, qual é a estratégia pedagógica selecionada pelo professor, no esforço de sempre buscar novas alternativas para a construção de uma aprendizagem que seja significativa para o aluno.

Ao serem aplicados na educação on-line, podem contribuir para motivar o aprendiz, para despertar o interesse, estimular a aprendizagem colaborativa... por exemplo no mapeamento e conexão de conteúdos; na organização de hipertextos, ao invés de apenas criar-se repositórios (não gosto desta palavra... kkk)  de materiais de apoio para leitura; na possibilidade de inserir os mapas criados em blogs, sites e wikis! Com a relação gráfica entre palavras, links, informações, há uma ampliação constante da rede de conhecimento!

Um grande abraço!

Em resposta à Usuário excluído

Repositórios... Álbum de mapas?

por Usuário excluído -

Olá Débora, com certeza o tema é super importante para que possamos discutir, e sei que teremos espaço (outro fórum, wiki, e tudo o mais que vocês nos prepararam...) mas gostaria somente de fazer uma pergunta, inicialmente para você, e depois para os demais participantes.

Diante das primeiras observações que Débora nos coloca sobre as possibilidades do uso doa mapas conceituais e sobre o seu pensamento contrário, ao que me parece, aos "repositórios" de mapas, qual a opinião de cada um sobre os álbuns de mapas conceituais? 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Repositórios... Álbum de mapas?

por Usuário excluído -

Bom dia, Fernando!

Ótima pergunta e observação! Quando eu disse “ao invés de apenas criarem-se repositórios (não gosto desta palavra... kkk) de materiais de apoio para leitura”, é porque esta palavra (repositório) me traz a imagem de uma educação bancária, onde apenas são “depositados conteúdos na cabeça dos alunos”...

Por se tratarem de uma forma de representação/organização do conhecimento, mostrando as relações entre os conceitos, sua publicação em álbuns permite que se construam novas possibilidades didáticas, pois o mapa conceitual torna-se um guia sobre determinado tema e não um “armazém”. Podemos ir além dos álbuns e pensar nas possibilidades de colaboração, em ambientes que permitem que os mapas possam ser complementados com adição de conteúdos, receber comentários, etc.

Estou adorando a participação de vocês! Que tenhamos ao longo deste módulo, trocas de experiências interessantes e construtivas... Abraços!

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá! É bom retomar o curso com esse módulo, no qual desejo ter e compartilhar aprendizagens significativas. Tenho poucas fotos da minha infância, pois a maioria se estragou por conta de umidade. Esta foi uma das que conseguimos restaurar. Uma das minhas frases preferidas é de Saint-Exupéry: "... só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos".

Bjs.

Carmen

Anexo Digitalizar0004.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá, está muito interessante e significativo ver as fotos de infância de cada um de vocês, quem ainda não postou estamos curiosas e esperando.

Mais uma frase, esta eu gosto muito...

"Dai-me senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço" (Gabriela Mistral).

Abços Virtuais,

Elizete (PUCPR)

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Auxiliadora Padilha -

Oi pessoal,

adoooorei essa história de mexer com o sentimento, a infância: o mais gostoso momento de nossa existência aqui na terra (pelo menos para a maioria :((). Isso aproxima, aconchega, torna o distante íntimo, o frio da máquina um cantinho caloroso.

owmmm!!! 

dora

Segue o verso:

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
— Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

(Casimiro de Abreu)

(Poesia publicada originalmente no livro intitulado “As Primaveras”, publicado em 1859.)

Obs1: na verdade era um pé de Jambo!!! rsrsrs

Obs2: acredito que podemos continuar a ser crianças mesmo que a infância já seja passado!

bjs 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -
Olá Pessoal!

retomada muito simpática!

Como não tenho nenhuma foto de infância digitalizada segue uma lembrança de mim mesma...e a frase:

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de historias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio pra desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar pra lugares que nao conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveriamos ser alunos, e simplesmente ir ver..."

Amyr Klink


abraço,

Rosangela
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Ola Rosangela,

Se vc tem uma foto e não tem como skannear basta fotografar sua foto com qquer máquina digital. Queremos muito ter sua foto.

Bj

Patricia

Em resposta à Usuário excluído

Oi pessoal! Vejam como eu era ....

por Edmea Santos -

sorrisoOi querid@s!

