Nome: Nicia
Sua_reflexão_:

A primeira imagem que visualizei quando pensei nas minhas trajetórias de aprendizagem foi de um caminho sendo construído a cada passo; ainda que este caminho, quando visto de mais longe, pareça muito mais um labirinto com inúmeras possibilidades. Gosto da perspectiva da formação no sentido da bildung, do vir a ser o que se é, trazido por Nietszche; e Jorge Larrosa, em Nietszche e a educação, traduz muito bem esta idéia quando diz:

“(...) talvez a arte da educação não seja outra senão a arte de fazer com que cada um torne-se em si mesmo, até sua própria altura, até o melhor de suas possibilidades. Algo naturalmente. Que não se pode fazer de modo técnico nem de modo massificado (...). Algo para o qual não há um método que sirva para todos, porque o caminho não existe.”

A bildung seria então converter-se no que se é, onde cada indivíduo encontraria sua própria forma, sua própria identidade, através de um processo temporal e de trocas. Eesse converter-se no que se é está sempre baseado em reflexões sobre nossas vivênciase experiências.

É isso que me sinto fazendo em todo o processo vivido nesta pesquisa: refletindo sobre cada passo, cada “voz” que me toca, e revisitando as trajetórias já vividas, mas sempre abertas a re-significações.

Anexe_uma_imagem: Caminho de sonho; Fonte: niilismo.net