Fórun "Coletânea de experiências de ensino e aprendizagem online"

Experiências significativas com aprendizagem online

Re: Experiências significativas com aprendizagem online

por Usuário excluído -
Número de respostas: 0
Méa e colegas, desculpe a sumiço desta semana, mas estive em Brasilia numa reunião da UAB e com essa saida tudo desandou, acumulou etc... Mas vamos às questões apresentadas...
Mea, aqui na UFJF isso ocorre tb... Se por um lado temos a parceria entre tutores a distância e professores, por outro tivemos alguns tutores que assumiram isso sozinhos. O fato é que a parceria, a co-autoria acaba ficando nas "mãos" do professor e se ele trabalha em parceria estenderá isso para suas ações no ambiente e no curso, se não, acaba centralizando sim - daí a necessidade de formação, acompanhamento. Tivemos casos (poucos) no início do curso de tutores que acabaram assumindo quase tudo pela ausência dos professores, mas isso não tem ocorrido mais.
Precisamos trabalhar com a formação de todos estes atores. Aqui estamos investindo nisso, mas sabemos que é um processo... Por exemplo, nas reuniões quinzenais com os professores estamos, desde o início do ano, trabalhando a integração de áreas, o planejamento coletivo do curso, o desenho didático. Isso não é tão simples, mas devagarinho estamos conseguindo alguns avanços... Ainda não correspondem ao desejado, mas está caminhando. Outro ponto que estamos trabalhando com tutores e professores é a questão da mediação - temos ações nas disciplinas que são muito diferentes: desde tutores e professores que acham que a mediação deve ser exclusivamente individual (o que provoca um diálogo que se restringe ao professor a aluno - não havendo colaboração e troca/parceria entre os alunos), outros que somente trabalham com mediação coletiva (deixando por vezes as especificidades passarem ao largo) e outros que conseguem equilibrar a mediação, como processo amplo, chegando inclusive, em alguns casos, à mediação partilhada.
Outro ponto de investimento é a avaliação, especialmente a presencial, que por vezes reflete todo o processo.

Bem, o desafio é muito grande e quero agradecer e também pedir que invistamos mais nas discussões sobre a questão da tutoria, como destaca a Méa. Estamos precisando urgentemente de interlocução nesta questão, principalmente no que se refere às políticas públicas. O Mec continua com as idéias de "alinhamento", unificação - de projetos, de materiais, que tem sido fortemente refutadas pelos cursos de pedagogia. O que tenho visto é que infelizmente algumas discussões se restringem às críticas ao "modelo" do Mec, mas todos precisam saber que nem todas as universidades estão trabalhando dessa forma e inclusive, criticam o "modelo" do Mec.
Bjs
Dri