O ciberespaço, constituído a partir de computadores interligados pela internet formando infovias que interligam todos a todos de forma bidirecional, quebra o paradigma da comunicação tradicional um para todos. O progresso nos programas e suas interfaces permitiram recursos interativos e a constituição de comunidades virtuais para os mais diversos fins entre eles, aqueles preocupados com o saber e a cultura. Desses grupos preocupados em discutir sobre assuntos de interesse em comum, emerge a inteligência coletiva onde o saber compartilhado é estimulado pela capacidade hipertextual do ambiente virtual e a navegação através de links interligados de forma não linear, dos quais emergem novos conhecimentos dando forma a cibercultura.
Para adentrar o ciberespaço é necessário o computador com acesso a internet em banda larga para que se possa usufruir de recursos como o vídeo digital. Já para participar da cibercultura é necessário também o domínio dos recursos disponíveis como a criação de blogs e comunidades. Além de ser autônomo, isto é, não ser refém de links de publicidade. Também se faz necessário desenvolver a capacidade autoral, permitindo sua contribuição ativa na cibercultura como agente participativo e não apenas um consumidor receptor como vemos nos meios de comunicação unidirecional.