Roteiro de atividades semanais

SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Marco Silva -
Número de respostas: 56

A equipe da Universidade do Minho de Portugal, e também todas as outras equipes, gostariam de conhecer todos os integrantes dessa pesquisa interinstitucional. Todos e todas estão convidados a uma breve apresentação pessoal neste espaço. Façam isso livremente, mas não esqueçam de: 

  1. Deixar claro qual é sua equipe, seu PPG.
  2. Mostrar sua implicação com o tema da pesquisa interinstitucional "Formação de professores para docência online"

Um forte abraço!

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá! Sou Tatiana Claro, mestranda em Educação pela UNESA/RJ, da linha de Tecnologias da Educação e Comunicação em Processos Educacionais, tendo como orientador o prof. Marco Silva.

Pesquiso sobre os saberes e a prática docente na Educação Online e tenho especial interesse por esse porjeto interinstitucional, pois é meu campo de pesquisa.

É um grande prazer estar aqui com todos vocês!

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Eu sou a Mônica Mandaji, sou doutoranda na área de Educação - Curriculo da PUC SP, na linha de pesquisa Novas tecnologias aplicadas a educação. Sou orientanda da professora Maria Elizabeth Almeida. Sou mestre em comunicação Mercado e Tecnologia, pela Escola de Comunicação e Artes da USP e sou jornalista pela Universidade Católica de Santos.

Atualmente atuo como professora na modalidade presencial Na Universidade Paulista, no curso de Comunicação e na modalidade a distância sou professora da UAB pela Ufscar além de estar trabalhando em outros cursos de formação de professores.

A minha pesquisa de doutorado está relacionada ao uso das ferramentas da web 2.0 mais especificamente wiki.

A participação nessa pesquisa tem sido muito interessante e acredito que poderemos construir coisas muito interessantes juntos...

Um grande abraço para todos...

Mônica  

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Marco Silva -

Querida Mônica, gostei de saber que vc está pesquisando web 2.0 e, particularmente, wiki. Tenho muito a aprender com vc. Como vê, no Módulo 1 (PPGE UMINHO) há um wiki proposto. Estou bem motivado com esta interface e conto com suas habilidades nos ajudando a não subutiliza-la.

bj, Marco

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -
Boa tarde Mônica!

Sou Maria a Graça, da equipa da U Minho, Portugal e membro da equipe Educação e Cibercultura.

Gostei muito de saber que é estudiosa das potencialidades da Wiki, no âmbito das várias ferramentas disponíveis na web 2.0. Contamos com sua ajuda e participação activa na dinamização da wiki proposta para este 1º módulo, de forma a desenvolver todas as potencialidades que possa oferecer.

Mostro a minha inteira disponibilidade para a minha colaboração no que for possível :)

Muito obrigada !
Um abraço
Maria da Graça
Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -
Boa tarde Tatiana :)

Eu sou Maria da Graça, da equipe da Univ. do Minho,Portugal e integro o módulo Educação e Cibercultura.

Pela sua apresentação individual e também pela sugestão do Professor Marco Parangole, gostaria muito de poder contar com a sua participação activa, através da Moodle ou mesmo através do Skype, sendo uma ajuda preciosa já que a sua área de investigação é exactamente a docencia online.

Muito grata :)
Um abraço
Maria da Graça

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá, Maria da Graça

 

Será um enorme prazer participar ativamente da pesquisa, conte comigo! Já a adicionei ao skype e msn.

 

Um abraço,

 

Tatiana

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Socorro Cabral -

Oi Tatiana,

Temos muito o que conversar, pois estudo também a questão dos saberes docentes na cibercultura. Já trocamos algumas fichas no ENDIPE,  e com certeza iremos debater mais nesse novo lócus formativo.

Beijos,

Socorro

 

Em resposta à Socorro Cabral

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá, Socorro

Realmente o Endipe foi bastante proveitoso para essa troca de informações, uma vez que temos pesquisas tão parecidas!

Nesse momento estou aprofundando algumas leituras sobre os saberes docentes, a fim de aprofundar tal questão no meu quadro teórico.

Quando possível, me envie a sugestão do livro sobre profissionalização docente, que comentou em POA.

Beijos,

Tatiana

 

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

José Eduardo Machado

Doutoramento em Educação com orientadores Leandro Almeida e Bento Silva. Actualmente a dirigir centro formação de cursos de especialização tecnologica.

A investigação incide na importância da imagem gráfica na aprendizagem em particular na disciplina de matemática.

No centro um dos projectos é o de leccionar um curso em ambiente não presencial

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Marco Silva -

Sou professor do PPGE da UNESA (Universidade Estácio de Sá) e do Departamento de Educação da Distância da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Tenho pesquisado Educação Online há 10 anos. Atualmente estou muito envolvido especificamente com docência online e com desenho didático em educação online.

A oportunidade de pesquisar e de publicar com tanta gente competente e engajada no tema desta pesquisa interinstitucional me motiva e me alegra. Para além do estreitamento de laços acadêmicos, desejo construir aqui grandes amizades.

Um forte abraço, Marco Silva

marcoparangole@uol.com.br

MSN: marcosilva_prof@hotmail.com

SKYPE: prof_marcosilva

www.saladeaulainterativa.pro.br

 

 

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -
Olá a todos!
O meu nome é Maria da Graça Caridade B. Pereira, pertenço à equipa da Universidade do Minho, onde sou mestranda em Educação, na área de Tecnologia Educativa. Sou orientanda do Professor Bento Silva, coordenador do Módulo "Educação e Cibercultura" pela UMinho.

Desenvolvo investigação acerca da utilização que os jovens fazem dos meios de comunicação digital e Internet, no âmbito escolar e extra escolar.

Tenho uma grande vontade de aprender com todos os membros desta nossa comunidade virtual!

O meu skype é : grace.pereira2
O meu MSN - gracabarbosapereira@hotmail.com


Até já :)
Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá

Reiterando a mensagem do Marco Silva, a Equipe da UMinho convida-vos a fazer uma breve apresentação individual.

Sou professor da Universidade do Minho (Braga, Portugal), na área da Tecnologia Educativa.

