2.3 A estruturação dos conceitos

A estruturação dos conceitos hierarquicamente também é uma prática que demanda empenho.

A escolha do conceito inclusor mais importante (do qual irão se desprender os outros conceitos que têm um nível menor de generalidade), dos tópicos principais e detalhes de apoio requer reflexão e planejamento, e a hierarquização ao longo dos galhos é diretamente dependente da compreensão do conteúdo sendo trabalhado, do conhecimento prévio dos alunos e do objetivo da construção do mapa.

Num mapa conceitual, as ligações podem ser de duas naturezas: verticais, chamadas de Diferenciação Progressiva, ou cruzadas (também chamadas de horizontais) denominadas de Reconciliação Integrativa.

A Diferenciação Progressiva está relacionada à hierarquização dos conceitos, de conceitos mais inclusivos para conceitos menos inclusivos (por isso é também conhecida como ligações verticais).

Na Reconciliação Integrativa, procura-se fazer relações entre conceitos de galhos (ou pernas) diferentes, procurando “integrá-los”.

São nas ligações verticais ou cruzadas que o aluno demonstra sua criatividade e conhecimento prévio, e devido a esses fatores é que elas devem ser encorajadas.