Sala de Discussão - Vídeo Web 2.0

Mídia e Produção do Conhecimento

Mídia e Produção do Conhecimento

por Usuário excluído -
Número de respostas: 11
Olá Pessoal!

Esse fórum acontecerá em paralelo com o fórum “Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos” e tem como objetivo discutir e apresentar exemplos (textos, imagens, vídeos, etc) que ilustrem como uma mídia pode condicionar a produção do conhecimento.

Para ilustrar e iniciarmos as reflexões, segue abaixo uma foto que uma aluna de um curso a distância online apresentou para sua colega de dupla, por meio de um ambiente virtual, durante a elaboração de um projeto sobre telefonia:

Gráfico curso de Tendências

Como a mídia condiciona a comunicação e, consequentemente, a produção do conhecimento em um dado contexto?

Parcitipem desse debate!

Abraço,

Paula.
Em resposta à Usuário excluído

Re: Mídia e Produção do Conhecimento

por Usuário excluído -

Tanto as considerações da ana Paula como o vídeo apontam para a idéia central de Marshall McLuhan: o meio é a mensagem. 

Gosto muito desse vídeo porque ele é emblemático de como os instrumentos sígnicos constituem os nossos modos de objetivação, no tocante à construção do conhecimento.

Infelizmente, boa parte da educação formal parece insistir em permancer alheia ao quanto as mídias acabam por influenciar os modos de pensar e de se comunicar das crianças e jovens e permanece na verborragia, seja ela oral ou escrita. Com isso, as propostas acabam por não ecoar nas subjetividades dos estudantes. Eles passam pela escola, mas ela não os toca de verdade. É claro que, de modo algum, deixo de reverenciar o acréscimo de uma boa leitura à formação de qualquer um de nós, mas os educadores devem tentar se aproximar da linguagem das crianças e jovens, dos seus instrumentos sígnicos, do seu mundo da vida, na acepção fenomenológica, para que a relação educando-educador de fato seja significativa a ambos os atores sociais.

Partindo do pressuposto de que a mídia tem relação biunívoca com a produção do conhecimento, quais as implicações disso para a produção do conhecimento científico e seus decorrentes procedimentos metodológicos?  

Em resposta à Usuário excluído

Re: Mídia e Produção do Conhecimento

por Usuário excluído -
Lucila,

gostei bastante das suas considerações e sobre a questão que apresentou, penso que as mídias condicionam a produção do conhecimento científico e, para cada contexto, procedimentos diferenciados devem ser utilizados.

Por exemplo, a imagem que postei anteriormente nesse fórum fez parte dos dados da minha tese de doutorado, que foi desenvolvida tendo como base um curso realizado totalmente a distância. Sendo assim, a fotografia do gráfico apresentado pela aluna no ambiente virtual, embora feito com lápis e papel, é, na minha visão, qualitativamente diferente de um gráfico feito com lápis e papel em um curso presencial. Quando a aluna fez aquele gráfico, ela tentava ilustrar uma idéia matemática para outra aluna e, como não conseguiu verbalizá-la, fez a representação da mesma em uma linguagem matemática e postou no ambiente. Se a situação tivesse ocorrido em um contexto presencial, talvez os procedimentos utilizados pela estudante fossem outros.
Sendo assim, os procedimentos metodológicos utilizados por mim levaram em consideração o contexto da pesquisa e isso implica diretamente, a meu ver, na produção do conhecimento científico.
Entendo que a metodologia de pesquisa é formada pelos procedimentos metodológicos, que devem estar em harmonia com a visão de produção de conhecimento. Se as mídias condicionam a produção do conhecimento, os procedimentos metodológicos também devem considerar essa questão.

Bons debates a todos!
Paula

Em resposta à Usuário excluído

Re: Mídia e Produção do Conhecimento

por Usuário excluído -

As colocações de Ana Paula e Lucila são bastante pertinentes  na medida em que evidenciam como a produção do conhecimento condiciona os procedimentos metodológicos. As pesquisas online têm  singularidades e a metodologia deve ter características diferentes. Uma questão importante é atender para as características da linguagem desenvolvida com a internet.

Analisando o texto de Borba e Villarreal (2005) apresentado pelo grupo, os autores defendem que a " linguagem desenvolvida com a internet apresenta características  de uma fala escrita ou de uma escrita falada, originando daí a idéia de denominá-la de oralidade de terceira ordem" Ora as pesquisas online e os pesquisadores devem ter sensibilidade para observar o contexto e privilegiar uma metodologia qualitativa adequada. 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Mídia e Produção do Conhecimento

por Usuário excluído -

Ola Pessoal

* Esta postagem refere-se ao fórum da unidade anterior... Há algum bug, de modo que a opção “responder” não aparece quando acesso aquele forum.

Sobre visão de conhecimento ? procedimentos.

Estamos evidenciando uma perspectiva que entende a metodologia de pesquisa como o processo que busca otimizar uma harmonia (sinergia) entre os pressupostos teóricos do pesquisador e seus procedimentos durante o pesquisar. Há uma moldagem recíproca neste contexto. Procedimentos influenciam perspectivas teóricas do pesquisador e vice-versa.

