Conversando sobre mediação pedagógica e o uso das mídias

Mediação pedagógica e o uso das mídias na escola

Mediação pedagógica e o uso das mídias na escola

por Usuário excluído -
Número de respostas: 3

Pessoal,

Tendo como referência todas as construções feitas até o momento nessa experiência tão desafiadora, as discussões nos módulos que nos antecederam e o que foi exposto no livro 3 desse tópico, vamos conversar um pouco sobre mediação pedagógica e o uso das mídias na escola.

Para começar nós acreditamos que as mídias não podem estar na escola apenas pelo sentido de inovação, mas para que a comunidade escolar reflita que tipo comunicação está acontecendo, a partir da reflexão crítica sobre o sentido delas tenha condições de escolher que mídia utilizar para atender as necessidades emanadas do fazer pedagógico cotidiano.  E vocês o que acham?

Em resposta à Usuário excluído

Mídias e Tecnologias: ter ou não ter... eis a questão!

por Usuário excluído -
Mary, inicialmente modifiquei o título aqui deste nosso assunto pois seu questionamento nos leva a pensar sobre o uso das tic ao mesmo tempo que questiona sobre o papel da educação na sociedade e os papeis dos professores, alunos, gestores, família, etc.

É significativo observar que ainda temos um grande número de professores que estão alheios aos avanços... e digo isso pela experiência do curso de Mídias na Educação.

Mas também temos aqueles que estão acompanhando todas as "novidades", colocando-as no seu fazer pedagógico, mas sem muita reflexão sobre as possibilidades de mediação e construção do conhecimento... Tantos usam as apresentações em Power Point apenas para "repassar" o conteúdo, ou para realizar uma revisão.
E o aluno? Fica só olhando e se desmotivando.

A questão não é usar ou não as mídias. A questão é que mídia atenderá aos meus objetivos com tal assunto ou disciplina!

É preciso, e aqui defendo mais uma vez meu pensamento, uma formação que possibilite ao professor repensar sobre sua prática e que lhe oportunize analizar suas intencionalidades pedagógicas.

Sobre isso, temos uma matéria na última edição da VEJA que retrata a maioria dos cursos de Formação de Professores. Vamos analisar um dado? somente 6% das disciplinas do curso de Pedagogia são direcionado sobre a prática da sala de aula...e agora? Que mídias usar?

Em resposta à Usuário excluído

Re: Mediação pedagógica e o uso das mídias na escola

por Marco Silva -

Mary, esta questão será certamente trabalhada pela equipe da UFJF.

Estou convicto de que o discurso baseado meramente na inovação já envelheceu mas continua vigoroso. As TIC digitais são verniz de modernidade e sinônimo de inclusão digital. Equivos e mais equivocos. A começar pelas próprias políticas e distribuição de comuputadores do MEC. Uma lástima!

Falta sempre o principal: a formação de professores em sintonia com a era digital, com a cibercultura. Aquela formação muito bem esclarecida sobre a diferença do computador em relação à tv. Aquela que sabe que a tv é para assistir e o computador é para interagir e que portanto demanda o tratamento de um outro aparelho cognitivo diferenciado da daquele próprio da geração de telespectadores.

Instiga-me a distinção feita brilhantemente por Santaella: "leitor contemplativo" e "leitor imersivo". Nós da educação podemos concluir que o leitor da tv é o leitor contemplativo ou o mesmo leitor da pedagogia da transmissão. Nosso desafio é pensar a pratica docente para o leitor imersivo. Este possui um aparelho cognitivo diferenciado e demanda engajamentos comunicacionais igualmente diferenciados da parte do professor e dos gestões da educação. O currículo e a dinâmica escolar e universitária precisam ser revistos. Até lá o que teremos é o discurso da inovação, o verniz de modernidade e o sinônimo de inclusão digital.

Estou muito curioso sobre a abordagem da equipe da UFJF. Tenho certeza de que será uma ótima oportunidade de aprofundarmos nosso olhar e nossa ação frente a esse descaminho.

Forte abraço,

Em resposta à Marco Silva

Re: Mediação pedagógica e o uso das mídias na escola

por Usuário excluído -

Olá Marco , Olá Fernando, olá grupo:

Concordo inteiramente com vocês e em especial o Marco quando questiona os equívocos que se cometem em nome da tecnologia confundindo distribuição de computador com inclusão digital e outras "barbáries"...  

Sem sombra de dúvida os professores devem estar em sintonia com a cibercultura. Essa sintonia, a meu ver, vai além simples "interação" com o computador, que por si só não vai garantir a " imersão crítica" dele no processo.  A Luta, como já colocado anteriormente, é por uma formação que proporcione ao docente uma relação crítica com as mídias.

Os sujeitos nem sempre são "leitores " contemplativos das mídias . Em relação ao computador a mensagem está aberta e permanentemente resignificada 

Mas  também precisamos (des) construir a idéia de que a relação emissor receptor na TV é totalmente passiva.  O leitor reage e resiste. Acredito que a questão de fundo seria analisar as mediações produzidas por cada meio em particular e a experiência cognitiva desses sujeitos nas diversas interações. Creio que precisamos de mais pesquisas nesse sentido. Inclusive em relação ao computador.

Veja mapa conceitual das múltiplas mediações http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/course/view.php?id=11

Segundo BARBERO (2001), é necessário entender as condições de produção do texto televisivo cuja  mediação  passa pelo cotidiano familiar que é o espaço de leitura e de codificação dessa mídia, por uma temporalidade social( matriz cultural do tempo  organizada através  de repetição e fragmentação) e pela competência cultural dos seus diferentes "leitores" usuários.( De los medios a las mediaciones)