Bom conhecer vocês no passado. Quase todos não mudaram nada. Aqui no RJ só tenho uma foto da infância, quase pré-adolescente.Por sinal adoro esta foto que fica num porta-retrato no meu quarto. Estou com minha irmã Flávia (7ANOS na época) que em março defenderá sua dissertação sobre a "formação do professor na creche". Flávia tem uma filha linda de 6 anos que eu amo muito. Bruno hoje tem 25 anos é advogado e estuda para magistratura.Um gato! Gente boa... Eu, com 10 anos carregando o Bruno (MESES?) no colo. Hoje continuo feliz como na foto.Tenho uma filha linda, maravilhosa.

 Busco a cada dia um lugar ao sol. Tenho encontrado vários lugARES, até porque tenho, ao meu redor, pessoas muito bacanas como vocês.

Equipe PUC-PR bom trabalho. Sei que aprenderei muito com vocês. Minha frase é :

"Somos condenados a aprender. Tem castigo melhor que esse?"

MÉA

beijos

méa

Em resposta à Edmea Santos

Re: Oi pessoal! Vejam como eu era ....

por Usuário excluído -

Oi, Méa, muito fofa sua foto, estou em Salvador fazendo uma capacitação para professores da FAMEC de Camaçari e veja que comentei sobre esta proposta do moodle e disse que o coordenador era o Marco Silva e a Arlinda me disse que te conhece, vc foi docente da IES, veja só que mundo de conexões.

Abços Virtuais, tenho foto sua do Educere, qdo vieres ou se eu for para o Rio no carnaval te levo, uma hora te entrego...hehe...

Em resposta à Usuário excluído

Re: Oi pessoal! Vejam como eu era ....

por Edmea Santos -

sorriso Oi pessoal!

Oi Paty! Também acho que não mudei nada. Agora com certeza era bem  mais magrinha!!!!he,he,he

Elizete, o mundo não é pequeno. Nós é que somos poucos. Ainda mas na nossa área.

Arlinda foi minha prof. na graduação. Depois nos reencontramos como colegas de trabalho. Estes encontros são curiosos. Trabalhei 3 anos na FAMEC. Fui prof. de Currículo e de Informática.

Quero sim as nossas fotos. Nosso encontro foi maravilhoso! Adorei te conhecer pessoalmente.Nos procure no RJ assim que chegar. Vamos nos encontrar em nossa casa.

Irei a Curitiba em março a trabalho. Podemos nos encontrar ai também. Pente aproveitar Salvador um pouco.

Agora estou em Salvador. pena que não a passeio e nem a trabalho. Meu pai ficou doente. Agora ele já tá melhor, graças a Deus. Estou no fone (71) 3213-0080. Se tiver com tempo me ligue. Quem sabe não nos encontramos para comermos uma labreta.

[]s

méa

Em resposta à Edmea Santos

Re: Oi pessoal! Vejam como eu era ....

por Usuário excluído -

Oi, Méa, já estou em Curitiba, mas desejo melhoras a seu pai e realmente o mundo é composto por muitas gotas especiais e uma delas é você, é este curso, pessoas maravilhosas que estão habitando virtualmente o mesmo espaço. Ora estamos no virtual, ora no real e Pierre Lévy nos diz, existe coisa mais virtual do que o pensamento! Vamos então tecer estes fios do hoje com as conexões que resultam no daqui há pouco,

Até e muita Luz...

Em resposta à Usuário excluído

Re: Oi pessoal! Vejam como eu era ....

por Usuário excluído -

Olá, PessoALL! Olá, PPGE PUC PR!

Achei bastante interessante e criativa essa retomada do projeto, tanto pelo vídeo como pela proposta das fotos. Parabéns a todos! Precisei me afastar um pouco nos últimos módulos por questões profissionais e acadêmicas (e agora encontro-me às vésperas da defesa... que frio na barriga!) e tenho em meu retorno essa grata surpresa. Maravilha!

Adorei ver as fotos e ler as frases de todos vocês, e devo confessar que achei um "must" ter a oportunidade de encontrar meu orientador de gravata borboleta na flor da idade... rs

Abaixo minhas fotos "de outros carnavais" (literalmente, afinal, sou uma carioca da gema).

Tenho duas frases que resumem muito bem meu caminhar até aqui:

"No pain, no gain."

"O que se leva dessa vida, é a vida que se leva."

Beijos carnavalescos,

Tati

Tat

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

OLá Patricia e todos...

