Fóruns gerais
Fórum | Descrição | Tópicos |
---|---|---|
Fórum de coordenadores | 3 | |
Fórum Geral | Fórum Geral Neste espaço de encontro assíncrono podemos compartilhar dúvidas e esclarecimentos. |
32 |
Hora do Café | Aqui podemos tomar cafezinho, capuccino, chope, vinho do porto... Podemos divulgar e comentar eventos, publicações, notícias... |
26 |
Fórum de avaliação do Módulo 1 |
Neste ... |
4 |
Fórum de avaliação do Módulo 2 |
Neste ... |
3 |
Forum de Avaliacao do Modulo 3 |
Neste ... |
3 |
Fórum de Avaliação do Módulo 4 |
Neste ... |
3 |
Fórum de Avaliação do Módulo 5 |
|
0 |
Fórum de Avaliação do Módulo 6 |
|
0 |
Fórum de Avaliação do Módulo 7 |
|
2 |
Forum de Avaliação do Módulo 8 |
|
3 |
Notícias e avisos do Módulo 1 | A equipe do PPGE_UMINHO tem este MURAL para orientações, esclarecimentos, avisos e convocatórias urgentes referentes ao Módulo 1. Todos podem tirar dúvidas. Seja repondendo (para isto basta clicar em "Responder"), seja postando sua dúvida (para isto basta clicar em "Acrescentar um novo tópico") ... |
5 |
Fóruns para atividades de aprendizagem
Tópico | Fórum | Descrição | Tópicos | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Tópico 1 | Roteiro de atividades semanais | Olá pessoal! Neste fórum "roteiro de atividades" vamos compartilhar as propostas de atividades semanais deste módulo inicial. Reparem que em cada semana teremos atividades específicas. Aqui todos podem postar suas dúvidas sobre a agenda do Módulo 1, bem como, se posicionar sobre os conteúdos ... |
3 | ||||||
Fórum "Desafios à docência online na cibercultura" | Fórum "Desafios à docência online na cibercultura" |
6 | |||||||
Teste | Teste de envio de emails |
1 | |||||||
Tópico 2 | Agenda do Módulo 2 | A Agenda será nosso espaço para comunicação e propostas de organização dos diferentes momentos do Módulo 2, dessa forma acreditamos que você possa acompanhar as sugestões de atividades das Unidades em desenvolvimento e também das já realizadas. Um abraço! |
4 | ||||||
Café |
|
7 | |||||||
Compartilhando idéias e propostas |
|
4 | |||||||
Atividade 2 - Fórum: Conversa sobre TIC na educação e o sonho da BMW |
|
2 | |||||||
Atividade 1 - Fórum: Um computador por aluno |
|
2 | |||||||
Perspectivas e desafios | Quais as perspectivas e desafios? Os vídeos a seguir apresentam algumas idéias para o uso de metaversos (second life) na educação. Buscamos referências que pudessem retratar ações em Portugal e no Brasil. MAs estamos muito curiosos para conhecer suas idéias a respeito.
