Sala de Discussão - Visão de Conhecimento X Procedimentos

Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -
Número de respostas: 11
Olá Pessoal!


Mais uma semana de curso e nela discutiremos sobre visão de conhecimento e os procedimentos metodológicos adotados pelo pesquisador em uma pesquisa.

No texto indicado para leitura, Araújo e Borba (2004) acreditam que a utilização de diferentes procedimentos pode influenciar nos resultados dos estudos e, com isso, destacam a triangulação como “uma forma de aumentar a credibilidade de uma pesquisa que adota a abordagem qualitativa”, a qual “consiste na utilização de vários e distintos procedimentos para a obtenção dos dados” (p.35).

Uma das questões que podemos debater, então, é como eleger os procedimentos, levando em consideração a maneira que o conhecimento é produzido.

Boas discussões!

Até breve,

Paula
Em resposta à Usuário excluído

Re: Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -

Eu creio que a triangulação é ainda mais fácil e interessante de ser feita em pesquisas realizadas em ambientes online. Os rastros deixados geram possibilidades de para que tendências sejam verificadas.

O que acho mais interessante, entretanto, dentro do tópico desta unidade é que creio que o discurso multimodal, com a combinação de textos, imagens, ícones e animação.. dará nova dimensão ao que temos chamados de pesquisa qualitativa. A valorização desta nova forma de discurso levará vai interagir com a visão de conhecimento que subjaz a pesquisa qualitativa.

Métodos qualitativos valorizam o discuros, o idiosincrático, e creio que as possibilidades dos ambientes online podem intensificar a visão de conhecimento materializada pela pesquisa qualitativa, em um momento em que a ênfase em testes e medições volta a valorizar a quantificação do que os seres humanos (com mídias) conhecem.

abraços,

Em resposta à Usuário excluído

Re: Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -

Acho fundamental que seja discutido o que já foi colocado em outros  foruns: não podemos restringir a discussão de metodologia a procedimentos.

Para mim, metodologia é a interface entre visaõ de conhecimento e procedimentos... Visão de conhecimento molda os procedimentos e procedimentos ajudam a configurar a visão de conhecimento.

grande abraço,

marcelo

Em resposta à Usuário excluído

Re: Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -

Estou muito empolgada com nossas discussões!

Seguindo a mesma linha de raciocínio, seguem os excertos que escolhi:

Particularmente, a triangulação em uma pesquisa qualitativa consiste na utilização de vários e distintos procedimentos para obtenção dos dados. Os principais tipos de triangulação são a de fontes e a de métodos. (p. 37)

Poderíamos, então, estender a noção de triangulação em uma pesquisa para a triangulação na pesquisa de um grupo, que se realiza, dentre outras formas, por meio das pesquisas de cada um de seus membros que, por sua vez, estão relacionadas entre si. (p. 38).

Ao realizar uma pesquisa, torna-se importante que, após a definição do tema, seja encontrado um foco, que se traduz, de forma mais específica, em um problema ou pergunta de pesquisa. E um procedimento primordial nessa empreitada é a revisão da literatura, na qual o pesquisador situa seu trabalho no processo de produção de conhecimento da comunidade científica. (p. 41).

Para nós, o conhecimento não é descoberto e nem é transmitido: ele é uma produção gradativa de um coletivo pensante (LÉVY, 1999). (p. 43)

Mais que isso, no caso da pesquisa em Educação, é também necessário que haja uma visão de Educação que esteja coerente com a de conhecimento e a de metodologia. (p. 44).

Como procuramos deixar claro, existem fundamentos que, articulados, constituem a alma da pesquisa. (p. 45).

Estes excertos foram escolhidos por mim, pois, ao falar da triangulação como recurso que colabora com o rigor de uma pesquisa qualitativa, ao ampliar a triangulação para o universo da pesquisa em rede e ao esclarecer que as abordagens e os procedimentos metodológicos decorrem das visões de conhecimento, tais excertos colocam o método para muito além da mera escolha de procedimentos de investigação. Ao contrário, deixam claro que as técnicas decorrem de uma premissa maior: a visão de conhecimento, já que a pesquisa é um dos principais instrumentos de construção de um conhecimento específico: o científico.

No meu entendimento, os apontamentos destes excertos articulam-se com as ideias de Chizzotti, para quem “... o sujeito-observador é parte integrante do processo de conhecimento e interpreta os fenômenos, atribuindo-lhes um significado” (1998, p. 79).

In: CHIZZOTTI, A. Pesquisas em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1998.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -

oi Lucila, oi pessoal,

Eu acho que o que a Lucila diz é fundamental, podemos fazer uma triangulação como um conceito para incentivar a pesquisa em rede, a colaboração. Acho inclusive que a virtualidade facilita isso, já que ambientes como este que utilizamos possibilitam que com facilidade escrevamos textos coletivos.  Para por apetite ... na semana que vem vamos propor um exercício coletivo, baseado nesta idéia.

