Temas para a composição de uma proposta de formação de docentes para atuarem na educação online
Acho que todos já entraram de férias, pois o nosso módulo está fraco!!!
Será que alguém vai nos ajudar a compor os temas indispensáveis à formação para a docência online?
HELP!
Abraços a todos.
Lúcia Vialrinho
Re: Temas para a composição de uma proposta de formação de docentes para atuarem na educação online
Quem pode nos ajudar??? Aguardamos, Lina
Re: Temas para a composição de uma proposta de formação de docentes para atuarem na educação online
Oi pessoal: na minha modesta opinião, se fosse planejar um Curso de Formação de Professores para a Docência online o faria com os seguintes temas:
Introdução
1. A crise paradigmática e os desafios para a universidade
1.1 Referências para uma política de Educação online na universidade .
2. A Formação Docente em questão: saberes e competências relacionados á docência online
5.1. A formação do professor pesquisador online.
5.2 Os desafios da aprendizagem online. A psicologia da educação numa abordagem ecológica.
6.0. Mediações pedagógicas em ambientes virtuais. Principais teorias : aproximações e afastamentos
7.0. O Planejamento e o significado do desenho didático na educação online.
8.0 Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem
8.0. As potencialidades das ferramentas de suporte às aprendizagens em ambientes online.
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9. Considerações Finais
Re: Temas para a composição de uma proposta de formação de docentes para atuarem na educação online
Oi pessoal: na minha modesta opinião, se fosse planejar um Curso para a Formação de Professores para a Docência online o faria com os seguintes temas:
1. Introduzindo a questão: A crise paradigmática e os desafios para a universidade ; 1.1 Referências para uma política de Educação online na universidade . 2. A Formação Docente em questão: saberes e competências relacionados á docência online; 2.1. A formação do professor pesquisador online. 3.0. Os desafios da aprendizagem online. A psicologia da educação numa abordagem ecológica; 4.0. Mediações pedagógicas em ambientes virtuais; 5.0. O Planejamento e o significado do desenho didático na educação online; 6.0 Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem; 7.0. As potencialidades das ferramentas de suporte às aprendizagens em ambientes online.
ALÔ! administardor Moodle : não sei o que houve mas repeti minha opinião porque não consegui editar (tirar) a 1a parte que escrevi
Re: Temas para a composição de uma proposta de formação de docentes para atuarem na educação online
Re: Temas para a composição de uma proposta de formação de docentes para atuarem na educação online
Olá, Lina, realmente são muitos aspectos a darmos conta na docência online, mais alguns detalhes no encaminhamento e atenção para com o aluno online que é nosso foco, podem fazer sensível diferença.Inclusive neste momento estamos finalizando mais um curso online com nossos professores, curso este de 30 horas online, onde o tema é:
"Bem vindo à sala do curso “Inserindo e Motivando os Professores para a Utilização das Novas Tecnologias”!!
Esta sala diz respeito ao curso de extensão de 30h, oferecido pela Diretoria de EAD da PUCPR onde serão abordadas questões relativas ao ensino na atualidade. O foco está mais em como motivar o aluno nesta nova conformação social onde existe uma oferta muito grande de possibilidades midiáticas. Como chamar e prender a atenção do aluno quando ele está imerso em tantas possibilidades comunicativas que acabam por diminuir a concentração do mesmo?
Acesse o conteúdo, veja os links e os vídeos disponibilizados, discuta sobre o assunto. No final todos teremos a ganhar com nossos questionamentos nesta sala.
Esperamos que o curso seja proveitoso e nos colocamos sempre a disposição para quaisquer dúvidas, comentários e sugestões!!"
É isso, até pessoal,
Abços Virtuais,
Elizete Matos
PUCPR
Re: Temas para a composição de uma proposta de formação de docentes para atuarem na educação online
Vocês me surpreenderam com as sugestões.
Esta semana tive um pequeno problema de sáude, o que me impediu de abrir a página do curso e ver o que havia de novo, mas valeu a pena esperar e ter sugestões tão interessantes. Penso que o que ficou registrado ao longo do curso nos diferentes módulos, e agora complementando com o que vocês acrescentaram, poderemos aprimorar a proposta inicial do Marco Silva.