EStou super animada em participar deste módulo. Assim como meus colegas apontam, conhecendo o trabalho de vocês atravez das publicações este modulo promete. Patricia, infelizmente não disponho de foto de minha infancia no momento, pois estou na UNED Madrid fazendo novo estagio pos doutoral. Ma fica aqui registrado que nasci na España, Cordoba, fiz todos meus estudos no Brasil, pois meus o pais imigraram para esta terra linda e exuberante. Fui sempre muito sapeca e viva, e gostava de brincar com bicicletas e patins, antes que bordar ou brincar com bonecas....

Tive uma infancia saudável e feliz.

Recordo semrpre com muito carinho minha infancia e o papel que meus pais exerceram .

Beijão a todos.

Dolores

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Fábio Kalil de Souza -

Olá Patricia e colegas!

                       Estamos de volta à instigante, desafiadora e construtiva pesquisa inter-institucional, após uma "vaga" para arejamento mental. E atendendo seu pedido, Patricia, vão duas fotos quando, em minha infante inocência, vivia os dias sem reflexões profundas próprias da vida adulta. Gostava mesmo -como toda criança- era da hora do lanche e de meu aniversário (risos), sem contar com as brincadeiras.  Parabéns pela idéia diferente de convidar-nos para apresentação. Das frases, são inúmeras, mas cito Fernando Pessoa quando afirmou poeticamente: "Põe a ti mesmo naquilo que fizeres".

Obs.: olha a pose do garoto...gaiato (risos)!

Um abraço soteropolitano!

Fábio Kalil (Equipe UFBA)

         

Anexo digitalizar0002.jpg
Em resposta à Fábio Kalil de Souza

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Nossa, que sensacional as fotos e as mensagens, vamos lá, quem ainda não postou...

Abços Virtuais,

Elizete (PUCPR)

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Jose Rosa -

Excelente esta idéia da reapresentação, além de muito criativa e oportuna neste início de ano e retomada dos módulos do nosso curso. Gostei do vídeo que tem um bom efeito motivador (sambinha bacana: BOM DIA, BOM DIA, ALEGRIA, ALEGRIA !).


E por falar em alegria segue minha primeira frase, retirada do “Samba da Benção”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, imortalizada por este último, entre tantos outros:


"É melhor ser alegre

Que ser triste

Alegria é a melhor

Coisa que existe

É assim como a luz

No coração..."


E, para tentar explicar aos amigos o que eu penso, vivo e sinto com relação ao social e à educação, segue um pensamento do jurista e professor da UFES, João Batista Herkenhoff, um dos pilares do movimento denominado “Direito Alternativo”, parece algo mais ou menos 'messiânico', mas vale a reflexão:


“É FUGAZ A VIDA QUE PÕE SUA ESPERANÇA NO TERMO DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA E BALIZA SEU PROJETO HUMANO NOS MUROS DE SUA CASA.

É ETERNA A VIDA DE QUEM É CAPAZ DE SE INSERIR NA HISTÓRIA HUMANA, NA CAMINHADA DO POVO, NA LUTA PELA SUA LIBERTAÇÃO.

EM TERMOS INDIVIDUAIS, UMA OPÇÃO DEVE SER FEITA!”


Eu não tenho nenhuma fotografia aqui comigo de quando eu era criança. Assim resolvi colocar uma com minha filha.


P S: Anteriormente quando postávamos algo nos módulos recebíamos um e-mail com o conteúdo. Pergunto: esta sistemática mudou ? Vocês estão recebendo os e-mails como antes ? Será um problema no ambiente Moodle ? Essa sistemática era bastante útil.

Anexo JoseRosa_filha.JPG
Em resposta à Jose Rosa

Re: Apresentação

por Marco Silva -

Olá Jose Rosa. Olá gente querida.

Destaque para sua preocupação: "Anteriormente quando postávamos algo nos módulos recebíamos um e-mail com o conteúdo. Pergunto: esta sistemática mudou ? Vocês estão recebendo os e-mails como antes ? Será um problema no ambiente Moodle ? Essa sistemática era bastante útil."