Trabalho na Formação de Professores e no domínio da Educação há cerca de 20 anos. O meu interesse de intervenção, de sempre, incidiu nas relações entre a Educação e Comunicação.

Atualmente interesso-me pela Formação e Comunicação em Rede, daí que este projeto de pesquisa seja particularmente estimulante.

Um grande abraço

Bento Silva

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá ! Sou Maria Teresa de Assunção Freitas  professora do PPGE/UFJF- Programa de Pós Graduação em Educação da UFJF.  Desde 1995 sou pesquisadora do CNPq e coordeno o grupo de pesquisa LIC-Linguagem, interação e conhecimento.Neste grupo desenvolvi várias pesquisas tendo sempre como referencial teórico a perspectiva histórico-cultural.Inicialmente as pesquisas desenvolvidas versaram sobre questões da leitura/escrita e a partir de 1999 voltei minha atenção para o letramento digital de adolescentes.Pesquisa essa que me levou em 2003 ao desafio de trabalhar com a formação de professores na cibercultura tema no qual estou envolvida até hoje. Portanto, é muito grande o meu interesse em participar desse grupo interinstitucional no qual teremos a oportunidade de compartilhar muitas coisas sobre um tema que é comum a todos.

Com o meu abraço de boas vindas ao grupo

Maria Teresa

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá Pessoal,

Sou pesquisadora do PPGE da UNEB - Universidade do Estado da Bahia -, pertenço ao Departamento de Educação do Campus XI - Serrinha, da mesma universidade, pois faço parte de uma realidade universitária multicampi,  portanto, sou daquelas que mora em Salvador e trabalha no Estado. Sou Pedagoga, Mestre em Educação e Contemporaneide, trabalho e estudo há pouco mais de 10 anos educação a distância.  Estou pesquisando sobre formação de professores em ambientes on line, especialmente, com o uso do moodle.  Estou mergulhando nos estudos sobre desenho didático de espaços virtuais de aprendizagem/design pedagógico dos AVA, pensando em um projeto de doutorado nessa linha.

Participar desse grupo é, além de uma satisfação pessoal muito grande, uma oportunidade de estar ampliando minhas pesquisas, estudos sobre formação de professores em ambientes on line.  Oportunidade ímpar, também, de estar em contato com pessoas queridas e admiradas por mim, algumas que já conheço pessoalmente, outras que "leio" muito.

Aqui, com certeza construirei novas amizades pelo mundo afora e  estreitarei os vínculos acadêmicos.

Abraços em todos,

Mary Sales

MSN marysales@hotmail.com

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Auxiliadora Padilha -

Olá pessoal,

sou Auxiliadora Padilha. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UFPE.

Sou professora para atividades de educação a distância da UFPE e também atuo como professora do curso de Pedagogia presencial desta mesma universidade. Trabalho com a disciplina de Didática e tenho um especial interesse pela integração das TICs na educação presencial.

Além disso, minha pesquisa é sobre avaliação de cursos de graduação a distância.

Tenho certeza de que este será um espaço de aprendizagens prazerosas e frutíferas.

Abraços,

MSN: dora_padilha@hotmail.com

Blog: www.dorapadilha.blogspot.com

Skype: dorapadilha

 

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Mayrton Bahia -

Meu nome é Mayrton Bahia, mestrando em Educação pela UNESA/RJ, da linha de Tecnologias da Educação e Comunicação em Processos Educacionais, tendo como orientador o prof. Marco Silva. Faço parte da equipe “Educação e comunicação interativas”, PPGE UNESA.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Sou Produtor Musical, coordenador e professor do Curso de Graduação Tecnológica em Gravação e Produção Fonográfica, no Instituto Politécnico da UNESA/RJ. Minha pesquisa é sobre o podcast na docência online. Para esta pesquisa desenvolvi um curso de Criação, Edição e Sincronização de Loopings pra DJs, no ambiente Moodle. Estou muito motivado para participar deste projeto, aprendendo, contribuindo e compartilhando conhecimento, com tanta gente experiente e temas instigantes.

Em resposta à Marco Silva

Méa na rede!

por Edmea Santos -

sorriso Olá pessoal!

É um prazer participar de mais uma vivência online. Esta pesquisa reúne muita gente boa. Fico feliz em fazer parte dessa comunidade online de aprendizagem que reúne grandes amigos, parceiros intelectuais, pesquisadores desconhecidos que se tornarão íntimos para mim. Espero tecer novas redes e ativar redes antigas. piscando

Sou edMéa. Méa para vocês! Sou baiana de Salvador. Lá desenvolvi duas pesquisas sobre Educação Online. A primeira, minha dissertação de mestrado, orientada pelo prof. Nelson Pretto. A segunda, tese de doutorado, orientada pelo prof. Roberto Sidney. Meus trabalhos foram as primeiras pesquisas sobre Educação Online do PPGE da  FACED/UFBA.

Morro no RJ há 6 anos. O tempo passa...Sou prof. adjunto no Departamento de EAD da Faculdade de Educação da UERJ. Trabalho com a área da Informática na Educação. Atuo nos cursos de Pedagogia presencial e a distância. Juntamente com alguns integrantes do grupo LEAH, coordenado pelo prof. Eloiza Oliveira, integro o grupo da UERJ neste projeto.

Não pesquiso EAD, apesar de atuar na docência de alguns projetos. Pesquiso Educação Online. Defendo a tese  que a Educação Online é um fenômeno da cibercultura. Sabemos que a EAD vem utilizando a internet e suas interfaces digitais. Contudo, a maioia dessas práticas desconhecem os potenciais específicos das mídias digitais e os fenômenos da cibercultura. Isto vem comprometendo a qualidade de muitos projetos. Mesmo usando os ambientes virtuais, o currículo e seus atos, ainda se inspiram na mídia de massa e da pedagogia tecnicista.  Penso que nosso desafio aqui, parte do objetivo de compreender melhor estes fenômenos.

Este módulo, nos ajudará a compreender a cibercultura em sua complexidade. Assim,  compartilharemos nossos saberes. Tenho certeza que aprenderei muito com todos vocês piscando!

Estou bastante motivada!

