Construção de Mapa Conceitual

Dúvidas

Dúvidas

por Usuário excluído -
Número de respostas: 19
Compartilhe conosco suas dúvidas na construção de Mapas Conceituais.
Em resposta à Usuário excluído

Re: Dúvidas

por Usuário excluído -

Não tem pra onde!

Realmente e definitivamente criatividade é sinônimo de educar.

Muita criatividade mesmo! Parabéns a equipe da PUCPR.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Dúvidas

por Usuário excluído -

Olá colegas,

Estou conectada para tirar dúvidas e esclarecerecimentos para a construção dos mapas.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Dúvidas

por Usuário excluído -
Luiza, não tive dúvidas quanto à questão dos mapas conceituais, gostaria de fazer um voto de louvor ao material que o grupo preparou. Excelente para nossa prática pedagógica. Eu já usei os mapas conceituais, no entanto o material enviado enriquecerá minhas ações futuras, Muito obrigada, Lina
Em resposta à Usuário excluído

Re: Dúvidas

por Usuário excluído -

Olá, retomando após a parada merecida pelo carnaval em nosso País, sabemos de outras nacionalidades de muitos colegas que cá estão nesta magnífica rede de trocas e acréscimos de saberes. Mas a música do Gonzaguinha, por ser ele brasileiro,  conclama a nossa festa que é o carnaval no Brasil. Assim, acolhemos no refrão "por ser brasileiro" a todas as nacionalidades com muito carinho e amor em nosso coração.Torna-se com isso um mapa de conceitos integrados e entrelaçados, uma grande teia de significados.

Abraços a todos,

Elizete....

Em resposta à Usuário excluído

Re: Dúvidas

por Usuário excluído -

Olá equipe do Paraná! Adorei o módulo de vocês! Foi tão interessante que quase não sentimos o término do mesmo, já se aproximando...

Sempre utilizei  esquemas conceituais e o Cmap Tool mas de forma muito prática e com um certo autodidatismo. O material enviado e os links vão me ajudar a refletir e a teorizar um pouco mais todas essas questões...

Parabéns!

Em resposta à Usuário excluído

Re: Dúvidas

por Marco Silva -

Gente, esse vídeo carnavalesco me surpreendeu!!! Uma beleza! Parabens mais uma vez à equipe PUC.Pr pela criatividade e simpatia. Se alguém não viu, veja aqui agora:

http://www.youtube.com/watch?v=0WHXVC7yirA&eurl=http://fernandoscpimentel.blogspot.com/&feature=player_embedded

As máscaras estão demais!

Equipe, estou fazendo exercícios com o Cmap... Não tenho dúvidas propriamente. Eu preciso é de exercícios. Com base nas orientações de vcs, nas dúvidas e contribuições do colegas, vou caminhando e construindo meu caminho na temática dos Mapas Conceituais que passei a respeitar ainda mais com o módulo de vcs.

Outro tema que passei a conhecer e a respeitar (como já disse aqui, para mim é inteiramente novo) é a "aprendizagem significativa" em Ausubel. Elizete, em um parágrafo eloqüente, me deu a chave de leitura que eu precisava. Estou fazendo um trabalho de garimpagem nas postagens deste módulo, além de leituras na web. É assim que venho sistematizando para mim mesmo meus primeiros passos neste tema valioso.

Há ainda este restinho de módulo pós carnaval. Estou atento e saboreando o desfecho. Gostaria apenas de saber de vcs o seguinte: por que articular Mapas conceituais e Aprendizagem significativa? Por que esta equipe priorizou esta combinação tão específica no contexto da inquietação maior desta pesquisa interinstitucional?

Forte abraço,

Em resposta à Marco Silva

Re: Dúvidas

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -
Olá Marco,
Ficamos muito felizes que gostaram do vídeo, foi feito com muito amor!!
Estou aqui pensando na resposta da sua pergunta, muito profunda e oportuna!
Vou pensar sobre ela hoje a prometo que amanhã posto minhas idéias.

