Fórum "Desafios à docência online na cibercultura"

Módulo 1 - Fórum: Que repercussões educativas das TIC

Módulo 1 - Fórum: Que repercussões educativas das TIC

por Usuário excluído -
Número de respostas: 3

Em Livro “Conteúdos sobre Cibercultura” tivemos acesso às palavras esclarecidas de Alex Primo (apaixonante mapa mental sobre cibercultura), de André Lemos, e de Marco Silva, com a sua proposta revolucionária para reinventar a sala de aula na cibercultura. Reflexões que constituem desafios.

É agora o tempo para debater estes desafios e também nossas inquietações, num fórum a decorrer durante esta 2 semana do módulo.

No texto que apresento ("Pensamento" de Bento Silva), anoto as minhas inquietações, indagando se,

"assim como a tecnologia da escrita deu origem ao aparecimento da escola, também as actuais Tecnologias da Informação e Comunicação contêm potencial para renovar a escola? Quais são as características dessas tecnologias e quais são as repercussões organizacionais e curriculares que proporcionam?"

Participe neste fórum, apresentando suas pesquisas e experiências vivenciais!

Bento Silva

Em resposta à Usuário excluído

Re: Módulo 1 - Fórum: Que repercussões educativas das TIC

por Usuário excluído -
No meu entendimento, as TIC são carregadas de ambivalência, como toda e qualquer força produtiva apropriada pelo capital. Na educação, elas podem, a um só tempo, trabalhar em prol de cristalizações ou de inovações, a depender do enfoque que se dê. O que está em jogo é a visão de mundo, de homem e de educação. As escolas e universidades ancoradas na educação bancária, como quer Paulo Friere, poderão utilizar as TIC para cristalizar as estratégias de formação. Do mesmo modo, as escolas e universidades amparadas em uma educação emancipadora têm nas TIC (mormente se considerarmos os recursos interativo e co-autorais da web 2.0, como o blog, a wiki, os ambientes imersivos etc.) um potencial incrível para ressignificar as atuais práticas pedagógicas.
Abç
Lucila Pesce
 
Em resposta à Usuário excluído

Re: Módulo 1 - Fórum: Que repercussões educativas das TIC

por Usuário excluído -

Estes novos ambientes possibilitam a criação de comunidades virtuais de aprendizagem e proporcionam um ambiente híbrido entre o que lhe rodeia e o intercâmbio de experiências integradas de maneira individual e grupal.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O professor deixou de ser o único detentor do conhecimento e precisa adaptar-se a esta nova era tecnológica redefinindo práticas pedagógicas e, consequentemente, potencializar suas ações em sala de aula; afinal, no século XXI é impossível se pensar em um ensino baseado unicamente na aula expositiva. Claxron (1990), citado por González (2005, p. 2), afirma:

a maior parte dos conhecimentos escolares não nos ensinam a sobreviver no mundo da informação e da tecnologia informacional. Em conseqüência, a escola e as instituições educacionais em geral, só irão sobreviver se fizerem um esforço para estarem atualizadas e dar ao aluno a formação necessária no processo de adaptação à sociedade e a capacidade de transformá-la.

A educação necessita utilizar-se de tecnologia e de metodologias que favoreçam a interação entre os alunos, a interação social e a capacidade de comunicar-se, de colaborar; a mudança de atitudes, o desenvolvimento do pensamento e, consequentemente, o encontro do prazer de aprender.  

Em resposta à Usuário excluído

Re: Módulo 1 - Fórum: Que repercussões educativas das TIC

por Usuário excluído -

Bento,

Na tentativa de responder aos questionamentos que faz, aliando às minhas vivências, :

  • As atuais TIC contêm potencial para renovar a escola?
    • Alguns arriscam a dizer que sim, mas em minha opinião acho que as TIC são apenas ferramentas que podem auxiliar no processo educativo. Quanto a modificar tal processo, acredito que é necessário mais do que ferramentas, é preciso que haja uma mudança de postura dos educadores frente a estas TIC.

 

  • Quais são as características dessas tecnologias e quais são as repercussões organizacionais e curriculares que proporcionam?
    • As tecnologias da informação e comunicação têm caracterísiticas bastante diferenciadas, mas existem alguns pontos em comum, entre eles o suporte à colaboração coletiva e a virtualidade. Entretanto, tais características apesar de serem inerentes a estas tecnologias não garantem que os processos por elas auxiliados serão também colaborativos e/ou virtuais. Atualmente, ainda há poucos professores preparados para utilizarem diferentes artefatos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, seja na rede pública, ou na rede privada, onde teoricamente se tem maior disponibilidade de recursos para infra-estrutura. Este meu ponto de vista se fundamenta em observações sobre a atuação de diversos professores (de diversas modalidades de ensino). Quando vejo o uso de recursos de TIC em sala de aula, normalmente vejo como uma simples troca que "velho" pelo "novo". Como por exemplo, o uso da dupla indefectível "data-show+power point" numa simples substituição do "quadro+giz", porém continua aquela velha fórmula da educação bancária de "transmissão" de informação. Alguns professores têm reagido diante dos novos aparatos tecnológicos com um certo deslumbramento e outros com receio como se estivessem diante do 'apocalipse da educação'. Porém, vejo poucos tentando entender/perceber as tecnologias da informação como ferramentas no apoio à prática pedagógica. Enfim, não há planejamento para o uso das TIC, e por isso há a clara falta de aderência destas com os objetivos pedagógicos.

É, vejo que temos muito caminho a percorrer, mas também vejo que vocês/nós podemos estar entre aqueles que procuram tirar proveito do que as TIC nos apresentam.

Abs,

Jocelma