Capítulo 2 - Técnicas de Mapeamento da Informação

2.6.2 Mapa Cognitivo

Mapa Cognitivo refere-se “ao processo pelo qual um organismo representa o ambiente em seu próprio cérebro, uma atividade que os cientistas do cérebro mais contemporâneos parecem concordar como sendo uma das principais funções do cérebro” (Laszlo, Masulli, Artigiani & Csányi, 1995).

Os mapas Cognitivos apresentam conceitos e relações entre os mesmos que são utilizados pelas pessoas para compreenderem o seu ambiente de forma significativa.

Os mapas cognitivos são representações, schemas ou modelos mentais construídos pelos indivíduos, a partir das suas interações e aprendizagens em um domínio específico do seu ambiente, e que cumprem a função de dar sentido à realidade e permitem-lhes lidar com os problemas e desafios que esta lhes apresenta (Swan, 1997 apud Bastos, 2002).

Normalmente os mapas cognitivos estão em forma de rede de frases ligadas por setas ou arcos com conexão de explicações e utilizam de números para demonstrar a seqüência das explicações.


mapa

Fonte:
RIEG e ARAÚJO FILHO (2003)

Leitura Complementar:

COSTA, M. D. ; KRUCKEN, Lia . Aplicações de mapeamento do conhecimento para a competitividade empresarial. In: KM BRASIL 2004.

Gestão do Conhecimento na Política Industrial Brasileira, São Paulo, 2004. Disponível em: <http://dici.ibict.br/archive/00000957/01/mapas_do_conhecimento_costa_krucken.pdf> Acesso em: 19 Dez. 2007.