|
2 | |||||||
Tópico 3 | Boas-vindas! |
|
1 | ||||||
Vamos fuxicar? | Vamos fuxicar? O que é fuxicar? Ah! Fuxicar é falar da vida, nossa e dos outros, é dialogar com alguém sobre um tema ou assunto qualquer. Fuxicar também é a arte de fazer peças de costura a partir de retalhos de pano. Colchas, bolsas, roupas em geral são produzidos por artesãs e ... |
3 | |||||||
Co-criando o hipertexto da unidade | Olá pessoal! Este fórum de discussão "co-criando o hipertexto da unidade 1 " é um espaço de criação coletiva para agregarmos valor ao conteúdo inicial da nossa unidade. Nós da UERJ optamos pela produção de um texto base para cada unidade do nosso módulo. Na unidade 1 contamos com a autoria da ... |
1 | |||||||
Brincando de Labirinto |
|
2 | |||||||
Portfólio "Avaliando a Aprendizagem" | Sobre portfólios online Concebemos o portfólio como um dispositivo que potencializa a visibilidade da produção de cada sujeito, permitindo ainda o compartilhamento com todo o grupo-sujeito, sendo simultaneamente autor e avaliador não só da sua própria autoria e produção como também da produção e ... |
1 | |||||||
Co-criando o hipertexto da unidade | Olá pessoal! Este fórum de discussão "co-criando o hipertexto da unidade 2 " é um espaço de criação coletiva para agregarmos valor ao conteúdo inicial da nossa unidade. Nós da UERJ optamos pela produção de um texto base para cada unidade do nosso módulo. Na unidade 2, assim como foi na unidade ... |
1 | |||||||
Entrevista com Piaget e Vygotsky | Olá pessoal! Em nossa unidade 2 apresentamos o fórum "Entrevista com Piaget e Vygotsky" e o caso da professora www.pensamentocrítico.com.br. Vamos simular uma entrevista entre os dois mais importantes teóricos interacionistas na tentativa de indentificar e propor soluções alternativas para o ... |
1 | |||||||
Portfólio "Avaliando a Aprendizagem" | Vamos construir o portfólio da unidade 2? Discutir ‘avaliação’ não é uma tarefa fácil. Discutir ‘avaliação em EAD’ ou em ‘Educação online’ torna-se um desafio ainda maior. Para conseguirmos minimamente chegar perto de uma abordagem condizente com a complexidade do processo de ensino/aprendizagem v... |
1 | |||||||
Co-criando o hipertexto da unidade | Olá pessoal! Este fórum de discussão "co-criando o hipertexto da unidade 3 " é um espaço de criação coletiva para agregarmos valor ao conteúdo inicial da nossa unidade. Nós da UERJ optamos pela produção de um texto base para cada unidade do nosso módulo. Na unidade 3, assim como foi nas unidades ... |
1 | |||||||
Portfólio "Avaliando a Aprendizagem" | Vamos construir o portfólio da unidade 3? Discutir ‘avaliação’ não é uma tarefa fácil. Discutir ‘avaliação em EAD’ ou em ‘Educação online’ torna-se um desafio ainda maior. Para conseguirmos minimamente chegar perto de uma abordagem condizente com a complexidade do processo de ensino/aprendizagem v... |
1 | |||||||
Tópico 4 | Boas-vindas!! | Olá! É com imenso prazer que iniciamos nosso Módulo 4 nesse privilegiado ambiente de pesquisa. Nele estamos todos reunidos para co-criação de conhecimento sobre docência e aprendizagem online. Nosso módulo não abre mão de atividades colaborativas, interativas, portanto, sua participação é ... |
3 | ||||||
Podcast_&_dúvidas | Vamos utilizar este espaço para postar dúvidas e esclarecimentos sobre a interface do gravador e do bloco "Media Center". Aguardo vocês. Mayrton |
1 | |||||||
Fórum: Superando a Pedagogia da transmissão |
Diversos críticos de sala de aula já questionaram o modelo de sala representado nesta ilustração O educador Paulo Freire é um dos críticos mais enfáticos. Para ele a educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B. O papel do professor não é transmitir conhecime... |
2 | |||||||
Fórum: Que é interatividade |
O texto base da Unidade 2 define interatividade como modificação radical no esquema clássico da informação baseado na ligação unilateral emissor-mensagem-receptor. Tal modificação abre espaço para múltiplas expressões de interatividade nas esferas tecnológica, mercadológica, social, ... |
