Fórum "Avaliação"

É hora ainda de cooperar?

É hora ainda de cooperar?

por Usuário excluído -
Número de respostas: 6
Pessoal, gostaria demais de ver alguma cooperação neste encerramento do módulo 12 . Qual a razão para cooperar? Como apaixonada pela avaliação considero que nesse momento a cooperação para o encerramento desse módulo seria muito significativa, isto porque nos ajudaria a analisar até que ponto nossa cooperação pode enriquecer a avaliação de nossas atividades...
Acada passos do curso vimos com alegria que os participantes estiveram presentes sempre que foi possível. Como poderemos posteriormente lançar este curso em nossas instituições certamente cada módulo realizado até o final vai ser importante. Daí solicito mais uma vez a cooperação de vocês, de alguns pelo ,menos que possam auxiliar a refletir sobre o encaminhamento de alterações no percurso de nossas atividades. Aguardo sua cooperação voltada para o processo de avaliação. Obrigada, Lina
Em resposta à Usuário excluído

Re: É hora ainda de cooperar?

por Usuário excluído -

Há autores que diferenciam cooperar e colaborar, dando ao primeiro um certo tom autoritário. Mas aqueles também que lidam com ambas as expressões como sinônimos. Se assumirmos o último caso, eu creio que a colaboração online, ou cooperação online, é moldada pelas ferramentas que utilizamos.

Em nosso caso, o forum tem sido a ferramenta principal, que mantém a nossa relação assíncrona. Eu acho que não podemos ter um curso tão longo em nossas instituições. Parece que a cada final de semestre, e mesmo agora no início, já não conseguimos manter o pique, embrenhados que estamos no frevo de atividades fervilhantes que nos envolvem em nossa vida presencial-online.

Creio que nossa cooperação, neste módulo, e neste curso, resultou em muita aprendizagem para mim e me fez pensar muito em Paulo Freire! Estou lendo e relendo coisas.... foi muito legal um curso top de linha do moderno trazer o homem que sempre quis viver na vanguarda, seja em Recife, no Chile, na África ou em Sampa.

Escrevi um pouquinho sobre Freire e eadonline no livro que escrevi com Malheiros e Zulatto em 2007. Mas agora estou meio apaixonado pelo Paulo Freire, e estou até deixando de fazer coisas obrigatórias da vida docente para ler um pouco mais o dicionário Paulo Freire.

grande abraços a todos,

marcelo c. borba

Em resposta à Usuário excluído

Re: É hora ainda de cooperar?

por Alberto Tornaghi -
Marcelo,

concordo contigo quando fala que este foi um programa muito longo. Quando passa pelas férias então, fica ainda mais difícil de prosseguir. Mas, o que percebi é que, ainda assim, este conseguiu resultados surpreendentes. Não sei se alguém (creio que pelo menos o Marco e a Méa o fizeram) ou quantos acompanharam todos os módulos. Eu só cheguei aqui este ano, já no final do programa.
Isso me lembra, como a você, Paulo Freire. Me lembra de como ele fala da necessidade de ser radical, de ir á raiz do que se faz. Esta foi uma experiência de trabalho online, que mostrou que pode-se (ainda que com muita dificuldade) trabalhar com tempos e distâncias incomuns no dia a dia dos programas de pós graduação.
Paulo Freire falava de persistência também. Aí me lembro de um poemeto de Brecht delicioso.

"Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis"

Brava Lina, que nos ensina nos levando à prática do que disse o poeta.

Abraço, Marcelo, beijo, Lina.
Obrigado aos dois por mais esta lição.
Em resposta à Alberto Tornaghi

Re: É hora ainda de cooperar?

por Mayrton Bahia -

Estive ausente em alguns momentos mas sempre tenho acompanhado pelo Fórum! Aproveito a fala e o poema postados pelo Tornaghi para endossar o reconhecimento à "Brava Lina". Parabéns professora, pelo seu engajamento que muito nos ensina. Mayrton Bahia

Em resposta à Usuário excluído

Re: É hora ainda de cooperar?

por Marco Silva -

Marcelo e Alberto

O projeto é longo mesmo. Trata-se da produçao de um lato sensu de 13 modulos. Cada equipe tem garantido um tempo razoavel de 30 dias para mostrar a todos o desenho didático do do seu modulo. Por mostrar, entanda-se deixa-lo à disposiçao de todos para que haja tempo de estudos e colaboraçoes diversos, no modelo todos-todos.

A principio a proposta era experimentar tb a docencia propriamente dita. Porem, dada a ocupaçao enorme de todos, particularmente dos coordenadores de cada PPG, passou-se a priorizar a feitura do desenho didático por cada equipe, garantido o tempo tranquilo para que todos vejam e colaborem quando se fez necessario.

