Capítulo 5 – Mapas Conceituais como uma Ferramenta para a Avaliação da Aprendizagem

5.2 – A Mensagem do Mapa Conceitual

Um mapa conceitual é uma obra de arte de seu criador e uma revelação do seu conhecimento naquele determinado momento. Sendo assim, o critério para sua correção não é simplesmente o certo ou errado.

Apesar de possivelmente terem como ponto de partida um conjunto de conceitos ou proposições em comum, cada mapa construído será diferente um do outro.

A mensagem do mapa conceitual refletirá o conhecimento (adquirido e/ou em processo de aquisição) e o ponto de vista de seu criador, e será única.

Um conceito pode ser escolhido como o mais inclusor (o mais geral) recebendo a posição hierárquica mais elevada em um mapa, enquanto que num outro mapa, esse mesmo conceito poderá aparecer num outro nível de hierarquia.

O que importa é como o aluno expressa essas relações, como ele constrói as proposições, se elas refletem como ele compreende o conteúdo em questão naquele momento específico e se o associam ao seu conhecimento prévio, pois é fundamental que o mapa dê “evidências de que o aluno está aprendendo significativamente o conteúdo” [1] (MOREIRA, 1997, p. 7).

[1] - MOREIRA, Marco Antonio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. 1997 Disponível em http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf , acessado em 04.02.2005.