Não temos a fómula ideal, a fórmula mais correta, mas certamente as experiências de todos nos dão pistas interessantes de como melhorar uma proposta de educação / docências online.
Assim como fizemos uma wiki sobre as características da docência online, nós três, Alberto, Lina e eu, estamos nos propondo a construir outro registro dessa natureza, que aproveite também os temas dos módulos já estudados e mais as sugestões agora oferecidas,estas muito importantes tendo em vista que são feitas após uma reflexão do que aqui aconteceu ampliada pela experiência já obtida com a educação online.
Já vamos começar o módulo da avaliação online e gostaríamos de agradecer muito a vocês que participaram deste terceiro módulo e nos permitiram aprender mais com vocês.
Grande abraço a todos da Lúcia Vialrinho
Re: Temas para a composição de uma proposta de formação de docentes para atuarem na educação online
Lúcia, sugiro que encerre seu módulo 12. Sua equipe saiu prejudicada com a dispersão de final de semestre letivo. Entretanto, sua contribuição está registrada na mediação e no desenho didático proposto em seu modulo. Ficará faltando o tema "Avaliação". Creio que poderemos acolher o tratamento deste importante tema depois do final do módulo 13.
Reparem que a última equipe (PPG da UFPE) já botou seu bloco (frevo) na rua. Vamos acolher esta equipe. Vamos interagir com a contribuição que ela traz para nossa pesquisa.
Convido todos e todas à participação neste módulo final.
Em breve enviarei mais detalhes sobre a produção do texto final de cada equipe. Lembro que esse texto comporá um livro coletivo que reunirá finalmente todos os PPG que participaram desta aventura.
Um forte abraço, Marco Silva
Re: Temas para a composição de uma proposta de formação de docentes para atuarem na educação online
Lucia, estamos em pleno olho do furação na finalização do semestre letivo... muitos devem estar ocupadíssimos.
Convido os colegas que puderem: venham atuar na proposta da equipe formada pelos profs Lucia, Lina e Alberto
Estamos finalizando nosso penultimo módulo.
Abrs, Marco
Re: Temas para a composição de uma proposta de formação de docentes para atuarem na educação online
Olá, colegas, realmente esta época do ano é bem corrida, mas este tema é muito importante nestes momentos em que estamos vivenciando principalmente nas propostas de formação para a docência online. Tenho me envolvido de certa maneira em propostas aqui na PUCPR, com cursos online, que tenho montado e desenvolvido em capacitação aos professores de nossa instituição e observa-se que por melhor que seja o objeto de aprendizagem se não tiver uma estrutura de formação para o professor que irá fazer a mediação, a proposta tem um prejuízo significativo. Segue abaixo algumas idéias que chamo de protocolos online.
ENSAIOS
Prática Tutorial
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Ações Orientadoras
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Ações Acadêmicas
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Ações Institucionais
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Etapa 1 – Preparação para o inicio do curso:
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ð Conhecer o perfil dos alunos (idade, profissão, cursos anteriores, motivação com o curso, quanto tempo sem estudar, familiaridade com a tecnologia (ate onde sabe?....) ð Criar uma lista de contatos dos alunos (e-mail, telefone, MSN...) |
ðConheça suas atribuições como tutor; ðConheça a proposta pedagógica do curso; ðConheça o AVA, a proposta do curso, calendário letivo (prazos, avaliações); ðConverse com a coordenação do curso, professores e equipe de tutores; ðConheça o material didático utilizado no curso; |
ðConheça os fundamentos, estrutura e metodologia de EAD desenvolvidos pelo projeto; ðAcerte junto a coordenação horários de atendimento, numero de alunos, prazos a serem cumpridos;
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Etapa 2 - Inicio do Curso Apresentação aos alunos
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ð Dando boas vindas, enviando uma mensagem motivadora; ð Falando da sua formação, da experiência em tutoria online, da sua família; ð Coloque-se a disposição, informando e-mail, telefone para contato e horários que estará atendendo; ð Crie uma atmosfera descontraída, calorosa, acolhedora e amiga de forma iniciar a construção de um vínculo afetivo;
