Sala de Discussão - Análise online

Auto analise-Trazer todos de volta

Auto analise-Trazer todos de volta

por Usuário excluído -
Número de respostas: 5

Vamos la pessoal, se possivel concentrem esforcos nesse forum, o nosso forum uma versao mais focada da pergunta geral que fiz agora ha pouco no forum da unidade anterior.

Se fossem analisar uma unidade, como a analisariam? Tal analise estaria sendo guiada por qual pergunta de pesquisa, ou alternativamente, que pergunta de pesquisa emergiu para voce quando analisou uma dada unidade deste nosso curso que esta perto do final?

A ideia com esse forum e trazer todos de volta, mesmo se nao der tempo de ver novos videos ou ler os capitulos e livros que postamos... use sua leitura antiga e a discuta com foco na metodologia de pesquisa aqui em nosso modulo...

ele acaba no final de semana... e ai temos somente mais dois modulos!

abracos,

marcelo c. borba

Em resposta à Usuário excluído

Re: Auto analise-Trazer todos de volta

por Usuário excluído -

Analisando o nosso módulo, olhando para sua primeira unidade, observamos que emergem das informações ali postadas várias concepções, preocupações e discussões sobre paradigma pesquisa, metodologia e conhecimento (temas do módulo) e como cada participante enxerga a relação entre esses temas.

Talvez uma pergunta de pesquisa seria: o que pessoas pertencentes a vários programas de pós-graduação, com vivencias e experiências em pesquisas de áreas distintas, entendem por pesquisa? De forma secundária ainda poderíamos estar analisando, instigados pela figura de uma maça/laranja, como os pesquisadores, junto com suas concepções e crenças, debatem, argumentam e trocam experiências via fórum, em um projeto de educação a distância online?

Abraços

Silvia Viel

Em resposta à Usuário excluído

Re: Auto analise-Trazer todos de volta

por Usuário excluído -

Olá Marcelo, Silvia  e demais colegas: em primeiro lugar quero dizer que gostei muito das abordagens e dos textos sobre pesquisa qualitativa do grupo. Reflexões dessa natureza são sempre bem-vindas, sobretudo para nós, pesquisadores.

A figura da maça/ laranja para mim mostra dualidade e contradição, “objeto híbrido” mudança de paradigma... tal qual  o ” ambiente virtual”;  tem plasticidade, volatilidade, flexibilidade e  provisoriedade. Diante dessas características dos AVA e observando o módulo[1] que nossa equipe construiu algumas questões de pesquisa que me instigam são: 

Como acontece a aprendizagem ou quais as estratégias cognitivas que os alunos utilizam nos ambientes online ? Qual o modelo de formação  docente  ideal para intensificar cada vez mais as possibilidades de diálogo com os alunos cujas subjetividades são tão diferentes ? A metodologia qualitativa de pesquisa que há vinte anos utilizamos vai realmente dar respostas à esse volátil, plástico e flexível mundo virtual?

 Ainda volto ao diálogo!

[1] 7 MULTIMÍDIA E EDUCAÇÃO

Em resposta à Usuário excluído

Re: Auto analise-Trazer todos de volta

por Usuário excluído -

Maria Olivia,

essa e uma otima pergunta... e nao acho que tenhamos a resposta... no livro eadonline, no capitulo que esta aqui no ambiente, tenatmos mostrar algumas da mudancas que estao ocorrendo...e pode ser que isso leve a mudancas gerais, mas creio que a ideia de tentar compreender os fenomoenos, ao inves de trabalhar apenas com o que se pode quantificar... vai durar ainda... o que tenho visto sao algumas teses que ja exploram o display da internet para modificar , transformar a forma de apresnetar e analisar dados.. e isso e fascinante....

E viva a Naranja!

abracos,

marcelo c. borba

Em resposta à Usuário excluído

Re: Auto analise-Trazer todos de volta

por Usuário excluído -

Olá, apesar de não ter participado efetivamente, por estar num momento bem intenso de atividades, vejo a grande relevância e alerta que este módulo ofertou para refletirmos que o melhor caminho para este país na academia, na industria, nas empresas, enfim, nos diferentes setores está calcado na pesquisa e tecnologia, portanto....vamos abraçar estas idéias e fazer delas nossa missão como pesquisadores e educadores, a hora é agora, um módulo sensacional, pretendo, se os conteúdos ficarem disponíveis, rever todos os itens postados,

Abços...

Elizete

Em resposta à Usuário excluído

Re: Auto analise-Trazer todos de volta

por Usuário excluído -

Ola pessoal

Um dos principais pontos que notei nas interatividades das unidades foi que, apesar de haver ricas discussoes e em forte harmonia, as discussoes foram muito alem da proposta inicial dos tutores... os pensamentos apontavam para direcoes bastante diversificadas... o que eh muito interessante do ponto de vista pedagogico... Ainda, esse "ir alem" jah eh uma caracteristica forte das interatividades online e, certamente, foi potencializado pelo uso de metaforas: a representação da laranja-maca foi retomada em diversos modulos, por exemplo. Tambem, outras metaforam foram propostas. Toda essa dimensao bastante abrangente de discussoes propostas nos faz refletir sobre o papel dos tutores neste cenario pedagogico. Como poderiamos sintetizar algo tao dinamico? Quais seriam as principais categorias que apontariam os significados e conhecimentos produzidos nesse modulo? Nesse sentido, minhas perguntas seriam: como criar uma narrativa digital (multimodal) que de indicios sobre os significados e conhecimentos produzidos neste modulo? qual seria o design desta narrativa?

Atenciosamente

Ricardo