Esta é uma grande dúvida: os emails estão chegando  para todos e todas? Tenho dúvidas. Por favor, ajudem a checar com seus colegas de equipe. Procure saber se há alguém que não recebe emails do nosso moodle e me avise urgentemente no email <font size="4">marcoparangole@uol.com.br</font>

Por favor. Conto com a ajuda das coordenações de equipes.

bjs,

Em resposta à Marco Silva

Re: Apresentação

por Jose Rosa -
Caro Marco e demais participantes,

Não sei exatamente o que houve, mas a partir de hoje estou recebendo normalmente as mensagens dos posts.

um abraço a todos.
Em resposta à Jose Rosa

Re: Apresentação

por Marco Silva -

Sim Jose Rosa

Falei com o Gfarias, diretor do servidor que nos hospeda... ele está regularizando os emails  

Peço a todos e todas que saibam des colegas que não esteja recebendo emails do nosso moodle que nos avise urgemente.

Abrçs,

Em resposta à Marco Silva

Exlicação sobre emails que não chegam

por Marco Silva -

Olá José Rosa. Olá colegas!

A orientação que recebi do gerente do servidor do nosso moodle sobre emails que não estão chegando aos destinatários é a seguinte:

Os servidores Yahoo, Terra, Uol, etc "pensam" que o email vindo do Moodle é SPAM e o reencaminha para as caixas SPAM, Lixeira ou Rascunho. Nesse caso os emails não chegarão normalmente na caixa de Entrada. Por isso é bom que criem o hábito de checar suas caixas de SPAM, Lixeira ou Rascunho, caso não estejam recebendo nossos emails. Se os emails do nosso moodle estiverem caindo na sua caixa de SPAM, basta marcar eles como "nao spam".

Peço aos coordenadores que verifiquem com suas equipes se todos estão recebendo emails normalmente.

Obrigado,

Em resposta à Marco Silva

Re: Apresentação

por Kelly Fernandes -
Olá Pessoal!

Adorei este fórum de apresentação. Nossa!!!! Ver essas fotos de todos pequenos é uma graça!! Infelizmente, no momento, não tenho nenhuma foto minha pequena, todas estão na casa de mamãe, mas final de semana irei pegar e estarei participando boca aberta

Marco, eu também não estava recebendo mensagens em minha caixa de e-mail, passei a receber hoje.


Um forte abraço!

Kelly



Em resposta à Jose Rosa

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Oi José,

Linda filha!!

Vamos testar ..... aí vai uma mensagem.

Bj

Paty

Em resposta à Usuário excluído

Olá Patrícia

por Marco Silva -

Olá Patrícia

Estou recebendo seu email <span style="font-size:medium;">pa-ltorres@hotmail.com</span> de volta às dezenas
Pergunto aos colegas se com vcs tb ocorre o mesmo
Falei com Gfarias sobre o fato e ele disse:
[5/2/2009 22:34:39] Giovanni Farias diz :ou está errado
[5/2/2009 22:34:45] Giovanni Farias diz :ou foi cancelado
[5/2/2009 22:34:58] Giovanni Farias diz :pede para ela verificar se o email está certo
[5/2/2009 22:35:05] Giovanni Farias diz :e trocar de email, se for o caso

abrçs, Marco

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Jose Rosa -
OK Paty,

Obrigado pelo 'filha linda'. Ela está em Madrid, fazendo Sociologia. Os filhos às vezes realizam os sonhos sonhados pelos pais. sorriso

Estou recebendo todos os e-mails com os posts dos colegas de curso. Pelo menos para mim o problema está solucionado.

bj,

José Rosa.
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -
Olá colegas,
Este fórum está muito animado, estou adorando ver essas fotos antigas, amareladas, isso é formidável!!
Marco - infelizmente minhas bochechas continuam iguais, para falar a verdade o resto também não mudou muito!! boca aberta

[]s virtuais
Raquel

Em resposta à Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá amigos!
 
eu sou a Natália da PPGE da Universidade do Minho e estou pronta para me juntar a vós neste desafio muitíssimo interessante sobre Cartografia Cognitiva. Devo dizer que esta é uma óptima oportunidade de partilhar convosco a temática dos mapas de conceito, nomeadamente na exploração do seu potencial para desenvolver o conhecimento na educação, pelo que ansiosa em participar nos debates e actividades agendados nesta plataforma.
 
Relativamente à minha infância, não tenho muitas fotos e as poucas que tenho estão na casa dos meus pais, em Guimarães (Portugal Continental) e eu ainda continuo por cá pela magnífica Ilha de Madeira, pelo que me é impossível neste momento digitalizá-las enquanto cá estiver.

