oa

Objeto de Aprendizagem

O que é?

Na contemporaneidade é muito comum, na educação, o uso de conteúdos sendo apresentados com o suporte de projetores multimídia. Num rítmo mais acelerado os setores empresarial e de prestação de serviços estão fazendo uso crescente de programas e softwares visando resolver problemas, orientar o trabalho, criar situações vivenciais para formação e treinamento de pessoas, principalmente, no desenvolvimento de projetos e e produtos para as áreas de produção, controle e manutenção.  Na educação, fazem uso desses recursos para melhorar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem visando sempre o sucesso da aprendizagem contextualizada e significativa.

Nesse contexto, essas ferramentas utilizadas como suporte técnico pedagógico, são denominadas de Objetos de Aprendizagem - OA - ou Objetos Educacionais - OE -, os quais podem ser hipermídias, arquivos de apresentação digitais, planilhas eletrônicas, softwares educacionais, simuladores, entre outros.

Existem alguns textos que orientam a construção de OA, no entanto, vamos fazer uma leitura e "futucar", implementando o processo de construção.

Vejamos alguns modelos:

Objeto de aprendizagem de Física - UFPB

Objetos de aprendizagem a serviço do professor

Depois visite a Midiateca e veja os sites que oferecem maiores informações sobre os objetos de aprendizagem na educação presencial e a distância.

Vamos ao desafio e iniciem o processo de construção de vocês...

Lembrem-se, algo simples que possa ser utilizado por docentes da educação básica!

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00