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Etapa 3 – Durante o curso: Estar atento as necessidades dos alunos:
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ð Conectar-se no AVA pelo menos (1) uma vez por dia; ð Certificar-se de que está em dia com suas mensagens? ð Ao nível de interatividade, identificando os alunos que não estão interagindo e tentar resgatar a relação interativa; ð Preste atendimento por e-mail, chat, telefone... ð Na mediação as relações sociais entre os participantes do curso, alunos e professores; ð Envie mensagens regularmente aos alunos sendo educado, cordial e receptivo? ð Atualize informações sobre o progresso dos estudantes? ð Envie mensagens particulares àqueles que estiverem ficando para trás ou àqueles que estiverem lendo, mas não escrevendo. ð Faca comentários positivos sobre a participação nas discussões e comentários negativos sobre o silêncio. ð Informe aos alunos sobre os aspectos significativos propostos pelos cursos. Ë importante ressaltar que os alunos sempre recebam as mesmas orientações. ð Valorize das iniciativas dos alunos; ð Utilize o senso de humor; |
ðAjude o aluno a compreender o material didático. ðFamiliarize o aluno com o hábito da pesquisa bibliográfica. ðLeve o aluno a adquirir uma metodologia autônoma de estudo. ðAtenda as consultas dos alunos. ðEstimule o aprofundamento e a atualização dos conteúdos das disciplinas. ðEncoraje e auxilie os alunos na busca de informações adicionais em bibliotecas virtuais e/ou do pólo; ðAjude aos alunos a planejarem seus trabalhos (calendário, avisos por mensagens, utilize os recursos disponíveis no AVA para acompanhar e notificar os prazos de entrega de atividades)? ðResponder às perguntas dos alunos referentes ao componente curricular, bibliografia e atividades: ðOrientar que as perguntas sejam enviadas nos Fóruns específicos, assim todos poderão usufruir de sua resposta e contribuir com o grupo.
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ðPreste informações aos alunos sobre inscrições, matrículas e particularidades do curso.
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Etapa 3 – Durante o curso: Acompanhar o desenvolvimento das atividades
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ð Responda com agilidade nas respostas aos alunos, informando sobre os avanços e as limitações. ð Estimule a reflexão crítica ajudando o aluno a ampliar o seu entendimento; ð Elabore comentários de incentivo na correção dos trabalhos escritos? ð Utilize o tempo offIine para pensar, ler, aplicar e elaborar com clareza as suas respostas e sua rotina pedagógica? ð Planeje as respostas e suas intervenções no AVA? ð Promova a interação. A discussão com o grupo ajuda os alunos a observarem as questões a partir de pontos de vista diferentes. ð Atue nas discussões, criando novos desafios quando perceber que os alunos começam a "falar em coro" as mesmas expressões, do tipo "concordo, concordo" . ð Incentive o espírito de descoberta que existe em potencial na aula online e lembre os alunos de compartilharem com os colegas. ð Disponibilize um feedback em relação aos trabalhos, seja em relação aos emails enviados, aos fóruns etc. ð Busque informações dos professores sempre que necessário para realizar as avaliações dos alunos; ð Monitore e estimular a participação nas discussões; ð Esclareça sobre o nível da participação esperado (verifique os critérios de avaliação propostos pelo seu professor e oriente os alunos)? ð Faca comentários breves e abertos, que convidem a uma resposta? ð Organize a interação, sendo flexível e paciente. ð Oriente as conversas, sem tentar dominá-Ias? ð Consulte com freqüência o relatório de desempenho fornecido pelo sistema. ð Feche a discussão com uma síntese (resumo) do tema ou designe um aluno ou um grupo de alunos a tarefa de resumir e focalizar a discussão? |
ðCrie espaços de construção coletiva; Biblioteca online Wikipédia; ðSelecione materiais de apoio (vídeos, textos, Power point); Tente organizá-lo de forma criativa; ðEstude a aula seguinte, revisando e dominando o material/conteúdo que esta sendo ministrado ðTrabalhe em parceria dando feedback a coordenação do curso e ao professor que ministra as aulas; ðAjudar a compreensão dos materiais do Curso através das discussões (fóruns, mensagens pelo AVA, chat); ðEnvie e-mails lembretes; |