No entanto, fazendo um percurso da minha infância, através de palavras, posso dizer que fui muito feliz, foram provavelmente alguns dos melhores momentos na minha vida. Fisicamente, era uma menina de cabelos louros e olhos claros, sempre bastante discreta e tímida e passei grande parte dos primeiros anos da minha vida no norte de França.

À medida que cresci, sempre  tive uma paixão pelo ensino, sonho concretizado....!!!

Um abraço a todos!

boca aberta

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá Patricia.

Gostei muito do vídeo, criatividade foi o que não faltou. A Idéia da construção de uma mapa com as nossas fotos é interessante e deixa em nós um ar de curiosidade com o mapa com todas as fotos.

Logo, logo envio minha foto.

[]s

Aparecida Viana- UFAL

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá:)

A todos/as um abraço de boas-vindas de novo a este  projecto comum que agora recomeça e em força, com criatividade e inovação. Parabéns!

Achei o vídeo interessante e divertido este desafio de regresso às nossas infâncias...:)

Cá vai, os meus tempos de neo-hippie.

Uma boa infância não deve causar saudade, deve ser um incentivo para  continuar a ser feliz todos os dias.

Até breve! Parabéns pelas fotos dos participantes que também foram aos baús:)

Abraço

gsYmHY325881-02.jpg

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Bom dia, bom dia... que sambinha lindo.. bom dia... e o carnaval aí minha gente...

Achei o vídeo maravilhoso e a escolha do samba 'do outro mundo'.

Que ótimo estar de volta.. Como ainda não achei a foto, resolvi mandar mensagem sem foto.. e se achar.. eu mando outra..

Sou o marcelo, carioca, exilado por opção no interior paulista, que adora trabalhar, mas já está pensando no carnaval de rua do rio de janeiro.. estou doido por um bloco!

beijos e abraços para todos.. e parabéns as paranaenses com samba no pé!

Grande abraço,

marcelo c. borba

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Ola Marcelo,

Saudações rubro-negras!!!!

Estou aguardando sua foto, de preferência com o uniforme do FLA..... se não der pode ser naquela praia horrível ( risos) , naquela cidade horrível ( gargalhadas) que vc nasceu....

Só para te inspirar anexo uma foto, de uma linda criança que está na internet....

Bj

Paty

Anexo 117_421-flamengo_1_.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá pessoal, amei observar as lindas fotos e relembrar a infância.  Quanto a frase de imediato ao juntar a alegria do vídeo e as fotos das “crianças” lembrei da música de Gonzaguinha

Eu fico com a pureza da resposta das crianças, É a vida, é bonita e é bonita

Viver e não ter a vergonha de ser feliz ...

Pretendo participar desse módulo sobre Cartografia Cognitiva o qual muito me interesso, no entanto ainda não sou iniciada como o Fernando rsrsrs, preciso de aperfeiçoamento.  Abraços

Anexo eu3.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá, Yára!

Também gostei muito da sua foto! Linda! Eu adoro laços no cabelo! A frase também, muito oportuna e significativa... =D

Seja bem vinda ao módulo!

Um grande abraço!

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá pessoal! Saudades!

Adorei essa idéia de "história de vida"... Como é legal conhecer um pouco mais de todos pela imagem...

Bem segue minhas fotos...

“Viver é afinar o instrumento

de dentro prá fora, de fora prá dentro

A toda hora, a todo o momento

de dentro prá fora, de fora prá dentro”

Walter Franco

Anexo Scan0000.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá pessoal!

A fotografia eterniza momentos, sensibiliza, traduz sentimentos, constrói significados... é a poesia da imagem! Este fórum está repleto de expressivas emoções... guardadas no tempo e na história de cada um e poeticamente retratadas neste breve espaço.

Agradecemos a todos que participaram, suas contribuições são sempre muito valiosas! Esperamos por aqueles que ainda não se apresentaram ou ainda não puderam publicar a foto de infância e a frase significativa...

Aproveitamos o momento para convidar a todos para a unidade 2, no estudo das bases teóricas da Cartografia cognitiva e investigativa.

Abraços da Equipe PUCPR!

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá, colegas

Espero que neste módulo possamos trabalhar bastante .Na foto sou a do meio!

Minha frase: "A educação é a arte que consiste em fazer a alma voltar-se de modo mais expedito a si mesma. Não se trata de lhe dar a faculdade de ver, que ela já possui (por natureza); somente seu órgão não está bem dirigido, não se volta para onde se deve voltar, e isto é o que cumpre corrigir." (PLATÃO, em A República(VII:518-519)

Anexo foto_tati.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Colegas,

Realizei para minha dissertação de mestrado mapas conceituais com crianças/adolescentes e professores. Estou anexando dois mapas da fase de primeira construção.