[]s beijos

Méa

msn: edmea_santos@hotmail.com

skype: edmea2

 

 

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Kelly Fernandes -
Olá Pessoal!

Meu nome Kelly Fernandes, mestranda em Educação pela UNESA/RJ, da linha de Tecnologias da Educação e Comunicação em Processos Educacionais, tendo como orientador o Prof. Marco Silva.

Sou militar do Exército Brasileiro e atua nos diversos cursos a distância desta instituição. Pesquiso sobre o Desenho Didático para a Educação Online e esse projeto interinstitucional é o meu campo de pesquisa.

Tenho um imenso prazer de estar participando deste projeto com vocês!

Um grande abraço...

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Meu nome é Filomena Maria R. Soares, sou  mestranda em Educação pela  UNESA/RJ, na linha de Pesquisa Tecnologias da Educação e Comunicação nos Processos Educacionais, tendo como orientadora a Professora Lina Nunes.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Sou Professora da UNIG e minha pesquisa é sobre A Importância da inclusão digital no Ensino Superior. Pretendo investigar se esta inclusão se tornou uma exigência de novas competências para a vida do professor e se as dificuldades de alguns professores em se adaptar a estas novas tecnologias, os tornam também exclusos digitais.

Com tanta gente experiente, gostaria de participar deste projeto para aprender e compartilhar conhecimentos. Estou extremamente feliz de poder fazer parte deste grupo altamente capacitado, tenho certeza que o aprendizado será muitíssimo gratificante.

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Luis Paulo Mercado -

Colegas deste maravilhoso projeto e em especial ao nosso Coordenador Marco Silva,

Sou Luis Paulo Leopoldo Mercado, professor Associado I da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Tenho Mestrado (UFSM) e Doutorado em Educação (PUCSP), além de formação em Tutoria Online pelo INEAM/OEA. Sou líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online e venho atuando junto com vários mestrandos e auxiliares de pesquisa nas áreas das TIC, EAD e Educação Online desde 1989. Tenho diversas publicações na área em livros e em congressos nacionais e internacionais. Organizei um dossiê sobre Integração de Mídias na Educação, com vários pesquisadores brasileiros da área, que será publicado no periódico Em Aberto em junho de 2008. O mesmo poderá ser lido e baixado no site www.inep.gov.br no item publicações ou no Em Aberto Online, a partir de julho de 2008.

Neste nosso grupo meu trabalho é coordenar a produção do módulo Interfaces na Educação Online, juntamente com colegas e mestrandos da UFAL. Temos experiência institucional com EAD e produzimos material didático para o Programa de Formação Continuada de Professores em Mídias na Educação da SEED/MEC.

Será um prazer conviver com todos voces e produzir de forma colaborativa, que será um grande desafio a todos nós, mas com certeza nos permitirá construir algo inovador e de grande relevância na área.

Abraços,

Luis Paulo Mercado - UFAL

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Jose Rosa -

Sou aluno especial do Mestrado em Educação e Contemporaneidade da UNEB e por convite da Professora Maria Olívia Matos me engajei neste projeto. O desafio é grande, não só na estruturação de um bom curso (participo do Módulo 7 - Multimídia e Educação), mas também na própria participação como aluno. Fui Professor de Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal por dezesseis anos, trabalhando na periferia e no Plano Piloto nas disciplinas de Matemática, Informática e CFB. Sou graduado em Adminsitração, Matemática, CFB e Direito e tenho pós-graduação em Análise de Sistemas, Tecnologia da Informação e Segurança da Informação. Atualmente trabalho como Analista Tributário da Receita Federal do Brasil em Salvador/BA. Desde novembro do ano passado desenvolvo um blog experimental com a temática Educação e Tecnologia (o Zeducando) e tenho concentrado minhas pesquisas recentemente em hipertexto.

Sei que essa experiência vai ser muito boa para mim e espero colaborar, trocar informações e conhecimento e sobretudo fazer novas amizades. sorriso

Anexo Evolucao2.JPG
Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -
Olá Pessoal,

Sou doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA , orientanda do professor Nelson Pretto, e meu tema de pesquisa são os ambientes virtuais de aprendizagem e sua utilização na UFBA em cursos a distância e no apoio à educação presencial. Atuo profissionalmente como Analista de TI do Centro de Processamento de Dados da UFBA, minha formação inicial é em Ciência da Computação. Desde 2004 tenho atuado na administração do ambiente Moodle na UFBA e no apoio ao desenvolvimento de cursos no Moodle na instituição; a partir desta época comecei a estudar sobre educação a distância e educação online, tendo entrado no doutorado em educação em 2006.

Tenho certeza que a participação neste projeto significa vivenciar um espaço de formação importantíssimo, e que muito contribuirá para as nossas pesquisas.

Abs,
Nicia
Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Sou Raquel Marques, professora de Matemática, neste projecto pertenço à Equipa da Universidade do Minho que acompanha o Módulo "Educação e Cibercultura".

Actualmente, frequento o segundo ano do Mestrado em Educação – especialização em Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho, para o qual desenvolvo uma investigação intitulada "Os Jovens e as Comunidades Virtuais na Web" sob orientação do Professor Doutor Bento Silva.

 

Boas “aulas” para todos as quais tenho a certeza que serão muito enriquecedoras.

 

Cumprimentos,


Raquel Marques

raqmarques80@gmail.com
MSN: raqmarques80@hotmail.com

 

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -
Caros colegas, sou Lucila Pesce, pesquisadora do PPG TIDD (Tecnologias da Inteligência e Design Digital) da PUC/SP (Brasil). Sou bacharel e licenciada em Letras, mestre e doutora em Educação - Currículo pela PUC/SP, com pós-doutorado em Filosofia e História da Educação, pela Unicamp. Minha pesquisa de pós-doutorado diz respeito ao tema atinente a esta pesquisa-formação sobre Formação de Professores para Docência online, na medida em que reflete sobre os fundamentos filosóficos subjacentes a grande parte dos desenhos didáticos dos cursos online voltados à formação de educadores brasileiros atuantes na educação básica; qual seja, sobre a racionalidade imperante em boa parte de tais cursos. É um prazer e uma honra participar desta pesquisa interinstitucional, que tem a estética inclusiva e co-autoral dos grupos que a compõem. Tenho certeza de que aprenderemos muito uns com os outros e que o fruto desta pesquisa se constituirá em um cabedal analítico-reflexivo oportuno e agregador à temática da pesquisa.
Abraço
Lucila
Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

piscando Olá a tod@s!