Como podem ver, temos agora um potente curso lato sensu. Cada PPG pode lançar mao de cada modulo como quiser para o ofertar como quiser. É conteúdo livre somente para os PPGs que participaram do projeto. As participaçoes nos foruns, inclusive, podem ser utilizadas como conteúdos de aprendizagem dos cursos a serem recriados e ofertados por cada PPG participante.

Temos entao um manancial, um riquíssimo banco de dados, um repositorio de conteúdos de alto nivel, uma vez que foram produzidos por Programas de alto nivel no Brasil e em Portugal (UMINHO), à vista de todos, sofrendo intervençoes de quem quis interferir e colaborar.

Este é o sentido do projeto. Algo inédito, nao tenho duvida. Meu PPG tem o desejo de construir um lato sensu baseado neste manancial para oferecer à UAB. Estou já trabalhando nisto.

Ademais, temos o livro coletivo a ser finalizado neste segundo sementre para lançamento em 2010.1 pela Loyola. Como sabem, terá o mesmo titulo do projeto interinstitucional. Cada PPG escreve seu artigo relatando a experiëncia de criar seu modulo e nele justifica seu ponto de vista crítico assumido. Este livro poderá ser, inclusive, leitura basica dos cursos que poderao surgir do manancial.

É isto! Estou muito alegre com os resultados até aqui. Pela frente vem mais...

Um forte abraço, Marco

Em resposta à Marco Silva

Re: É hora ainda de cooperar?

por Usuário excluído -

Olá, Marco, quero agradecer em especial a oportunidade de ter participado com todos e  elogiar a rica ideia integrada que você criou e proporcionou a todos nós. Somente grandes mentes que pensam na força e integração de equipes é que conseguem liderar e propor uma dimensão do saber como esta. Parabéns, você realmente é sensacional, um educador  destes novos cenários, criativo, ponderado, contagiante, um grande líder, detentor de um imenso manancial de conhecimentos e uma sabedoria ímpar em lidar com pessoas....SUCESSOS SEMPRE, SEI QUE TERÁS...

Abços,

Elizete Matos - PUCPR

Em resposta à Usuário excluído

Re: É hora ainda de cooperar?

por Ieda Carvalho Sande -

Querida professora Lina e companheiros dessa longa jornada!

Concordo com o Marcelo quanto ao tamanho do curso; é muito difícil mesmo manter o pique quando se tem tantas obrigações com as nossas turmas: conteúdos a trabalhar, docência online, provas e avaliação...

Mas, como estou me propondo a avaliar, gostaria de dizer que participei intensamente do curso nas leituras e observações de todos os seus módulos, não conseguindo, porém, escrever o que gostaria de ter escrito, por me sentir inibida diante de tantas colocações teóricas e fundamentadas em autores famosos; rascunhava minhas reflexões e não conseguia postar por achar que iria acrescentar “nada” diante da quantidade de teorias que já se apresentavam nos fóruns. Aprendi muito, podem crer, fiz muitas anotações para ler “quando tiver tempo”, um tempo que não tenho ainda, mas que vou arranjar qualquer hora dessas.

Mas não foi o tempo todo assim; consegui participar, sim, quando tive oportunidade de falar de minha prática no longo caminho que venho percorrendo desde o início do Programa ProInfo aqui no Rio de Janeiro. E, me convenço cada vez mais de que sou uma docente criada mais à sombra da prática pedagógica do que à teoria e, me questiono: errado isso? Mas tem dado certo na minha prática pedagógica; claro que me apoio em pensamentos pedagógicos de autores pesquisadores, principalmente dos que falam da educação a distância na formação de professores; é o meu foco. Mas o meu dia-a-dia não me permite aprofundar as teorias como gostaria. Infelizmente não há espaço em nossas universidades privadas para o professor pesquisador, quando ele é professor horista, preocupado em manter sua carga horária para “sobreviver”. Quando consegui fazer pesquisa, só consegui com a ajuda da querida Lucia Vilarinho, grande mestre que valorizou sempre minhas pesquisas de campo e me deu parceria no desenvolvimento teórico dessas pesquisas. Tenho um campo vasto e rico para pesquisa.  

Concordo, ainda, com o Marcelo, quanto à aprendizagem que o projeto passou para mim e, acrescento, os teóricos que preciso observar mais. A grande diversidade dos grupos de pesquisa que se apresentaram no decorrer do curso trouxe uma experiência ímpar para mim e, tenho certeza de que vai enriquecer muito minha prática pedagógica.   

Gostaria de acompanhar o grupo no destino que será dado ao curso; é importante para fechar minhas observações.

Um grande abraço a todos!

Ieda Sande