Primeiros passos: semana de 13 a 19 de julho
Organizando o grupo para o frevo (pensando as fantasias, escolhendo os blocos que iremos desfilar, elaborando o tema e a música do grupo para sair no carnaval).
Prezados cursistas, sejam bem-vindos!
Nesta primeira semana iremos conhecer mais sobre as coreografias didáticas. Para isso leia os textos:
Textos complementares:
A partir do módulo que o seu PPGE ministrou nesse curso, identifique os objetivos de aprendizagem (habilidades a serem desenvolvidas sobre um determinado conteúdo) que o planejamento do seu PPGE definiu para que os cursistas atingissem e relacione com as estratégias colocadas em cena para tal.
Para realizar a atividade identifique no planejamento do seu módulo os objetivos de aprendizagem, conceitos, habilidades e estratégias. Como o seu PPGE ‘pensou os passos da dança’. Por enquanto não é preciso postar. Como o seu PPGE ‘pensou os passos da dança’.
Esta atividade refere-se ao que Zabalza (2006a) identifica como o primeiro passo da coreografia didática do ensino: a antecipação - os docentes antecipam o resultado da aprendizagem que desejam que os seus estudantes adquiram (objetivos, conceitos e habilidades) e iniciam a planificação das atividades de ensino (estratégias) que consideram pertinentes a esse resultado.
Cada PPGE deverá postar no fórum da segunda semana o resultado dessa identificação (antecipação).
Por ora, vamos discutir, nesta semana (13 a 19 de julho), a relação entre a coreografia didática e o desenho didático, no fórum “Conceitos e Relações entre Coreografias e Desenhos Didáticos”.