 

Sou Rosangela, mestranda  em Educação,  linha de pesquisa - Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais - UNESA/RJ. Sou orientada pela Prof. Lina Nunes e meu campo de investigação, a relação dialógica , mais especificamente,  autoria e co-autoria , na Educação Online. Portanto, menin@s! Além do desejo de participar ativamente ... ficarei com  "olhos, ouvidos e demais sentires"  atentos nas relações que construíremos juntos!

Grande abraço!

 

Rosangela

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Oi Pessoal!

Sou Amadeu Soares Marques, professor da FAETEC (Fundação de Apoio a Escola Técnica) e professor da Escola Naval. Mestrando em Educação pela UNESA/RJ na linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais e orientando da professora Lina Cardoso Nunes.  

Abraços,

Amadeu.

 

 

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Fábio Kalil de Souza -

Olá pessoal!

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

              Sou Fábio Kalil de Souza do PPG da FACED/UFBA. Curso Mestrado em Educação na Linha Currículo e (In) Formação, sendo orientado pela Drª. Profª. Teresinha Fróes Burnham. Estou pesquisando linguagem em material didático para cursos de EaD Online, com ênfase na comunicação interativa. Quem tiver interesse no assunto, convido a muitas interlocuções (MSN: kalilfs@hotmail.com). Este projeto de formação de professores sinaliza para relevantes momentos de aprendizagens a cada pesquisador, assim acredito. Os assuntos e os participantes, ao que percebo, podem colaborar em muito com minha maturidade intelectual, e, por que não, com meu desenvolvimento como pessoa. Também pretendo contribuir com todos nesse sentido. Agradeço a Marco pela oportunidade e desejo sucesso a todos!

 

Abraços,

 

Fábio Kalil

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá a todos os colegas pesquisadores. Fico feliz em poder compartilhar com vocês esta experiência tão significativa para nós que trabalhamos com Educação e Tecnologia. Sou professora colaboradora do programa de Mestrado TIDD PUC-SP e professora titular do programa de mestrado e doutorado Educação, arte e história da cultura da UP Mackenzie. O Marcos Silva conseguiu reunir uma equipe bastante produtiva e competente na área. Espero poder contribuir com a minha experiência. No mais fazer amizades com as pessoas que não conheço pessoalmente. A todos e em especial ao nosso coordenador grande abraço

M Dolores 

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -
Saudações a todos,
 
Sou mestranda do Programa em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, realizando pesquisa sobre linguagens multimídia e educação, sob a orientação da Profª Maria Olívia Matos Oliveira. Sou graduada em Licenciatura em Desenho e Artes Plásticas e pós-graduada em Gestão Educacional. Desenvolvo trabalho como coordenadora pedagógica de um programa de formação de jovens de comunidades populares em linguagens multimídia denominado Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, em Salvador, Bahia. 
Desde o início essa experiência com o Projeto Docência Online tem sido desafiadora e bastante estimulante e acredito que todos teremos muito a ganhar com os conhecimentos e práticas de cada um dos participantes.
 
Sandra Loureiro

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Me chamo Renê Pimentel, sou doutorando em Educação pela Universidade do Minho, onde pesquiso o tema Pensamento Divergente e Novas Tecnologias. Atuo também no projeto da UFBA / FACED (Universidade Federal da Bahia / Faculdade de Educação) denominado Escola de Gestores, que se propõe a capacitar os gestores escolares do Estado da Bahia com um curso de especialização na modalidade à distância (ambiente Moodle). Neste projeto sou responsável pela disciplina Projeto Vivencial, que na essência é a elaboração do Projeto Político Pedagógico das unidades escolares. Além desta atividade, também leciono na graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino superior, disciplinas tais como Simulação Empresarial e Gestão Estratégica. Por fim, gerencio uma equipe de Inteligência Competitiva em uma instituição de ensino superior em Salvador - Bahia.

É uma enorme satisfação participar do Projeto Docência On Line, pois tenho a convicção de que, acima de tudo, nossa equipe será muito produtiva e aprenderemos muito ao longo do projeto.

Contem sempre com este novo amigo.

Abraços fraternos a todos,

Renê Pimentel.

 

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá! 

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

- Meu nome é Débora Regina do Nascimento de Freitas, sou pedagoga e orientanda da professora Patrícia Lupion Torres, no programa de Mestrado em Educação da PUCPR. Trabalho na diretoria de educação à distância da PUCPR, no núcleo PUCweb, desenvolvendo atividades de desenho didático dos cursos semi-presenciais.

 

- Meu nome é Raquel Pasternak Glitz Kowalski, sou designer e mestranda em educação em Curitiba na PUCPR, orientanda da Prof. Patrícia Lupion Torres.

Trabalho na PUCPR no setor de Tecnologias Educacionais que é responsável pelo Eureka (AVA), desenvolvimento de objetos de aprendizagem e tutoria de cursos a distância.

 

Nós fazemos parte da equipe do módulo 8 - Cartografia cognitiva e investigativa e com certeza vamos aprender muito com todos aqui.

 

Abraços a todos! ;-)

 

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Meu nome é Elizete Matos, sou professora no mestrado em educação na PUCPR, pesquisadora na área de Teoria e Prática na Formação de Professores, coordeno um projeto com apoio CNPq no desenvolvimento de um AVA e temos uma equipe maravilhosa neste projeto. Também coordeno cursos on line na formação de professores na PUCPR. Estaremos trabalhando com o módulo 8, sobre Cartografia Cognitiva. Abraços virtuais a todos.

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -
Sou Verônica Gitirana, participando da Equipe PGEMTE-UFPE. Professora Adjunto do Centro de Educação da UFPE, atuando na Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Bacharel e Mestre em Matemática pela UFPE, fiz meu doutoramento em Educação Matemática no Instituto de Educação da Universidade de Londres, com o uso de computadores para o Ensino da Matemática. Minhas experiências e pesquisas com as TICs na Educação, iniciaram com minha participação ainda no Projeto EDUCOM/UFPE. Hoje, venho investigando a construção de e prática pedagógica com applets na formação de professores a distância. Espero aprender bastante na colaboração com todos.
Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Sérgio Abranches -

Olá!

