4.3 – RFA – The Reasonable Fallible Analyser

Além de programas para a construção de mapas, também estão sendo desenvolvidos programas para a sua avaliação.  [1] CONLON (2004), da Universidade de Edinburgo, está implementando um software chamado RFA – The Reasonable Fallible Analyser – para a avaliação formativa de mapas conceituais. 

Conlon apresentou seu trabalho no 1º Encontro Mundial sobre Mapas Conceituais em Pamplona, Espanha, em setembro de 2004, e suas idéias foram acolhidas com interesse por parte de Novak e Cañas.

Segundo Conlon, o RFA compara o mapa do aluno com o construído pelo professor e analisa as proposições, oferecendo dicas aos alunos quanto às suas construções.

O RFA avalia o mapa em termos quantitativos e oferece ao aluno a possibilidade de argumentação e negociação, caso não esteja satisfeito com sua nota.

O RFA ainda encontra-se em fase de testes, mas ele poderá ajudar muito o professor nessa tarefa importante que é a da avaliação dos mapas conceituais.

[1] - COLON, Tom.  ‘But is our Concept Map any good?’:  Classroom experiences with the Reasonable Fallible Analyser. In A. J. Cañas, J. D. Novak & F. M. Gonzáles (Eds.), Concept Maps: Theory, Methodology, Technology.  Proceedings of the First International Conference on Concept Mapping (Vol. I). Pamplona: Universidad Pública de Navarra, 2004.