banner

Página Inicial

Proposta do módulo

Introdução

 

Tema 3: Docência online

 

A docência online pressupõe o uso de interfaces que possibilitam a criação de um novo espaço de aprendizagem – um contexto virtual – onde a comunicação acontece de forma bi ou multidirecional, devendo ser marcada por elevado nível de interação. Este novo contexto emerge da combinação de características oriundas do ensino presencial (por exemplo, a existência de um grupo-classe) com as inovações que aí se inserem.

A docência online não pode prescindir da análise crítica de práticas que tenham se mostrado, eficazes seja no ensino online ou presencial. Nesta análise devem ser considerados os fundamentos teóricos que embasam as práticas, a relação destes com as estratégias de ensino e avaliação.  A docência online constitui, hoje, um grande desafio para a Pedagogia na medida em que precisa ter uma identidade própria.  Como construir esta identidade?

Venha ao fórum  "Características da docência online" e compartilhe sua reflexão. 

 

 

 

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00