Eu sou Sérgio, professor do Centro de Educação da UFPE, e faço parte do grupo GENTE (Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação) e do PGEDUMATEC (Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica), aqui da UFPE. Minha atuação na área de tecnologias na educação começou com a preocupação da formação de professores para o uso destas tecnologias na sua prática pedagógica. Atualmente, amplio esta preocupação com a discussão sobre modelos pedagógicos com uso de tecnologias e a formação de professores. Como minha formação básica é na área de Filosofia, Sociologia e História, trago como pressuposto destas ações a relação entre a educação e a sociedade do conhecimento.

É com grande alegria que estou participando deste projeto coletivo e espero aprender muito com todos vocês.

Um forte abraço,

Sérgio

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Socorro Cabral -

Olá pessoal,

 Sou Socorro Cabral, mestranda em educação pela FACED/UFBA, onde investigo a questão dos os saberes docentes na cibercultura, de forma mais pontual a natureza e mobilização desses saberes. Esse tema tem me desafiado a pesquisar sobre o potencial das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, e de forma mais pontual na formação de professores. Espero que este curso seja um espaço fecundo de formação, onde possamos descobrir, experimentar e compreender a dinâmica da cibercultura.

 Espero também conhecer pessoas interessantes e fazer amigos. Adoro a Clarice Lispector, ir a restaurantes,cinema, curtir belas praias, bater – papo em barzinhos, enfim curtir a vida. Tenho duas filhas lindas, a Letícia de 8 anos e a Luísa de 4. Aprendo com elas a encarar a vida de forma mais lúdica e não tirar “nota fiscal de tudo”.

Enfim, duas frases que me traduzem:

" Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania" Clarice Lispector

" Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é" Caetano Veloso

 

Um grande abraço para todos.

  abraço

Socorro Cabral

MSN: socorroleti@hotmail.com 

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá pesso@l,<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Sou Jocelma, integrante da equipe da Universidade do Minho que é responsável pelo tópico que aborda a Cibercultura neste projeto. Sou pesquisadora, aprendiz e apaixonada pela educação. Pesquiso e atuo com educação a distância há cerca de 2 anos, vinculada à Redpect-UFBA (grupo de pesquisa que também integra este projeto), do qual fazem parte os colegas Fábio, Nícia, Maristela e Socorro, coordenados por Teresinha Fróes.

Atualmente, atuo no Programa Escola de Gestores, que é financiado pela UNESCO, promovido pelo MEC, e executado na Bahia pela UFBA, em parceria com a SEC/IAT e a Undime regional, através do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar, ambientado no Moodle. Neste curso, coordeno a Sala Ambiente Projeto Vivencial, responsável pela orientação do projeto de intervenção e também pela monografia. Além da coordenação, atuo também como professora das seguintes disciplinas: Projeto Vivencial, Conselhos Escolares, Fundamentos do Direito à Educação e Oficinas Tecnológicas.

Meu interesse de pesquisa está no processo de construção do conhecimento individual e coletivo no ambiente on line, que perpassa pelos efeitos trazidos pela cibercultura, cujos quais interferem em diversos aspectos do desenvolvimento de tal processo, incluindo a motivação dos participantes. A experiência que venho tendo no Programa Escola de Gestores reforça a necessidade de aprofundar o aprendizado no processo de ensino-aprendizagem no ciberespaço.

Estou muito empolgada com a idéia de compartilhar experiências e conhecimento com este grupo. Acredito que será uma experiência fabulosa e muito gratificante para todos nós.

Um grande abraço,

Jocelma

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá sou Maria Olivia Matos Oliveira, sou professora do Mestrado e nossa equipe é a da  Universidade do Estado da Bahia. Integrando  nosso  grupo estão nossos mestrandos: Sandra Loureiro ; José Rosa,  Edilane  Teles além da professora Maryvalda Salles. Nosso módulo é : Multimídia e Educação. No mestrado participo do grupo de pesquisa : Tecnologias Inteligentes e Educação e oriento dissertações sobre processos formativos a distância. Atualmente estou aprofundando estudos de recepção das  Mídias (sobretudo a convergência dessas), Meios e  Mediações Pedagógicas.

Vai ser uma grande experiência de aprendizagem para mim!

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá,

Sou Maristela Midlej, mestre em Educação pela UFBA. Meu objeto de pesquisa é Desenho Didático para cursos online. Coordeno o Núcleo de Educação Online de uma Faculdade privada aqui no sul da Bahia, a FACSUL. Sou docente-multiplicadora no Núcleo de Tecnologia Educacional em Itabuna-Ba. Como atuo na formação e professores da rede pública do ensino fundamental e médio, hoje tenho me interessado muito em desenvolver estudos sobre o potencial pedagógico da web 2.0, principalmente na utilização dos wikis na educação presencial ou a distância.

Tenho certeza que aqui será um grande lócus de formação e de partilha de conehcimentos.

Apesar de já ter defendido a dissertação, continuo no PPG da FACED/UFBA, grupo que estou fazendo parte nessa proposta.

 

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá, sou Beth Almeida, trabalho na PUC/SP, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo e no Depto de Ciência da Computação! Minha linha de pesquisa é Novas Tecnologias em Educação e o grupo de pesquisa é Formação de Educadores com suporte em meio digital, no qual temos vários orientandos de mestrado e doutorado e outros pesquisadores como membros. No momento desenvolvo uma pesquisa que iniciei em estágio pós-doutoral na Universidade do Minho sobre a Integração de Tecnologias na Educação.

Atrasei-me um pouco para me apresentar porque passei os últimos dias em Brasília.

É um prazer muito grande participar desse espaço interativo de aprendizagem com pessoas tão especiais, muitas das quais já tive a oportunidade de compartilhar outras experiências. 

