Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

Número de respostas: 15

Fórum Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas”

Nesse fórum nossas discussões serão norteadas pelas seguintes questões:


  • Como a mediação pedagógica desenvolvida pelo seu PPGE proporcionou a aprendizagem dos cursistas? Em que medida ela facilitou a dança ou não fez diferença?

  • Em que medida a intensidade e o tipo da interatividade previstas na Coreografia Didática do módulo de seu PPGE influenciaram na dança (estilo de aprendizagem) dos cursistas?

  • A partir da relação entre a antecipação dos primeiros passos e a análise da dança dos cursistas, o que seu PPGE mudaria em suas estratégias de Mediação Pedagógica ou Interatividade?


Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Usuário excluído -
E então passistas que lhes parece as inquietações acima?
Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Usuário excluído -

Olá colegas

Penso que as minhas inquietações fazem parte da proposta de avaliação e auto-avaliação que possui um processo diâmico e permanente de um trabalho pedagógico.

Considero que mesmo criando as condições para a aprendizagem interativa ( durante a antecipação,planejamento) essa tarefa é bem complexa durante todo o  percurso de um bloco cultural e pedagógico.

Utilizamos hipertextos e metáforas para incentivar a participação de todos  e através dos fóruns realizamos as discussões de forma colaborativa.

Reafirmando  o nosso compromisso a cada nova chamada, do nosso jeito ...animado e afetivo, conquistamos parceiros, buscamos nos  motivos regionais, elementos de inspiração e incentivo, mas sabemos que a motivação é algo também pessoal, cada um com seus motivos, seus estilos, seu perfil.

É exatamente aí que percebo um dos difenrenciais da coreografia didática na Educação online,  nessa constante busca  por uma maior interatividade, é fundamental compreendermos o invisível para melhor: mediar, identificar os estilos e ao mesmo tempo, problematizar e argumentar sobre as possibilidades de  trocar, do aprender.

Sabendo que cada Programa possui seu perfil, seus sujeitos  importantíssimos ,de múltiplos elementos constitutivos das diversas danças brasileiras, o gostoso é observar essas múltiplas alegorias que caracterizam o gigantesco bloco da diversidade, ajudando a ressignificar nossos conhecimentos.

A quantidade e qualidade das interações podem valer outras reflexões, eu brinco assim...

Quem sabe se o nosso bloco tivesse aparecido em  cena em  fevereiro? risos... 

Brincadeirinha, fevereiro ou agosto afirmo que estou adorando viver esse momento!

beijos

Cláudia 

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Usuário excluído -
Prezados professores aprendizes
No nosso módulo - Lucia Regina, Alberto e Lina - na minha opinião o que obteve maiores possibilidades de aprender e criar espaços para a interatividade foi o momento em que solicitamos que os participantes relatassem uma experiência significativa em seu percurso de professor. Foi um momento em que puderam falar sobre suas experiências , o que despertou memórias significativas de seu percurso.
Considero relevante acrescentar que a interface fórum facilita a dança e a diversidade dos passos .
O que eu mudaria no nosso PPGE não seria exatamente as estratégias, mas o momento em que foi iniciado, isto porque foi no período de início das férias e os participantes estavam com muitas atribuições e não conseguiram participar, a não ser no primeiro momento.
No entanto como o coordenador Prof. Marco Silva nos oportunizou um tempinho para fechar o módulo vamos nos empenhar para resgatar as idéias dos participantes sobre a avaliação online que constitui o último momento de nossa participação, Lina
Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Usuário excluído -
Olá, Lina
Também considero significativo a interface do forum a fim de ouvirmos o outro, de compreendermos como se está dando o processo de aprendizagem e acertar os passos, ora acelerando, ora não.

E demais PPGEs quais tem sido suas experiências?
Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Usuário excluído -

Fazendo um balanço da participação dos diversos grupos da PPGs no Projeto coordenado pelo Marco, de maneira geral, acho que essa foi muito uma experiência bastante positiva: sem dúvida, alguns grupos tiveram mais oportunidades de "acertarem o passo" de trabalharem de forma articulada (estavam no mesmo grupo de pesquisa e no mesmo espaço, e com mais tempo), o que não foi o nosso caso.  Porém, ao entender o problema, tentamos superar os entraves avaliando bem as dificuldades para alcançar  a performance dos passos nessa dança pedagógica. Quero também acrescentar a questão da falta de interatividade no ambiente por parte dos PPGs ( explicável talvez pelo acúmulo de atividades de todos).

O que sugeriria seriam alguns encontros presenciais para melhor conhecimento das propostas ou um evento reunindo todos os PPGs envolvidos.Bem, só são algumas idéias...

Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Usuário excluído -
Maria Olivia, considerei a sua idéia de reunir todos os PPGs para nós conversarmos sobre os êxitos e dificuldades, após a finalização de todos os módulos, sob a coordenação de Marco, sseria muito importante para pensarmos inclusive no rumo futuro dessa pesquisa, artigos a serem publicados e iniciativas relevantes que podem ser estimuladas, Lina
Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Usuário excluído -
Considero a idéia de Maria Olívia muito interessante. A reunião dos grupos para discutir o rumo que poderíamos empreender posteriormente ao término, coordenada pelo Marco, para pensarmos nos artigos que podem ser produzidos e nas atividades futuras poderão ser relevantes e dar continuidade às atividades iniciadas, Lina
Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Sérgio Abranches -
Oi, Lina e demais colegas pesquisadores,
a questão que você aponta da mudança do tempo de início parece ser também a questão que atinge a nossa proposta atual. Ainda precisaremos avaliar melhor, mas a necessidade de dar uma parada no mês de julho/agosto parece ter dado uma esfriada geral, e no frevo, esfriar não é muito bom, a gente vai perdendo o ritmo.
Isto me faz pensar que todo o projeto tem um tempo determinado, mesmo que ele tenha que ser negociado e adaptado, tal como os passos do frevo. Mas por enquanto, não estou conseguindo ver a animação voltar.
Por isso, penso que um elemento importante neste processo é o ritmo, e que as datas de mudanças dos passos, ou seja, dos módulos, causou um descompasso.
Temos que refletir mais sobre este aspecto, não acha?
Em resposta à Sérgio Abranches

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Usuário excluído -
Prezados participantes, creio que um dos aspectos que pode favorecer a interatividade é a participação ativa do "professor" ou "professores responsáveis" pelo módulo nas ações propostas. Não que seja determinante, porém a "presença virtual" dos que estão à frente de cada atividade motiva os aprendizes a estarem presentes.
No entanto outros aspectos podem favorecer como, por exemplo, a modalidade de estratégia proposta pelos professores.
No entanto também é importante acrescentar que nem todos tem disponibilidade sempre. Há ocasiões que os participantes estão envolvidos com atividades em suas instituições que não lhes permitem estar sempre presentes, configurando a "ausência virtual" . Não significa que esteja desinteressado, mas impossibilitado.
É muito complexo analisarmos todas essas variáveis, no entanto seria importante que não esquecêssemos de estar atentos a todas elas, Lina
Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Usuário excluído -
Katia, considerando o que você indaga sobre a análise da coreografia de cada módulo sobre a mediação e interatividade tentarei esta semana me reunir com meus colegas - Luccia Regina e Alberto para apontar as mudanças que poderiam ser realizadas em nossa proposta inicial, Lina
Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Sérgio Abranches -
Olá, colegas pesquisadores, passistas!
Neste final de curso, ao ritmo de frevo, recebemos a notícia que, hoje, Nascimento do Passo foi frevar em outras passarelas celestiais.
Nascimento do Passo é uma referência no frevo pernambucano. Foi o criador da escola de Frevo do Recife, formando várias gerações de passistas e grupos de frevo ao longo de sua vida aqui na terra.
Ele também foi o criador de diversos passos do frevo que hoje tomam conta das ruas no carnaval de Recife e Olinda.
Muitos acham que falar de frevo é falar de Nascimento do Passo, que, aliás, era o próprio frevo vivo.
Creio que, agora, deve estar a maior folia lá nas nuvens, com Nascimento do Passo ensinando São Pedro a segurar a sombrinha para começar a frevança celestial...
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Usuário excluído -
Olá, foi muito proveitosa esta experiência que nos foi proporcionada, eu aproveitei muita desta coreografia que nos oportunizaram, refletindo e levando a meus alunos no mestrado e doutorado em educação. Foi sensacional tudo que gerou como debate. Obrigada pela alta encenação, competência e criatividade que nos levaram a ensaiar novos passos, novas coreografias didáticas.
Em resposta à Usuário excluído

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Auxiliadora Padilha -

Oi Elizete,

nós é que agradecemos o prazer que vocês nos proporcionaram em dançarmos juntos.

Fiquei curiosa com a discussão que você fez com seus alunos. Eles não topam escrever algo pra gente?

bj

Em resposta à Auxiliadora Padilha

Re: Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas"

por Usuário excluído -

Olá, estamos inclusive fazendo uma técnica de short paper na qual eles já estão escrevendo , como podemos participar...Abços e super 7 de setembro e vamos que vamos no compasso nacional deste pais fantástico chamado BRASIL,

Abços,

Elizete