Capítulo 1 - Bases Teóricas da Cartografia Cognitiva e Investigativa
1.3 Fundamentações Teóricas dos Mapas Conceituais
Os Mapas Conceituais encontram originalmente fundamentação nas teorias de Ausubel e Vygotsky. Joseph Novak conta ter sido influenciado pelas idéias de Ausubel quanto ao desenvolvimento cognitivo e que o princípio fundamental tomado por ele e sua equipe encontra-se na epígrafe do livro escrito por [3] Ausubel em 1968. Se eu tivesse que resumir toda a psicologia educacional em um só princípio, eu diria o seguinte: o fator único mais importante que influencia a aprendizagem é o que o aluno já sabe. Descubra isso e o ensine de acordo. |
|
O primeiro princípio da Teoria de Assimilação de Ausubel que norteou os trabalhos desenvolvidos por Joseph Novak é de que o desenvolvimento de novos significados seja construído sobre conceitos e proposições relevantes pré-existentes.
O segundo princípio da Teoria de Assimilação é o da crença de que a estrutura cognitiva seja organizada hierarquicamente, com conceitos mais gerais e inclusivos em níveis mais altos da hierarquia e os mais específicos e menos inclusivos abaixo daqueles.
E o terceiro da Teoria de Assimilação é que quando o aluno aprende de uma maneira significativa as relações entre os conceitos se tornam mais precisas e melhor integradas com outros conceitos e proposições [1] (NOVAK, 2004, p. 460).
Com base nesses princípios, existem três condições para que a Aprendizagem Significativa ocorra:
1 - os tópicos do conteúdo a ser estudado devem ser desenvolvidos e relacionados entre si numa seqüência organizada, isto é, não arbitrária;
2 - o aluno deve querer aprender, tem que ter algum motivo pelo qual se esforçar;
3 - o material deve ser potencialmente significativo, isto é, não deve estar num nível muito acima ou ser sobre um assunto totalmente desconhecido que impeça a ancoragem na sua estrutura cognitiva. [1] (NOVAK, 2004).
Para que a técnica da construção de mapas conceituais promova a aprendizagem significativa, ela necessita ir ao encontro de três condições:
1 - os conceitos da matéria a ser aprendida devem ser apresentados claramente, relacionando a linguagem e os exemplos ao conhecimento prévio do aprendiz;
2 - o aprendiz precisa já possuir conhecimento prévio relevante;
3 - o aprendiz precisa optar por aprender de maneira significativa para que possa incorporar novos sentidos e não apenas memorizá-los. [2] (NOVAK 2003)
As idéias de Vygotsky dão sustentação ao uso dos mapas conceituais, a construção do conhecimento e a influência da interação social para o desenvolvimento potencial do aluno.
[1] - NOVAK, Joseph. I). Pamplona: Universidad Pública de Navarra, 2004.
[2] - NOVAK, Joseph D. The Theory Underlying Concept Maps and How To Construct Them. Cornell University, 2003, disponível em http://cmap.coginst.uwf.edu/info/ acesso em 20.08.2003.
[3] - AUSUBEL, D. P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.