Unidade 3

 

 

A TV Digital no Brasil

A Implantação da TV digital no Brasil teve inicio pela cidade de São Paulo e com apenas 3 meses de funcionamento (dezembro de 2007) já foram vendidos cerca de 50 mil conversores, uma vez que  para a implantação deste novo sistema os padrões atuais de transmissão e de recepção precisam ser alterados. A previsão de funcionamento do sistema em outras cidades é de quatro anos sendo que o  Rio de Janeiro irá recebê-la até final do primeiro semestre de 2008 e as demais cidades brasileiras até 2011.

Saiba mais - Como funciona?

Já há algum tempo, a maioria da programação veiculada pelas emissoras de televisão aberta já é produzida com equipamentos de filmagem e armazenamento digitais o usuário, porém, não percebe o aumento na qualidade da transmissão pois esta é feita ainda de forma analógica.

A tecnologia digital supera diversas restrições da tecnologia analógica entre as mudanças podemos destacar: imagem de alta definição;  som com qualidade de CD; A  transmissão de vários programas em um único canal e a possibilidade de interação.

A Televisão digital ao contrário da televisão analógica apresenta várias alternativas de negócios que estão baseadas na qualidade de imagem e som que se deseja outro ponto importante que pode contribuir para os modelos de negócios é a resolução da imagem e o formato da tela que definem a qualidade do sistema.

Existem em todo o mundo três sistemas para a TV Digital – o americano (ATSC), o  europeu (DVB) e o japonês (ISDB). O padrão que foi aprovado e está sendo implantado no  Brasil é o japonês – ISDB -T (Integrated Services Digital Broadcasting – Terrestrial).

O ISDB-T é baseado no sistema de transmissão europeu, mas é superior a ele no que diz respeito à imunidade a interferências, permitindo a convivência da televisão de alta definição com a recepção móvel (transmissão em celulares, por exemplo). alta definição, transmissão de dados, recepção móvel e portátil – e permite, portanto, maior flexibilidade do modelo de negócios a ser implantado.

A televisão aberta no Brasil possui uma ampla importância do ponto de vista social, pois atinge a maioria (cerca de 85%) dos lares, sendo o mais importante, senão o único, meio de acesso à informação de grande parte da população brasileira. Se fizermos uma comparação entre a televisão no Brasil é nos demais paises da América Latina aqui é o local onde existe o maior número de televisores instalados (cerca de 50 milhões) e também o maior mercado para aparelhos de televisão da região. Somente em 2000, foram consumidos mais de 5 milhões de televisores.

De acordo com estudiosos da área a introdução da tecnologia digital não se compara a outras mudanças tecnológicas vividas pela televisão, pois esta se configura, na realidade, numa mudança de paradigma, uma vez que essa tecnologia vai transformar drasticamente as relações entre os usuários e as emissoras de televisão aberta e os serviços hoje prestados por esse veículo de comunicação, alterar a forma como são organizadas e gerenciadas as empresas do setor e até conformar novos padrões de concorrência tanto no setor de radiodifusão como na indústria de equipamentos.

sub