Mídia e Mediações Pedagógicas

TV: o mais impactante dos meios de comunicação massiva

 

TELEVISÃO: o mais impactante dos meios de comunicação massiva

Concordamos com Moran quando afirma que a informação e a forma de ver o mundo predominantes no nosso país provêm da Televisão (MORAN – As Mídias na Educação).

Outros autores também apontam para a importância desse veículo de comunicação que  “ promoveu a integração nacional e contaminou o modo de olhar dos cidadãos” (BUCCI, 2000, apud TOSCHI, 2005, p.41).

No entanto, apesar do impacto que os meios de comunicação, sobretudo a Televisão,  vêm exercendo sobre a educação,  na perspectiva de Orozco há uma grande brecha entre a educação formal e os meios de comunicação, especialmente a TV.

Compreendida  junto ao meio social da criança, a TV pode ser fonte de prazer, entretenimento, estímulo á verbalização e oportunidades de transgressão. Integrando padrões do comportamento infantil, a televisão  precisa ser utilizada de forma crítica pela escola.

Ana Lúcia Rezende (2003) tece as seguintes considerações  sobre o papel da televisão na educação infantil :

"Como bem cultural produzido e consumido pela sociedade humana a televisão tem precipuamente a função de entretenimento. Isso não exclui a sua força pedagógica, que só é negada pela nossa sisudez de educadores. O valor do que ela ensina pode ser discutível, mas inegàvelmente, ela veicula mensagens e a audiência é também a grande e prazeirosa aula, quer do currículo paralelo ou daqueles que nunca tiveram qualquer currículo oficial " (REZENDE, 2003 p.82).