Fórum "O papel da cooperação no mundo produtivo"

Por que cooperar?

Por que cooperar?

por Usuário excluído -
Número de respostas: 0
A cooperação, a meu ver , está implícita na processo de mediação. No entanto constituir-se como mediador, cooperando, não é fácil. Temos todos histórias diferentes, visões diversas dos problemas que nos cercam, e nem sempre é fácil compreender o ponto de vista do outro... Eu como professor, o outro como aluno... Como provocar a sua cooperação, por meio da mediação? Cabe sinalizar a importância do respeito às opiniões dos alunos ( se somos professores), tentar compreender seus pontos de vista, dando um tempo para que os que eu penso como professor não seja um obstáculo para a sua cooperação. Professor mediador precisa provocar sem impedir a expressão das idéias dos que estão aprendendo. Aqui no curso todos ensinam e todos aprendem. Temos um compromisso maior que numa sala de aula online ou presencial, visto que estamos nos dois pólos: ensinando e aprendendo. Daí a importância de apoiar o outro em suas opiniões e idéias, tentando compreendê-lo, sem deixar de expressar os nossos pontos de vista.
O ambiente virtual emergente nesse curso tem propiciado a oportunidade de falarmos de nossos pontos de vista e expressar-nos, cooperando com novos pontos de vista. As palavras podem nos trair quando interpretadas por outra pessoa. Daí a necessidade de esclarecer bem do que falamos, de que lugar falamos e aonde desejamos chegar...
Vejo com alegria que o grupo busca caminhar nessa direção e pretendo prosseguir encontrando o sentido do por que cooperar no decorrer de nossos encontros virtuais...Lina