Fórum "Desafios à docência online na cibercultura"

Módulo 1 - Fórum: Que repercussões educativas das TIC

Re: Módulo 1 - Fórum: Que repercussões educativas das TIC

por Usuário excluído -
Número de respostas: 0

Bento,

Na tentativa de responder aos questionamentos que faz, aliando às minhas vivências, :

  • As atuais TIC contêm potencial para renovar a escola?
    • Alguns arriscam a dizer que sim, mas em minha opinião acho que as TIC são apenas ferramentas que podem auxiliar no processo educativo. Quanto a modificar tal processo, acredito que é necessário mais do que ferramentas, é preciso que haja uma mudança de postura dos educadores frente a estas TIC.

 

  • Quais são as características dessas tecnologias e quais são as repercussões organizacionais e curriculares que proporcionam?
    • As tecnologias da informação e comunicação têm caracterísiticas bastante diferenciadas, mas existem alguns pontos em comum, entre eles o suporte à colaboração coletiva e a virtualidade. Entretanto, tais características apesar de serem inerentes a estas tecnologias não garantem que os processos por elas auxiliados serão também colaborativos e/ou virtuais. Atualmente, ainda há poucos professores preparados para utilizarem diferentes artefatos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, seja na rede pública, ou na rede privada, onde teoricamente se tem maior disponibilidade de recursos para infra-estrutura. Este meu ponto de vista se fundamenta em observações sobre a atuação de diversos professores (de diversas modalidades de ensino). Quando vejo o uso de recursos de TIC em sala de aula, normalmente vejo como uma simples troca que "velho" pelo "novo". Como por exemplo, o uso da dupla indefectível "data-show+power point" numa simples substituição do "quadro+giz", porém continua aquela velha fórmula da educação bancária de "transmissão" de informação. Alguns professores têm reagido diante dos novos aparatos tecnológicos com um certo deslumbramento e outros com receio como se estivessem diante do 'apocalipse da educação'. Porém, vejo poucos tentando entender/perceber as tecnologias da informação como ferramentas no apoio à prática pedagógica. Enfim, não há planejamento para o uso das TIC, e por isso há a clara falta de aderência destas com os objetivos pedagógicos.

É, vejo que temos muito caminho a percorrer, mas também vejo que vocês/nós podemos estar entre aqueles que procuram tirar proveito do que as TIC nos apresentam.

Abs,

Jocelma