1 | |||||||
Fórum: Melhorias em interatividade | Atividade
Nós da equipe do Módulo 4, ao tratarmos do tema interatividade em educação online, convidamos você a discutir com sua equipe, em seu PPG, possíveis melhorias em ... |
1 | |||||||
Fórum Roberto Silva | Olá! Venha participar do "Fórum: Roberto Silva" da Unidade 3 do Módulo 4. |
1 | |||||||
Fórum Joana Silveira | Diante da difícil situação da professora Joana Silveira e com base no que estudamos até este momento, diga de que forma poderiamos ajudá-la. Poste sua contribuição e não deixe de ler a opinião dos demais colegas e opinar sobre elas. |
1 | |||||||
Tópico 5 | Fórum da Equipe PPGE_UFAL | Fórum da Equipe PPGE_UFAL |
1 | ||||||
Fórum: partilhando expectativas | Estamos iniciando um novo módulo neste projeto de construção e reconstrução sobre a formação de professores para a Docência Online. Sinta-se acolhido por nós da PPGE_UFAL. Estaremos com vocês, estudando, discutindo, interagindo, percorrendo e refazendo caminhos. Nas duas próximas semanas estaremos ... |
2 | |||||||
Fórum: Pesquisa, Comunicação e Socialização | O fórum pesquisa, comunicação e socialização foi criado para interagirmos sobre as interfaces de comunicação online.O que é ensinar e aprender utilizando interfaces da Internet na Educação Online?Que dificuldades afetam o trabalho com as diversas interfaces e estratégias da educação online?Que ... |
4 | |||||||
Fórum: Estratégias Didáticas na Educação Online | Neste fórum iremos discutir as possibilidades de usarmos as diversas interfaces da Internet e as estratégias didáticas na educação online. Cada um poderá contribuir com sua experiência nos tópicos dos fóruns para construirmos possibilidades coletivas. Ao final faremos uma síntese de todas as ... |
15 | |||||||
Tópico 6 | Fórum Colcha de Retalhos | Se você gosta de prosas, esse é mais um momento que lhe indicamos. O objetivo desse fórum é possibilitar a abertura para o debate plural sobre as mais diversas temáticas. Assim, você poderá divulgar eventos, notícias, abrir discussões do seu interesse, articular reuniões no chat, tirar dúvidas, ... |
5 | ||||||
Avaliando o módulo de AVA | Este é nosso espaço de avaliação do módulo. Aqui esperamos que sejam compartilhadas as opiniões de todos os participantes do projeto. Críticas e sugestões serão fundamentais para alcançarmos o nosso objetivo: a construção de um curso validado por uma equipe multi-institucional de pesquisadores. Co... |
1 | |||||||
O potencial pedagógico dos AVA | Olá pessoal, A cibercultura configura-se como a cultura contemporânea, pois já vivenciamos as tecnologias da informação e comunicação no nosso dia-a-dia, tais como o uso do celular, caixas eletrônicos, a arte eletrônica, a música eletrônica, votação eletrônica, a educação online, entre outros. São... |
3 | |||||||
Um exemplo de fórum | Nesta etapa faremos um estudo específico sobre a importância dos fóruns nos cursos a distância. Partiremos das reflexões disponibilizadas no nosso ambiente, e de outras fontes de pesquisa disponiveis na rede e na literatura da área. A partir das questões abaixo inciciaremos nosso debate:
|
1 | |||||||
Sobre o Moodle: dicas, dúvidas e descobertas | Aqui neste fórum discutiremos os temas abordados na Unidade 2: Oficina de Moodle online Cada participante pode criar novos tópicos de discussão, de acordo com seus questionamentos, dúvidas e descobertas. Para que surjam as dúvidas, é necessário experimentar. Experimente, no seu espaço de testes,... |
17 | |||||||
Tópico 7 | Fórum de Avisos | LEMBRAMOS QUE TEMOS HOJE ÀS 18: 00 H (HORÁRIO BRASÍLIA 19:00 HS) UM CHAT DA NOSSA ULTIMA UNIDADE PARTICIPEM!!!!! |
3 | ||||||
