Eu sou Lúcia Vilarinho e tenho, juntamente com Lina Nunes e outros participantes, alunos e ex-alunos do Mestrado em Educação da Universidade Estácio de Sá a responsabilidade de desenvolver o Módulo 11- docência na educação online.
Por motivos alheios à minha vontade, não pude participar do primeiro módulo. Foi uma lástima, pois as informações que recebia, ao longo de sua articulação, eram de que as discussões estavam bastante interessantes, com o levantamento de problemas que podiam redundar em focos de pesquisa.
Apesar de "pegar o bonde andando", estou bastante motivada para aprender muito com os colegas. Penso que a educação online além de trazer uma série de questões novas para o ensino e a aprendizagem, favorece revisitar práticas já consagradas tornando-as mais dinâmicas. Entendo que a construção/apmpliação da autonomia é um dos aspectos fundamentais da aprendizagem online e, por isso mesmo, defendo o ensino superior como locus privilegiado para o desenvolvimento de experiências de EAD, tendo em vista, particularmente, que neste nível de ensino deve-se priorizar a pesquisa como processo de construção do conhecimento. Como é intenção deste projeto proporcionar o desenvolvimento de pesquisas, acredito que estamos trilhando um caminho diferente, que merece ser acompanhado, investigado, analisado criticamente.
Ingresso, então, neste grupo, esperando uma toca muito solidária de saberes.
Lúcia Vilarinho
Por motivos alheios à minha vontade, não pude participar do primeiro módulo. Foi uma lástima, pois as informações que recebia, ao longo de sua articulação, eram de que as discussões estavam bastante interessantes, com o levantamento de problemas que podiam redundar em focos de pesquisa.
Apesar de "pegar o bonde andando", estou bastante motivada para aprender muito com os colegas. Penso que a educação online além de trazer uma série de questões novas para o ensino e a aprendizagem, favorece revisitar práticas já consagradas tornando-as mais dinâmicas. Entendo que a construção/apmpliação da autonomia é um dos aspectos fundamentais da aprendizagem online e, por isso mesmo, defendo o ensino superior como locus privilegiado para o desenvolvimento de experiências de EAD, tendo em vista, particularmente, que neste nível de ensino deve-se priorizar a pesquisa como processo de construção do conhecimento. Como é intenção deste projeto proporcionar o desenvolvimento de pesquisas, acredito que estamos trilhando um caminho diferente, que merece ser acompanhado, investigado, analisado criticamente.
Ingresso, então, neste grupo, esperando uma toca muito solidária de saberes.
Lúcia Vilarinho