Pela leitura das apresentações que me antecederam, fica evidente que temos muito a aprender uns com os outros, especialmente neste momento de intenso movimento na área de Tecnologias na Educação e Educação a Distância com a emergência de novas tecnologias que nos impulsionam a identificar suas potencialidades comunicativas e pedagógicas e conhecer mais de perto o pensamento e as produções de cada um de vocês.

Um abraço. sorriso

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Antes tarde...

Olá, eu sou Patricia! Formada em Pedagogia, especializada em Informática Aplicada à Educação e em Psicopedagogia. Atualmente sou mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ), grupo de pesquisa "Aprendizagem, subjetivação e cidadania", sob a orientação da Profª Eloiza Oliveira. Meu projeto de pesquisa investiga a construção do conhecimento em ambientes colaborativos de aprendizagem.

Sou professora de Informática Educativa do Colégio Pedro II, onde participei da implantação, administração e tutoria de curso on-line, voltado para a formação de professores em tecnologias aplicadas a educação, na Plataforma e-ProInfo.

Estou super-animada e feliz por participar desta pesquisa interinstitucional! Tenho muito a aprender com vocês! E espero contribuir...

Paz e Bem!

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -
Olá Pessoal,

Sou Lázaro Santos, mestrando no Programa de Pós em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, orientando da Profª Eloiza Oliveira e tutor no curso a distância de Pedagogia também da Uerj. Tenho como tema de pesquisa as implicações que este curso (de Pedagogia) tem na prática docente de alunos que já o concluíram.

Certamente a experiência desta pesquisa interinstitucional está sendo bastante desafiadora em um momento no qual pesquiso políticas de formação de professores...

Espero que possamos trocar nossas experiências...

Beijos e abraços...

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá a todos e todas,

Sou Patricia Smith Cavalcante, profa. da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Faço parte da Pós-graduação em Educação e da Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, sendo vice-coordenadora desta última.

Neste projeto faço parte da PPGE-GENTE, juntamente com os professores Sérgio, Auxiliadora e Verônica.

Trabalho com TICs na educação e EAD desde de 1997, formando professores do Centro de Educação, e desde 2002 ingressei nos cursos UAB de especialização e graduação a distância, produzindo, ofertando e coordenando cursos de formação docente baseados na web.

Estou muito contente em participar desta experiência, pois acredito que o corpo docente que Marco reuniu é muito competente e diversificado. Terei bastente para trocar e aprender!

Além disso, tenho o perfil dos alunos que trabalham demais e tem pouco tempo para interagir. Será interessante investigar esta realidade objetiva de vida e as reais condições de interatividade num curso como este. De certo modo, estarei investigando minha própria participação aqui.

Sucesso a todos e todas!!!

Patricia

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Caros colegas,

Sou coordenadora da equipe da PUCPR. Neste projeto estaremos responsáveis pelo módulo 8.

Sou pedagoga, com doutorado em Mídias e Conhecimento. Sou professora pesquisadora do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR.

Atualmente sou também diretora da EAD da PUCPR>

Será um prazer aprender com todos vcs.

Bjs

Patricia

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Sei que estamos pertinho do início do segundo módulo, mas quero crer que ainda  está em tempo de me apresentar a vocês. corado

 

Me chamo Andrea Castro. Sou professora adjunta na Faculdade de Educação da UERJ, no Departamento de Educação a Distância. Neste projeto integro o grupo UERJ responsável pelo módulo 3. Atuo também na Educação Básica como professora de Informática Educativa do Colégio Pedro II.

Venho pesquisando na área de tecnologia educacional e suas diferentes formas de inserção na Educação Básica.

No mestrado desenvolvi o conceito de alfabetização digital como um processo através do qual o desenvolvimento de estratégias de apropriação da informática se dá tanto no contexto escolar,  como fora dele. Abordado desta perspectiva o conceito identifica o aproveitamento da experiência informática no âmbito da formação escolar e dos recursos de informática como ferramentas que contribuem para o desenvolvimento de um novo paradigma educacional centrado em estratégias de globalização do conhecimento.

No doutorado em estudo comparativo entre as áreas de Artes e Informática apresento como a escola tende a banir ou alienar tudo aquilo que não é assemelhável ao modelo de Razão defendido na Idade Moderna. A legitimação da informática, e também da arte, na educação formal constitui um marco objetivo na superação dos limites hoje determinados pela escola para fins de inclusão de sujeitos em diversidade cultural. Isto se justifica através do fato de que a informática aplicada à educação proporciona tanto aos sujeitos de cultura narrativa, quanto àqueles mais orientados pela cultura científica, iguais oportunidades de inclusão no sistema escolar e na sociedade.

Estou certa de que participar deste projeto será uma oportunidade impar de aprendizagem ‘todos todos’.

Abraço, piscando

Andrea Castro

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -
Andréa, eu também estou atrasada na minha apresentação.
Sou Lina Nunes, da Universidade Estácio de Sá, trabalho com o dr. Marco Silva e com a dra. Lucia Regina Goulart Vilarinho.Tive problemas de e-mail que atrasaram a minha entrada. No entanto dou-lhe as boas vindas e de agora em diante estarei presente nas atividades. O módulo do qual participarei com a dra. Lucia Regina é o n. 11.
Abraços, Lina
Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Caros amigos,

Sou Eloiza Oliveira, Coordenadora do Módulo 3, que trata da Psicologia da Aprendizagem. Tenho enorme prazer em participar desta inovadora atividade, proposta pelo Marco Silva, pois a possibilidade de aprender coisas novas, aprofundar conhecimentos e construir uma rede prazerosa de interações com vocês (e as equipes são muito ricas) é muito agradável. Considero a formação de professores para a docência online um desafio de enorme impacto na atualidade.

A Educação On line surgiu na minha vida como algo revigorante para quem já trabalhava há muitos anos com Educação Presencial. Coordenei o curso de Graduação em Pedagogia a Distância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuo como professora tutora e como autora de material didático para cursos a distância.

Atualmente coordeno o Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana da UERH, que desenvolve pesquisa e extensão na área, e o Grupo de Pesquisa "Aprendizagem, subjetivação e cidadania" do programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana" da UERJ.