Educação e os desafios da sociedade em Rede | Gente querida, Diante de tantos desafios que a sociedade em rede apresenta para sociedade de maneira geral e, para a escola em especial, muitas questões emergem para iniciar uma discussão. Nesse sentido, seguem algumas: - Que aspectos positivos ou negativos podem advir da utilização cada vez mais ... |
1 | |||||||
Hipermídia e Hipertexto na sociedade contemporânea |
|
1 | |||||||
Conversando sobre mediação pedagógica e o uso das mídias | O Fórum vai contemplar o Tema Mídias, Meios e Mediação Pedagógica. Considerações Iniciais : Cada meio e cada tecnologia exercem uma mediação particular nas pessoas e na estruturação dos conteúdos que transmitem. ( OROSCO,1999, in OROFINO, p.66). Assim o Rádio , a Televisão, a Internet, o próprio... |
2 | |||||||
Fórum Avaliativo | Nesse fórum os alunos irão postar suas opiniões e contribuições acerca do módulo até o dia 29/11. Como estamos no dia 30/11 e não houve nenhuma postagem avaliativa sobre o nosso módulo, pedimos á Coordenação do Projeto que essas avaliações possam ser feitas depois das férias antes do início do ... |
0 | |||||||
Tópico 8 | Fórum da Equipe PPGE_PUC-Pr | Fórum daEquipe PPGE_PUC-Pr |
10 | ||||||
Bem-Vindos: fórum de apresentação | Ótimo 2009 para todos! Bem-vindos ao módulo 8. Para começar, vamos assistir ao vídeo de apresentação do módulo da PUCPR, preparado especialmente para você. /embed> |
2 | |||||||
Fórum: Aprendizagem Significativa | Participe do Fórum, relacionando: |
4 | |||||||
Mapas Conceituais como uma ferramenta para a avaliação da aprendizagem | Participe do Fórum, relacionando os seguintes trechos: “Como instrumento de avaliação, também, podem ser utilizados para se ter uma imagem da organização conceitual - relações hierárquicas entre conceitos - que o aluno estabelece para um dado conteúdo. Naturalmente, essa é uma visão não ... |
1 | |||||||
Construção de Mapa Conceitual | Estamos retornando as nossas atividades depois de uma parada para o carnaval. Esperamos que vocês tenham aproveitado a folia. Nós colocamos o bloco na rua com as fotos de infância de todos que enviaram. Esperamos que vocês gostem. Abraços equipe PUCPR. Participe do Fórum compartilhando suas ... |
2 | |||||||
Tópico 9 | Café com pão de queijo | Caros colegas, o fórum de ambientação de nosso módulo tem como proposta o levantamento de questões preliminares sobre a temática e expectativas quanto ao curso e busca favorecer a integração entre os diferentes grupos de pesquisadores. A música Comida (Titãs) será o mote para iniciarmos essa ... |
1 | ||||||
Dedinho de prosa... | Olá colegas! Com a participação de vocês no fórum de ambientação, muitas questões emergiram e isso é muito bom! Como sabemos, o processo de mediação se dá por meio do desencadeamento de questões que se “hiperlinkam” a outras... Alguns caminhos, algumas explicações, vão se construindo nesse ... |
3 | |||||||
Mais um dedinho de prosa... |
Engatanho os trilhos do trem.... Colegas, Sentimos falta de muitos participantes no fórum "Dedinho de prosa", por isso, nesta terceira semana continuaremos com “Mais um dedinho de prosa”. Nossa intenção é que cada um possa trazer sua experiência ... |
2 | |||||||
Tópico 10 | Fórum boas vindas e outros cafezinhos | Este fórum foi aberto com o intuito de disponibilizar a todos um espaço para conversas outras que não as vinculadas aos temas de cada um dos momentos. |
1 | ||||||
Fórum Momento 1 |
|
2 | |||||||
Fórum momento 2 |
|
2 | |||||||
Fórum Momento 3 |
|
4 | |||||||
Fórum momento 4 |
|
1 | |||||||
Tópico 11 | Metodologia? Paradigma? Procedimentos? | Pessoal,
Para iniciarmos os debates, propomos duas questões, porém outras ... |
3 | ||||||
Construção Interativa | Olá Pessoal! Conforme já escrevemos no início deste tópico, depois de realizada a leitura dos textos indicados anteriormente, vamos fazer a seguinte dinâmica: Cada participante deverá escolher um dos textos e propor pelo menos uma questão com base nele. Em seguida todos devem responder a pelo ... |