Anexo mapa-1.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -
Segue mapa dois. É só pra dar um gostinho. Os construtores nunca haviam trabalhado com mapa conceitual.
Anexo mapa2.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Queridos colegas,

Espero que o pique continue o mesmo nos próximos módulos.

Colegas de coordenação convidem seus orientandos a retornarem. As atividades e discussões iniciam na próxima semana.

Bom final de semana.

Bj

Paty

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -
Pessoal, estou encantada com as apresentações de todos vocês. Meu nome é Lina, sou filha do Lino e da Walkyria, que já se foram ... Tenho 76 anos, completados em 2 de fevereiro...Não pude ainda postar uma fotografia da época em que em era menina, apesar de ter em mente uma que vocês adorariam... (estou de franjinha e com um vestido quadriculadinho, aparecendo minhas pernas bem grossas...) Vou pedir ao meu filho ( eu tenho 4 filhos e 4 netos) que me ajude nessa empreitada. Trabalho ao lado de Marco Silva, na Universidade Estácio de Sá. Apesar de meio atolada buscarei participar o mais que puder. Estarei ministrando a disciplina Formação de Professores na Cibercultura e a temática atual me interessa muito...
Abraços a todos e até breve, Lina
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Viva Pessoal,

finalmente consegui arranjar uma pequena foto de mim aos 5 anos, que se encontrava na casa dos meus pais, em Portugal Continental, que a minha querida irmão me enviou.

Aqui está!

Continuações!

eu antes e agora:

Anexo eu_antes_e_agora2.JPG
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá Pessoal,

A síntese feita por Marco foi ótima e a gravatinha borboleta muito charmosa...

De volta, com fôlego para viver o 2009 e com muita expectativa em relação a essa pesquisa.  Aproveito para pedir que aquelas PPG que ainda puderem, quiserem e tiverem disponibilidade, façam a tarefa coletiva do Módulo 7 Multimídia e Educação, para que possamos ter um banco de OA anexo ao material dessa Pesquisa.

Procurei a foto que mais gosto, pois gosto de me achar parecida com minhas filhotas (tenho 3 meses de vida nessa foto).

mary     nos

Aqui uma foto com minhas filhotas para vocês todos conhecerem a minha razão de "viver e não ter a vergonha de ser feliz" e Marco e Méa matarem as saudades...

A frase que mais uso e mais gosto é um trecho de uma música de Gonzaguinha: VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ, pois é isso que pratico desde ontem, hoje e sempre.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Edmea Santos -
Mary, como suas meninas estão moças. Vc é a irmã mais velha. Saudades!

Adorei conhecer vc baby.

Pessoal, postem suas fotos. Adorei as fotos de todos.

Lázaro responda a minha provocação.

[]s
méa
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Olá pessoal

Estou um pouquinho atrasada, mas tudo bem.

Meu nome é Filomena

Uma das coisas mais importante para mim é a amizade que se consegue nestes laços que conseguimos nos contatos que geralmente começam aqui. É difícil demonstrar em palavras, por isto me apodero por alguns momentos das palavras de Vinícius de Moraes na tentativa de expressar o que sinto.

Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

Vinicius de Morais

Como sou uma pessoa de uma cidade muito pequena do interior de Minas Gerais, não tenho nenhuma foto de minha infância, portanto vou ficar devendo.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Usuário excluído -

Oi pessoal! Peço desculpas pelo atraso.

Meu batizado (foto central na parte de baixo: meu pai, minha irmã, eu no colo de minha madrinha e meu padrinho). Minha mãe em Portugal (à esquerda). Caderneta escolar do Colégio Municipal Rodrigues Alves e do Colégio Estadual André Maurois. Eu e meus alunos. Eu e Vivi.

Abraços,

Amadeu.

Anexo amadeu_s_marques.jpg
Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação

por Ieda Carvalho Sande -

Adorei ver as fotos e mensagens.

Não tenho a foto... mas envio uma mensagem.

Leiam e reflitam!

“Durante a nossa vida:
Conhecemos pessoas que vêm e que ficam,
Outras que, vêm e passam.
Existem aquelas que,
Vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar...”
                                                                            (Charles Chaplin, 1949)

Abs,

Ieda Sande