Fórum "Avaliação"

Autoavaliação

Autoavaliação

por Usuário excluído -
Número de respostas: 0
Auxiliadora, você faz observações muito expressivas sobre a avaliação. Colabora com a alternativa do diário reflexivo que é muito interessante, pois ratifica a idéias que tenho sobre a importância do aluno se autoavaliar.
Ao iniciar o mestrado da UFF, há muitos anos (1980) a professora Estela que fez parte de minha banca de doutorado dizia que a pessoa que pode dizer qual a sua nota ou conceito é o próprio aluno, pois ele é que sabe o quanto aprendeu...
Daí vejo o portfólio com uma modalidade de avaliar-se no decorrer do curso. Os alunos são convidados a realizar as tarefas passo a passo, acompanhando as solicitações do professor, as leituras, as discussões e assim vão se apropriando dos conteúdos...
Você observou bem o fato da falta da presença do professor no fórum. Eu estava mais preocupada em mostrar a participação dos alunos...
Quanto a regulação das aprendizagens dos alunos acompanho passo a passo suas produções, comento os resumos e observações que os alunos trazem e em duas oportunidades solicito uma produção textual, apresentando algumas palavras -chave dos textos estudados. É um hipertexto que os alunos constróem na sala de aula e que posteriormente alguns têm oportunidade de ler o que favorece a compreensão de certos conceitos trabalhados na disciplina.Obrigada Auxiliadora pelo cheiro...Lina