1 | |||||||
Sala de Discussão - Visão de Conhecimento X Procedimentos | Olá! Após realizada a leitura do capítulo "Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática", convidamos vocês a destacarem um trecho que lhes chamou atenção e apontarem justificativas para as escolhas. Em seguida, tentem relacionar aspectos que foram destacados pelos colegas com suas ... |
1 | |||||||
Sala de Discussão - Vídeo Web 2.0 | Neste fórum abordaremos sobre como uma diferente mídia condiciona a produção do conhecimento. Gostaríamos que todos interagissem com exemplos de vídeos e imagens que possam levar a conjecturas sobre o assunto. Seria muito interessante que todos contribuissem com experiências vivenciadas em suas ... |
1 | |||||||
Sala de discussão - Metodologia de Pesquisa em EaDonline | Olá Colegas! Neste fórum discutiremos o trecho do livro "Educação a Distância online" (BORBA, MALHEIROS, ZULATTO, 2008) que trata de questões da Metodologia de Pesquisa Qualitativa na Educação a Distância online. Para iniciar o debate, apresentamos as seguintes questões:
|
1 | |||||||
Sala de Discussão - Análise online | Olá! Neste fórum, vamos eleger um módulo ou parte de um módulo do curso como objeto de pesquisa. Tentaremos, ao olhar para os dados disponíveis, imaginar qual pergunta de pesquisa aqueles dados poderiam responder? Não deixem de mencionar qual módulo ou qual parte dele vocês optaram por analisar. Va... |
2 | |||||||
Tópico 14 | Fórum da Equipe PPGE_UNESA | Fórum da Equipe PPGE_UNESA |
1 | ||||||
Fórum "Avaliação" |
Avaliação
Valendo-se do que conversamos neste módulo e do que foi tratado nos anteriores, convidamos para um debate sobre as
implicações de tudo isso para a avaliação e ambientes online de aprendizage. O que se pode avaliar? O que devemos avaliar? O
que já não faz sentido avaliar? Como se faz... |
9 | |||||||
Fórum "Características da docência online" | Características da docência online O texto “Docência online: uma tendência a se consolidar” foi colocado na Biblioteca para subsidiar a discussão neste fórum. Leia-o se o desejar. Vamos, aqui, levantar e discutir características da docência online buscando identificar implicações para a ... |
3 | |||||||
Fórum "O papel da cooperação no mundo produtivo" | Por que cooperar?
A partir do texto “Porque cooperar” convidamos todos e todas a discutirem como o mundo da educação deve reagir (e intervir)
ao que nos traz o mundo da produção. Cooperar é preciso? Cooperar é necessário? |
4 | |||||||
Fórun "Coletânea de experiências de ensino e aprendizagem online" |
Coletânea de experiências de ensino e/ou aprendizagem online
Neste espaço vamos reunir descrições de todos sobre experiências significativas de aprendizagem ou de ensino online.
Interessa-nos qualquer tipo de experiência: sucessos, insucessos, desafios etc. A idéia é aprendermos com as ... |
3 | |||||||
Tópico 15 | Fórum “Conceitos e Relações entre Coreografias e Desenhos Didáticos” | Fórum “Conceitos e Relações entre Coreografias e Desenhos Didáticos” Caros passistas/cursistas, Para reiniciarmos o ensaio dos nossos passos preparamos esta síntese das discussões no fórum objetivando retomá-las do ponto onde paramos. Dentre as intervenções feitas até este momento no fórum, ... |
1 | ||||||
Fórum “Análise da coreografia planejada” | Neste fórum teremos um momento de análise no âmbito do grupo (PPGE) e um segundo momento de cunho individual. No primeiro momento, cada PPGE deverá postar nesse fórum, no tópico já definido para seu módulo, o resultado da antecipação que foi levantada na semana anterior. No segundo momento, cada ... |
13 | |||||||
Fórum "Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas" | Fórum “Mediação e Interatividade nas Coreografia Didáticas” Nesse fórum nossas discussões serão norteadas pelas seguintes questões:
|
1 | |||||||
Fórum “Desfile Virtual de Blocos Acadêmico/Carnavalescos” | 1 |