Suponhamos uma perspectiva teórica que enfatiza o caráter coletivo e tecnológico na produção de conhecimento: a idéia de seres-humanos-com-mídias. Por um lado, tal perspectiva já vinha sendo assumida em pesquisas que apontavam o uso de “antigas tecnologias informáticas” como calculadoras, calculadoras gráficas e software. Por outro lado, estamos entendendo que os procedimentos de pesquisa vem se (re)organizando em ambientes online. Ora, se há uma moldagem recíproca entre visão de conhecimento e procedimentos, como a visão seres-humanos-com-mídias vem se (re)organizando a partir do uso da internet? Qual a diferença estrutural entre seres-humanos-com-calculadoras e seres-humanos-com-internet?

Atenciosamente

Ricardo

Em resposta à Usuário excluído

Re: Mídia e Produção do Conhecimento

por Usuário excluído -

Ola Paula

Lembro de um vídeo que vc apresentou certa vez aqui no gpimem...

Acho que este eh bastante interessante para esta discussão... contrasta a rigidez da escrita e a plasticidade da informática.

 

http://www.youtube.com/watch?v=6gmP4nk0EOE

 

Atenciosamente

Ricardo

Em resposta à Usuário excluído

Re: Mídia e Produção do Conhecimento

por Usuário excluído -

Ola Pessoal

Como nao consegui acessar o topico inicial, somente agora percebi  que a discussao sobre este video jah fora iniciada...

Uma das minhas maiores inquietações eh com relação ao aspecto institucional de produção de pesquisas... Explico:

A plasticidade das mídias digitais explicitada no vídeo está em harmonia com a dinamicidade do processo de produzir uma pesquisa. No entanto, do ponto de vista institucional, somos "obrigados" a textualizar este processo dinamico em formato de livro (tese ou dissertação). Alguns artificios podem ser utilizados para minimizar a rigidez da escrita (inserir notas de rodapes, figuras, indicativos para outras paginas, etc.). Mas isso eh "pouco". Anexar um cd ou dvd ao texto com registro de dados em videos, por exemplo, jah modifica nosso entendimento sobre a pesquisa investigada. O mesmo com os periodicos digitais (videopapers). Navegar na web, em hipertextos, assistir e postar videos, ou experimentar simulações e objetos virtuais de aprendizagem, nos permite usufruir de diversificados modos de comunicação: esta eh a dimensao multimodal do discurso (academico).

Por um lado, aprecio a rigidez da escrita, pois ela eh um dos principais meios para controlar nossa subjetividade... o que eh necessario (mas nao suficiente) para produzir uma pesquisa. Minha inquietação eh com a aceitação do texto escrito como o unico produto a ser aceito por uma comunidade academica. Por que ao inves de entregarmos uma tese ou dissertação em formato de livro, nao podemos produzir diversos arquivos digitais (incluindo um texto) e entregamos um pen drive a uma banca examinadora, por exemplo? 

ate mais

Ricardo

Em resposta à Usuário excluído

Re: Mídia e Produção do Conhecimento

por Usuário excluído -

Olá Ricardo,... olá pessoal,... acho que caminhamos para isso, ao mesmo tempo que vemos aumentar a cada dia o controlade e padronização de  informações e pesquisas, em um modelo muitas vezes ultrapassado ...de prateleira... talvez seja essa uma oportunidade para a fulga...

Bjs

Silvia

Em resposta à Usuário excluído

Re: Mídia e Produção do Conhecimento

por Usuário excluído -
Ricardo acredito que estamos caminhando para (des) textualizar os processos de produzir pesquisa....sobretudo nas Universidades que têm uma tradição na àrea:  a depender da banca e do  seu nível de alfabetização  digital o "pen drive" seria aceito.
Em resposta à Usuário excluído

Re: Mídia e Produção do Conhecimento

por Usuário excluído -

Maria Olivia,

eu acho que mais legal ainda vai ser quando chegarmos ao ponto de podermos termos um producao digital, com a cara do discurso multimodal.. e nao so a tese escrita no pen drive.

abracos,

marcelo 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Mídia e Produção do Conhecimento

por Usuário excluído -

Olá Colegas...

O ser humano é muito adaptável  e é isso que ao mesmo tempo gera consequencias boas e ruins. Explico: boas no sentido de poder incomporar as mudanças e se utilizar delas... ruins pois essa capacidade de adaptação  permite uma certa acomodação. Assim a inserção das mídias pode ser vista por um lado positivo... como ferramenta na produção do conhecimento, e de um lado negativo... como algo que não saibamos mais sobreviver sem...

Bjs

Silvia

Em resposta à Usuário excluído

Re Reta final

por Usuário excluído -

Pessoal,

vamos la... reta final.... vamos participar desta unidade para tetarmos integrar outras unidades.

Seria legal se nesta unidade conseguissemos pensar... se este curso como um todo, fosse dados de uma pesquisa, e agora nos temos todos esses foruns, chats e videos armazenados... Se esses fossem os dados de uma pesquisa, a que pergunta de pesquisa esses dados poderiam servir de suporte para a resposta?

abracos do canada,

ps.domingo falarei sobre educacao (matematica) online em um encontro de educacao matematica canadense. Qual seria coisa mais importante para dizer para os canadenses sobre nossa experiencia?