A outra questão relacionada a este tema é que podemos usar a idéia de mosaico pra relacionar pesquisas correlatas com focos próprios mas que em conjunto podem ter abrangência maior. Em alguns casos elas também podem ser vistas como triangulação já que apontam em direções semelhantes.

abraços,

marcelo c. borba

Em resposta à Usuário excluído

Re: Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -

A metáfora do masaico é particularmente oportuna para o desenvolvimento de pesquisas em rede. Muito legal essa proposta, Marcelo!

[ ]

Lucila

Em resposta à Usuário excluído

Re: Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -

Olá!

Achei muito interessante sua definição de metodologia, Marcelo: "Para mim, metodologia é a interface entre visão de conhecimento e procedimentos".

Algumas questões estão bem colocadas no texto, as quais concordo inteiramente:  numa pesquisa o "desenho" é emergente e é aconselhável se utilizar uma multiplicidade de procedimentos para se obter a confiabilidade da pesquisa,etc.

Gostaria apenas de acrescentar que a palavra modelagem veio  para a educação e nos anos 80 teve   com uma conotação negativa, bastante criticada pelos educadores da época, sempre associada ao behaviorismo e á inercia do sujeito construtor. Gostaria  de entender melhor a modelagem em matemática.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -
Olá Olivia.
A Modelagem existe, para alguns, desde o início do desenvolvimento da Matemática, visto que conceitos como de número, funções, etc. são, para alguns, modelos de certa realidade. Um modelo matemático pode ser considerado como um conjunto de símbolos e relações matemáticas que representam de alguma forma um fenômeno estudado.
A Modelagem começou a ser utilizada em outras áreas do conhecimento, fora da Matemática, e, em seguida, na Matemática Pura e Aplicada, chegando à Educação Matemática posteriormente. Resumidamente, podemos dizer que existem dois grupos que utilizam a Modelagem: os que a vêem como um método de pesquisa em Matemática e os que a vêem como uma abordagem pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
No Brasil, a Modelagem, no contexto da Educação Matemática, surgiu inspirada nas idéias de Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrósio, educadores que valorizam aspectos sociais em salas de aula. É nessa perspectiva de Modelagem que são baseados os trabalhos do GPIMEM – Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática.
A Modelagem possui concepções distintas e o que as diferencia, basicamente, é a ênfase na escolha do problema a ser investigado, que pode partir do professor, pode ser um acordo entre professor e alunos ou então os estudantes podem escolher o assunto que pretendem investigar.
Entendemos a Modelagem, como uma estratégia pedagógica que privilegia a escolha de temas pelos alunos para serem investigados e que possibilita aos estudantes a compreensão de como conteúdos matemáticos abordados em sala de aula se relacionam às questões cotidianas. Nessa concepção, ela pode ser considerada como semelhante à Pedagogia de Projetos.

Um abraço,
Paula
Em resposta à Usuário excluído

Re: Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -

Ana Paula: agora fica bem claro para mim que os interlocutores da abordagem da "modelagem" no contexto da educação matemática foram outros (e, diga-se de passagem, excelentes: Freire, D´Ambrósio, etc.) enquanto na Pedagogia, alguns dos chamados críticos sociais dos conteúdos, tentaram condenar as tendências pedagógicas anteriores como "escolanovismo e tecnicismo ( essa última associada ao Behaviorismo) de forma radical, sem  entender o contexto social onde foram geradas  tais tendências. Na época, o conceito de modelagem estava associado á corrente behaviorista. Sinto-me satisfeita com sua resposta porque (des) constrói alguns tabus que envolvem a nossa pedagogia e alguns conceitos que até hoje pairam  estigmatizados em certos grupos acadêmicos.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -

Que bom que gostastes da metáfora Lucila. Eu a acho fundamental para a pesquisa online...

Maria Olivia, eu creio que essa definição de metodologia, visa encontrar um balanço entre um tecnicismo que acha que passos rígidos levam a boa pesquisa e uma visão filosófica que não vê necessidae em nenhum planejamento, processos para diminuir efeitos subjetivos, .. etc...

acresecentando ao que já disse a Ana Paula. A modelagem vem da idéia da matemática aplicada.. de ter um problema em aberto ( o vazamento de óleo no litoral) ter que modela-lo  e tentar montar um probema mais fechado (quando óleo pode chegar às praias) e tentar prever e evitar que o desastre seja ainda maior. Dessa prática veio a idéia de ter os alunos escolhendo o tema, e moldando o problema ao invés de achar a resposta certa.....

abraços...

marcelo c. borba

Em resposta à Usuário excluído

Re: Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -
Marcelo sinto-me contemplada  com a concepção de "modelagem"  aqui apresentada. Minha crítica incide em  alguns dos chamados teóricos críticos das "tendências pedagógicas" em Educação que tomaram de forma descontextualizada a palavra " modelagem" ...
Em resposta à Usuário excluído

Re: Visão de Conhecimento e Procedimentos Metodológicos

por Usuário excluído -

Prezada Maria Olivia,

È verdade.  A falta de contexto prejudica e muito... e me lembro de novo da laranja/maça. As pessoas ao invés de tentarem rotular uma dada metodologia, devem tentar compreende-la. Seja 'metodologia' , como enfoque pedagógico (e.g. modelagm), seja metodologia de pesquisa.

Parece que nosso moodle está de volta.. mas não sei se estamos recebendo mensagems por mail.