Muito recentemente fui nomeada pelo Reitor da UERJ para a Coordenação Especial de Educação Continuada (CEEC), órgão que desenvolverá projetos de Educação a Distância, Educação Corporativa, gestão do conhecimento e inovação na Universidade.

Como vocês podem perceber, estou mergulhada neste universo maravilhoso da Educação Online e espero conversar muito com vocês durante o desenvolvimento do projeto.

Abraço fraterno para todos.

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Queridos(as) parceiros,  olás! <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Como outros colegas, chego em tempo de me apresentar...

Eu sou <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />Adriana Bruno, professora do Departamento de Fundamentos da Educação da PUCSP e sou docente nos cursos Tecnologias e Mídias Digitais (TMD), Comunicação e Multimeios e licenciaturas. Coordeno também o Depto de Multimeios do Colégio Santa Marcelina-SP. Desenvolvo pesquisas sobre a aprendizagem de adultos e didática online, nas seguintes áreas de concentração: Educação on-line, Tecnologias e Mídias, Didática e Neurociências.

Componho a equipe do módulo 10, do TIDD da PUCSP, em que abordaremos o tema Desenho Didático.  

A formação docente perpassa minhas pesquisas desde 1995, quando iniciei trabalhos como formadora de professores para o uso pedagógico do computador. Desde então, tenho realizado pesquisas e atuado como docente buscando sempre alimento para a minha inquietude, que é o que me move...

Adoro: música, cinema, conhecer pessoas (papear, papear, papear...), viajar, estudar, ler (muuuito), trabalhar e ...dormir! Conciliar tudo isso é um grande desafio! Fazer parte deste curso com todos vocês é um grande prazer e me deixa muito feliz. Sei que teremos muitas idéias e ideais a compartilhar por meio deste ambiente de aprendizagem.

Abraços a todos!

Adriana

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá Pessoal,

Sou Antonio Marcos Ficiano, trabalho na Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica PUC-SP, na área de cursos a distância. Sou bacharel em Tecnologia e Mídias Digitais, habilitação Educação a Distância, desta mesma universidade. Atualmente sou orientando da Profª Sonia Allegretti, no Programa Tecnologia da Inteligência e Design Digital (TIDD), da PUC-SP, com a pesquisa de mestrado voltada aos ambientes virtuais de aprendizagem e o papel da tutoria no processo de ensino aprendizagem.

Fico feliz em poder participar deste projeto tão importante e poder ter experiências de muita aprendizagem. Faço parte da equipe do Módulo 10, Desenho Didático, do PPG TIDD, da PUC-SP. Agradeço o convite de minhas professoras e espero dar minhas contribuições ao projeto.

Abraços e sucesso a todos,

Ficiano

sorriso
Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Nuria Pons Vilardell Camas -
Um sorriso a Tod@s!

Sua a Nuria Pons, faço parte da equipe que desenvolve o Módulo 2 (Beth Almeida, Maria da Graça M. Silva, Mônica Mandaji e Ligia Rubim). Li praticamente todos os fóruns, porém por uma causa justa: defesa de minha tese na PUCSP, acabei sem tempo _ este deus poderoso_ para dialogar nos fóruns.

Minha dissertação de mestrado (2002) abordou o papel e a função do professor online no ensino superior, na época meu objeto de estudo fora uma disciplina online de Didática do Ensino Superior no MBA da UNIFESP. Minha pesquisa de doutoramento percorre a realização da Revista e-Curriculum (revista eletrônica) da PUCSP no Programa de pós Educação: Currículo.

Trabalho com a aplicação de tecnologias digitais como apoio à Educação Presencial e planejamento de cursos online na Fundação Vanzolini (POLI-USP Engenharia de Produção), portanto meu diálogo é com engenheiros e TI, o que tem me ensinado muito. Também sou colaboradora do curso EAD na Prática do COGEAE-PUCSP.

Minha vivência com EAD online é antiga, iniciei-me enquanto aluna nos idos 1997 (Internet discada), como professora em ambientes virtuais em 1999. Minha inserção no ciberespaço tem a idade da rede comercial, porém ainda me sinto uma jovem aprendiz, mesmo que a idade cronológica deponha contra em sua virtualidade sempre real, mas que me permita o aprender a fazer fazendo que é o que mais me atrai neste ciberespaço.

Ano passado tive uma experiência fantástica com o grupo de pesquisa de metaversos da Univertit A. de Barcelona e o grupo de formação continua de secundária Espiral da Catalunya no Second Life, trabalhar como professora a identidade cultural dos professores voluntários para o pensar na narrativa curricular, o que me trouxe muitos outros olhares para a docência online...bom, essa sou eu virtual-real.

Um abraço a tod@s e muito feliz por estar junto de vocês!




Em resposta à Nuria Pons Vilardell Camas

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Viva a todos!

Chego um pouco atrasada a este fórum, que se deve à minha estadia durante uns dias em Itália. Tem sido uma maratona de trabalho, contudo não posso deixar de aqui estar presente e dar o meu contributo para este projecto.

Eu sou a Natália. Sou Licenciada em Ensino de Português e Francês e Mestre em Educação - área de especialização em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. As minhas áreas de interesse são: as Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino, os videojogos e os ambientes online de aprendizagem.

Neste momento, estou a exercer funções técnico-pedagógicas na Direcção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira, na área das Tecnologias Educativas, concepção e gestão de projectos educacionais e formação de docentes da Região.

As minhas expectativas em relação a este projecto são grandes, pois espero poder partilhar convosco óptimas experiências...!

Um forte abraço!

Até breve!

Natália Marques

Em resposta à Usuário excluído

Apresentação individual.. antes tarde.....

por Usuário excluído -

Prezados colegas,

Antes de mais nada, desculpas pelo atraso do nosso grupo em montar o nosso módulo e também de participar dos debates iniciais, como o fórum realizado no mês passado. É claro que a Rubia teve filho, a Telma arrumou um novo emprego, a Ana Paula defendeu o doutorado 15 de maio, a Silvia está chegando no grupo.. e eu estava completamente atordoado com a organização de uma conferência para celebrar os 15 anos do nosso grupo de pesquisa: GPIMEM (alguns participantes desse projeto coletivo estiveram por aqui.. em Rio Claro)... Bom vamos ver se agora vai....

