Olá Marco e pesquisadores.....
Minha pesquisa faz parte de um projeto do CNPQ coordenado pela Prof.ª Elizete Matos, que em uma equipe interdisciplinar criamos o Eurek@Kids, um AVA para mediar o processo de escolarização de crianças/adolescentes hospitalizados.
Esse AVA é especifico para fazer a ponte entre o hospital e a escola e mediar o processo de aprendizagem desse escolar que muitas vezes devido sua longa permanência no hospital rompe seu processo de escolarização.
Minha pesquisa é focada no lúdico do Eurek@Kids, outras dissertações de mestrado aqui na PUCPR abrangem outras questões deixando a pesquisa completa.
Vou pedir para a Prof.ª Elizete Matos colocar o projeto do CNPQ aqui no fórum, como anexo, para quem tiver mais interesse.
Não conheço nenhuma referência específica que trata do assunto “AVA para crianças”, se alguém puder indicar agradeço.
Minha dissertação traz um estudo especifico da situação desse escolar hospitalizado, da importância da aprendizagem colaborativa em AVAs e do lúdico na internet voltado para educação infantil. Cito algumas pesquisas sobre a utilização da internet para crianças, mas sempre voltado para o entretenimento.
Gostaria muito de entrar em contato com professoras que vivenciam os AVAs com crianças como extensão da sala de aula presencial. Acredito que esse processo seja muito satisfatório e a convivência dos pais nesses casos é muito importante.
Me coloco a disposição para discutir mais ... J
Bom dia para todos.
Raquel Kowalski