Pessoal, existem vários vídeo que explicam passo-a-passo o Cmap no youtube, gosto muito o do René de Paula - http://www.youtube.com/watch?v=9W_lo8-TszI

Qualquer dúvida estamos a disposição.
[]s
Raquel
Em resposta à Marco Silva

Re: Dúvidas

por Usuário excluído -

Olá, Marco e colegas.

Penso que em nosso Módulo Cartografia Cognitiva e Investigativa, a relação que se estabelece entre Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa esta no sentido de que todo percurso da aprendizagem se delineia por caminhos mais diversos possíveis, ex: de certa forma acredito que quase tudo na vida tem um começo, meio e fim, traçam-se caminhos, acontecem relações de apropriação, ou não, dependendo dos significados que se interligam. É na realidade a grande teia da vida e das relações que nos conectamos e nisso a cartografia, o desenho dos caminhos que envolvem seres racionais e os efeitos que ela causa, poderíamos aqui no aspecto do ser epistêmico, cognoscente estabelecer a relação entre mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa, onde elos, entre a razão e a emoção se integram e atingem novos patamares mentais na evolução do ser. Podemos pensar nas relações interpsíquicas e intrapsíquicas que se embricam em sinapses, trazendo resultados a todo e qualquer ato que cada um de nós percorre no seu tempo  de vida. Se pudermos entender cada vez mais isso e traçarmos caminhos metodológicos altamente significativos, aqui no caso da aprendizagem, creio que atingiremos mais rápido e melhor determinadas metas.

"O que é, exatamente por ser tal como é,não vai ficar tal como está."
Bertolt Brecht
"Nos processos de ensinagem o essencial é que o ato de aprender e ensinar sejam significativos e seus processos materiais possam ser apreendidos com a objetivação de se fazer sentido, tanto para ensinantes como para aprendentes, quando uma informação nova busca ancoragem em conceitos anteriormente existentes nas estruturações de cognição presentes em cada um de nós. A informação nova interage com as estruturas específicas do conhecimento, por Ausubel denominada de "subsunçor".  Neste sentido, o que precisa ser apreendido liga-se ao já conhecido, e à medida que tal processo não ocorre, o que podemos perceber é a aprendizagem mecânica , outro conceito importante na teoria de Ausubel, onde se constata que, quando as novas informações são apreendidas sem interação, não ocorre nenhuma alteração na estrutura cognitiva e sim o processo de decorar fórmulas e leis, regras e conteúdos para apenas ser avaliado, sem nenhuma significação real na constituição das subjetividades dos sujeitos. Na aprendizagem significativa, o fundamental é que ocorra ao menos duas situações iniciais. A primeira reside na figura do aprendente, que deve ter incorporado ao seu mover-se no mundo o desejo de aprender, indo além da memorização pura e simples. Outra situação a ser observada está ligada ao fato de que o conteúdo/tema a ser assimilado, construído e apreendido na relação de ensinagem entre ensinantes e aprendentes deve ser significativo, criar possibilidades de vínculos psicológicos e filosóficos e conter, em sua vinculação, sentido lógico e que neste processo, ocorra a mediação enquanto experiência entre sujeitos que interagem, cada qual com sua própria bagagem existencial e com seus próprios modos de ser e estar neste movimento de aprendizagem. Na experiência que aqui é relatado fica claro que a construção do conhecimento se dá a medida em que cada um movimenta-se no sentido e na direção de articular novos saberes aos que já possui. Tal estruturação cognitiva perpassa a trajetória de cada aprendente, em todo o seu processo existencial, vivenciado de modo consciente ou não,   através de uma seqüência de eventos, única para cada pessoa"(BEAUCLAIR).

Ausubel, David. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune & Stratton,1963.
Ausubel, David. In defense of advance organizers: A reply to the critics. Review of Educational Research, 48, 251-257, . 1978).
Ausubel, David, Novak, J., & Hanesian, H. Educational Psychology: A Cognitive View (2nd Ed.). New York: Holt, Rinehart & Winston, 1978.
AUSUBEL, David P. Psicologia Educativa: um punto de vista cognoscitivo. México: Trillas, 1978.
BEAUCLAIR, João. Olhar, ver, tecer: a busca permanente da teoria no campo psicopedagógico. In.:  Pinto, Silvia Amaral de Mello, (coord.) e SCOZ, Beatriz Judith Lima et al.  (orgs.) Psicopedagogia: contribuições para a educação pós-moderna.  Editora Vozes, Petrópolis, 2004, p. 24-35.