Sou professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, SP e coordenador do grupo de pesquisa GPIMEM, que tem desenvolvido pesquisas na área de uso de softwares em educação matemática e educação a distância. Iniciei minhas investigações sobre educação a distância em 1997. Desde 2000 ministro cursos de EADonline para professores, em sua maioria, de matemática. Esses cursos geraram várias pesquisas de minha autoria ou de membros do nosso grupo de pesquisa. Rubia Zulatto e Ana Paula Malheiros realizaram teses de doutorado baseado nesses cursos. Silvana Santos realizou dissertação de mestrado e outros trabalhos estão em andamento.

Eu tenho realizado pesquisas focando na forma como a internet molda a matemática produzida em ambientes online. Essa pesquisa é baseada na concepção de que o conhecimento é produzido por coletivos de seres-humanos-com-mídias. As tecnologias da inteligência (mídias) moldam o humano e os seres humanos moldam as mídias. Minha pesquisa tem documentado vários exemplos de como isso acontece e mostra indícios de como a matemática se transforma no mundo online.

O nosso módulo tem como foco as transformações da pesquisa qualitativa quando ela é desenvolvida em ambientes online. Quando for o momento iniciaremos o debate sobre esse tema. Assim, vocês nos ajudam a organizar o nosso módulo.

Mas de todo modo desculpas .... mas agora temos reuniões semanais de pelo menos três membros do grupo...

Abraços,

Marcelo c. Borba

Em resposta à Usuário excluído

Re: Apresentação individual.. antes tarde.....

por Marco Silva -

Sejam bem-vindos Marcelo e equipe Unesp!

Nossos braços estão abertos para vcs.

Venham trazer usa energia criativa para nossa pesquisa colaborativa.

Forte abraço, Marco

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Olá pessoal,

Estou chegando por aqui... Devo confessar que um tanto atrasada, mas com pique total para participar das discussões, interagir e aprender com todos vocês.

Sou Bruna Sola, faço parte do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora, através do Grupo LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento, que vem atuando em discussões que envolvem o letramento digital, a aprendizagem e a formação de professores na perspectiva histórico-cultural.

Realizei o Mestrado em Educação ali mesmo na UFJF, sob orientação da Profª Maria Teresa Freitas. Foi quando tive meu primeiro contato com um ambiente virtual de aprendizagem: o fórum de discussões do Projeto Veredas (curso de formação inicial em serviço, na modalidade de educação a distância, oferecida aos professores do Estado de Minas Gerais). Meu objetivo naquele momento foi investigar o papel que este ambiente exerceu na formação docente, especialmente no que tange à relação entre os participantes e à mediação da aprendizagem. E o mais interessante foi a possibilidade de trazer as teorias de Vygotsky e Bakhtin para dialogar comigo na compreensão dos discursos elaborados no suporte digital. Grande aprendizado, sem sombra de dúvidas!!! Atualmente, sou Doutoranda em Educação na UERJ e tenho enveredado por uma discussão mais política acerca da presença das TICs na Educação.

Tenho uma grande paixão, além dos estudos que faço: poesia. E numa delas, intitulada “A namorada”, Manoel de Barros, o poeta pantaneiro das grandezas do ínfimo, nos fala de um outro tempo, “o tempo da onça”, tão próximo, mas já tão distante, com outros recursos comunicacionais, que faziam com que nos relacionássemos com o tempo e com o espaço de formas absolutamente diferenciadas. Através de imagens bem simples nos convida a uma reflexão sobre as mudanças que invadiram nosso cotidiano! E é com ele que me despeço, deixando a todos meu grande abraço e o desejo de um trabalho muito proveitoso para todos nós.

Bruna

A Namorada

Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por
um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.

Texto extraído do livro "Tratado geral das grandezas do ínfimo", Editora Record - Rio de Janeiro, 2001, pág. 17.

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Marco Silva -

Seja bem-vinda Bruna. Traga sua equipe do PPGE da UFJF coordenada pela querida Maria Teresa Freitas. Estamos precisando de vcs aqui nos debates. Tragam sua expertise construída tb junto ao Projeto Veredas e junto aos grandes Bakhtin e Vygotsk, suas mais importantes referências.

bjs

Em resposta à Usuário excluído

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -

Seja bem-vinda!

Que ótimo que chegou e "em  tempo" de participar dos  apaixonantes debates.

Nesta semana estamos "no ar" com o Módulo 2, conversando sobre a participação das políticas públicas e projetos governamentais na educação e, em especial na EaD. Dessa forma, sua vivência no Projeto Veredas é muito importante  para esse debate.

Boa trajetória!

Graça

Em resposta à Marco Silva

Re: SEMANA 1 (02-10/05/2008) Apresentação individual

por Usuário excluído -
Olá colegas.
    Eu sou Lúcia Vilarinho e tenho, juntamente com Lina Nunes  e outros participantes, alunos e ex-alunos do Mestrado em Educação da Universidade Estácio de Sá a responsabilidade de desenvolver o Módulo 11- docência na educação online.
    Por motivos alheios à minha vontade, não pude participar do primeiro módulo. Foi uma lástima, pois as informações que recebia, ao longo de sua articulação, eram de que as discussões estavam bastante interessantes, com o levantamento de problemas que podiam redundar em focos de pesquisa.
    Apesar de "pegar o bonde andando", estou bastante motivada para aprender muito com os colegas. Penso que a educação online além de trazer uma série de questões novas para o ensino e a aprendizagem, favorece revisitar práticas já consagradas tornando-as mais dinâmicas. Entendo que a construção/apmpliação da autonomia é um dos aspectos fundamentais da aprendizagem online e, por isso mesmo, defendo o ensino superior como locus privilegiado para o desenvolvimento de experiências de EAD, tendo em vista, particularmente, que neste nível de ensino deve-se priorizar a pesquisa como processo de construção do conhecimento. Como é intenção deste projeto proporcionar o desenvolvimento de pesquisas, acredito que estamos trilhando um caminho diferente, que merece ser acompanhado, investigado, analisado criticamente.
    Ingresso, então, neste grupo, esperando uma toca muito solidária de saberes.
Lúcia Vilarinho