O pensamento de Bento Silva
Neste Livro Bento Silva, docente do PPGE da Universidade do Minho de Portugal, apresenta sua inquietação neste Módulo 1. Mais do que apresentar suas abordagens, sua reflexão amadurecia em suas pesquisas, neste Livro quer motivar o debate sobre educação e cibercultura. Sua principal indagação é: "
"assim como a tecnologia da escrita deu origem ao aparecimento da escola, as actuais Tecnologias da Informação e Comunicação contêm potencial para renovar a escola? Quais são as características dessas tecnologias e quais são as repercussões organizacionais e curriculares que proporcionam?"
Na nossa opinião, as tecnologias da informação e da comunicação por si só não possuem potencial para renovar a escola. Sem dúvida essas exercem papel essencial na emergência das redes digitais na sociedade global, desinstalando velhas qualificações, criando novos perfis profissionais, gerando habilidades e competências que trazem novas exigências para a inserção dos indivíduos na sociedade e conseqüentemente mais desafios para as escolas. O avanço tecnológico aponta para alterações nos processos comunicacionais e educacionais de aprendizagem e para a ampliação e inserção da cultura tecnológica nas práticas pedagógicas. Neste novo cenário onde as TICs definem as relações produtivas, as escolas devem rever seus conceitos e procurar formar adequadamente os seus profissionais docentes pois o importante para a escola não deve ser apenas o acesso dos alunos às informações, mas a sua participação na produção e apropriação dos valores que as tecnologias agregam.Novas formas de gestão e organização curricular são indispensáveis para enfrentar os desafios atuais
Referências bibliográficas
COSTA PEREIRA, Duarte. Tecnologia Educativa e a mudança desejável no sistema educativo. In Revista Portuguesa de Educação, vol. 6, nº 3, Braga, Universidade do Minho, 1993.
DELORS, Jacques (coord). Educação, um tesouro a descobrir. Relarório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI . Porto: Asa, 1996.
DIAS, Paulo. Que direcções para a interacção na comunicação educacional multimédia? In Informática & Educação, nº 3, Revista do Pólo da Universidade do Minho do Projecto Minerva, 1992.
FAURE, Edgar et al. Apprendre à être . Paris :Unesco, 1972.
FRAGNIÉRE, Gabriel. L’éducation créatrice. Paris-Bruxelles: Elsevier Séquoia, 1975.
GUBERN, Román. El simio informatizado. Madrid : Fundesco, 1987.
GURVITCH, Georges. A vocação actual da sociologia , vol. I. Lisboa: Cosmos, 1979.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa, II, crítica de la razón funcionalista. Madrid : Taurus, 1987.
LANDSHEERE, Viviane. Educação e Formação: ciência e prática . Porto: Asa, 1994.
LÉVY, Pierre (1997). A Inteligência Colectiva. Para uma antropologia do Ciberespaço. Lisboa: Instituto Piaget.
LÉVY, Pierre. A Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
LOPES, António. A telemática em escolas do ensino não superior. Uma abordagem centrada na experiência portuguesa. Braga: Universidade do Minho, 1994. Tese de mestrado.
MACHADO, Altamiro Os desafios da imagem e das comunicações no ensino dos anos 90. In Actas do II Congresso de Ciências de Educação – Investigação e Acção. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1995.
MAFFESOLI, Michel El tiempo de las tribus, el declive del individualismo nas sociedades de masas. Barcelona: Icaria, 1990.
MATTELART, Armand (1996). A invenção da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
NÓNIO SÉCULO XXI. Projectos de Escola. Resultados da avaliação/acompanhamento do 1º ano de execução. Lisboa: Ministério da Educação, 1999.
PERELMAN, Lewis. School's out. A radical new formula for the revitalization of America's educational system. New York: Avon Books, 1992.
QUINTANILLA, Miguel. Educación y Tecnologia. In Rodríguez Diéguez & Oscar Barrio (ed.), Tecnologia Educativa, nuevas tecnologías aplicadas a la educación. Alcoy: Marfil, 1995.
RIBEIRO DIAS, José (1979). Educação de Adultos, Educação permanente, Evolução do conceito de educação. Braga: Universidade do Minho/Projecto de Educação de Adultos, 1979.
RIBEIRO GONÇALVES, Fernando. O papel da investigação na Educação (a influência do contexto). In Revista Portuguesa da Educação, 5 (1), Braga, Universidade do Minho, 1992.
RODRÍGUEZ DIÉGUEZ, José. Nuevas tecnologías aplicadas a la Educación y Tecnologia de la Educación. In Rodríguez Diéguez & Oscar Barrio (coord.), Tecnologia Educativa, nuevas tecnologías aplicadas a la educación. Alcoy: Marfil, 1995.
SANTOS, Boaventura Sousa (1994). Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento.
SARRAMONA, Jaume. Prólogo. In Castillejo et al. Tecnologia Y Educácion . Barcelona : CEAC, 1986.
SCHWARTZ, Susan & POLLISHUKE, Mindy. Aprendizaje activo. Una organización de la clase centrada en el alumnado . Madrid: Narcea, 1995.
SILVA, Bento & SILVA, Ana (1999). Um olhar sobre a avaliação do Programa Nónio no âmbito da Intervenção do Centro de Competência da Universidade do Minho. In Paulo Dias e Varela Freitas (ed.). Actas do I Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Desafios’99. Braga: CC Nónio Século XXI da Universidade do Minho, 1999.
SILVA, Bento (1998). Educação e Comunicação. Braga: CEEP/Universidade do Minho, 1998.
SILVA, Bento. Questionar os fundamentalismos tecnológicos: Tecnofobia versus Tecnolatria. In Paulo Dias e Varela Freitas (ed.). Actas do I Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Desafios’99. Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho, 1999.
SILVA, Bento. Avaliação e Tecnologia Educativa: uma reflexão em torno das ecologias de informação e comunicação. In Barca & Peralbo (ed.). Libro de Actas (I), Conferências e Ponencias do V Congresso Galego-Português de Psicopedagoxía. Corunha: Universidade da Corunha, 2000.
SILVA, Bento. A Glocalização da Educação: da escola às comunidades de aprendizagem. Comunicação apresentada no 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Educação, realizado na Universidade do Algarve em Fevereiro de 2000a.
SIMONDON, Gilbert. Du mode d'existence des objects techniques. Paris: Aubier-Montaigne, 1969.
TOFFLER, Alvin. Choque do Futuro. Lisboa: Livros do Brasil, 1970.
WEBER, Max. Economia y Sociedade. Esboço de uma sociologia compreensiva. Mexico: FCE, 1944.
WOLTON, Dominique. E depois da Internet? Para uma teoria crítica dos novos média. Algés: Dife, 2000.