Abços Virtuais,

Elizete....

Em resposta à Marco Silva

Re: Dúvidas

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -
Olá pessoal,
Pensando na resposta para a pergunta do Marco, acredito que a Prof.ª Elizete
trouxe uma questão essencial que são os Mapas conceituais como metodologia, uma
estratégia potencialmente e facilitadora de uma aprendizagem significativa.
Os mapas conceituais são diagramas que mostram relações significativas entre
conceitos e como Ausubel coloca “a aprendizagem é dita significativa quando uma
nova informação (conceito, idéia, proposição) adquire significados para o
aprendiz através de uma espécie de ancoragem em aspectos relevantes da estrutura
cognitiva preexistente do indivíduo, isto é, em conceitos, idéias, proposições
já existentes em sua estrutura de conhecimentos (ou de significados) com
determinado grau de clareza, estabilidade e diferenciação.”
Acredito que esses conceitos juntos indicam uma percepção que mapas conceituais
como metodologia de ensino apontam a uma aprendizagem em uma nova direção, com
um novo enfoque o que possibilita a aprendizagem significativa.
[]s
Raquel

Em resposta à Marco Silva

Re: Dúvidas

por Usuário excluído -

Ola Marco,

Priorizamos esta combinação, por uma questão de origem teórica.

Novak foi o primeiro a propor o uso de mapas conceituais - com esta denominação. Ele era discípulo de Ausubel. E propoôs a cronstrução de mapas conceituais partindo dos pressupostos da Aprendizagem Significativa.

Posteriormente ele incorporou conceitos teóricos de Piaget e Vigotyski.

Em anexo nas próximas respostas coloco três slides de um ppt, que apresentam três mapas conceituais: um  de Aprendizagem Significativa de minha autoria e outros dois de alunos meus sobre mapas conceituais.

Espero que ajude.

Bj

Paty

Em resposta à Usuário excluído

Re: Dúvidas

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -
Olá colegas,

Fevereiro é curto...hoje é o último dia do nosso módulo.
Gostaria de compartilhar com vocês a minha enorme satisfação de poder participar dessa experiência.
Gostaria de agradecer a ajuda da Kelly Fernandes com o Moodle, aprender a mexer com essa ferramenta incrível foi formidável.
Estamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida e nos vemos nos próximos módulos.
[]s
Raquel

Em resposta à Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Parabéns

por Usuário excluído -

Quero parabenizar a equipe da PUCPR pelo desempenho, pela atenção, pela disponibilidade, pela imensa criatividade, enfim, por estarem nos oportunizando estas reflexões tão pertinentes e relevantes no nosso processo de discussão da Educação e Docência Online.

Parabéns e obrigado.

Com certeza todos nós passamos por este módulo nos enriquecendo com cada observação, com cada interação.

Um grande abraço, bem alagoano.

Fernando Pimentel

Em resposta à Usuário excluído

Re: Parabéns

por Marco Silva -

Tb parabenizo a equipe da PUC.Pr. Vcs souberam criar um clima convidativo, caloroso e provocante com as especificidades “mapas conceituais” e “aprendizagem significativa”. Com estes temas relevantes e bem conduzidos trouxeram originalidade e qualidade ao nosso ambiente de trabalho. Sinto que houve inesquecíveis aproveitamentos e mobilizações.

Forte abraço para cada integrante desta linda equipe! 

bjs, Marco Silva

Em resposta à Usuário excluído

Re: Dúvidas

por Ieda Carvalho Sande -

Parabéns à equipe da PUCPR pela criatividade! Foi um módulo leve, alegre e muito profundo.

Muito obrigada pela oportunidade de participar (escondidinha) das reflexões tão relevantes de todo o grupo envolvido.

Um grande abraço!

Ieda Sande