O design no e-learning
Fonte: http://www.ejrworldlearning.com.br/ [20/02/03] (pesquisa realizada em março/2003)
O design no e-learning
Beto Lucena
O design vem se tornando um fator primordial na garantia da qualidade e sucesso de um projeto de e-learning. Seu potencial é utilizado no desenvolvimento de interfaces e aplicação de conteúdos, com o objetivo de proporcionar um ambiente dinâmico e interativo para a absorção de conhecimento.
Com as expectativas de crescimento deste mercado se confirmando, sobem as exigências de qualidade por parte das instituições que utilizam seus recursos. São aguardados, cada vez mais, resultados funcionais e atraentes. Ou seja, ambientes em que o usuário se informe e ao mesmo tempo se sinta instigado na busca por conhecimento.
Surge, então, um grande desafio: implementar um novo ambiente de ensino no qual o aluno dite o andamento da aprendizagem a seu modo. Para que isso se confirme realidade, é preponderante tornar o conteúdo dinâmico e destinar-lhe posição de destaque. Quando um sistema interativo é bem desenhado, a interface praticamente desaparece, deixando o aluno concentrado apenas no trabalho, na exploração e no entretenimento.
A união faz a força
Antes de empunhar papel e lápis, recomenda-se uma boa reunião de brainstorm entre designer gráfico e designer instrucional, profissional que, em geral adeqüa cursos presenciais ao formato Web. Dessa sinergia saem definidos o tema, a arquitetura da informação e as tecnologias a serem utilizadas no decorrer do projeto. A partir desse momento, inicia-se efetivamente a produção do curso, que deverá contar com o acompanhamento e o respaldo pedagógico do designer instrucional para questionar, por exemplo, se uma animação em flash é realmente válida e relevante para o processo de aprendizagem.
Muitos elementos serão utilizados pelo designer na produção do ambiente, como botões, ilustrações, textos e animações. A diagramação eficiente é aquela que respeita os princípios da ergonomia e facilidade de uso, fatores que, naturalmente, se associam a um outro: coerência. Quando o design é mal elaborado, o usuário gasta boa parte do tempo apenas para entender a interface e descobrir como navegar no ambiente, deixando o conteúdo em si, em segundo plano. O risco é inspirar aversão, às vezes irreversível, por parte do aluno, ao novo meio de aprendizagem.
É importante lembrar que o ambiente de e-learning será freqüentado não só pelos alunos mas também por tutores, o que significa dizer que as funcionalidades devem atender a diferentes tipos de usuários. O ambiente deve proporcionar, portanto, fácil acesso a informações por parte do tutor, pois é ele, normalmente, quem insere novos conteúdos, torna documentos disponíveis e desenvolve critérios de avaliação.
Testes, testes e mais testes
Uma vez estruturado o ambiente, resta agora saber se ele é efetivo. É muito importante para o designer ter o usuário final em mente a todo momento. Por isso a importância de testes de usabilidade que apontem erros e acertos do sistema e a capacidade de absorção de conhecimento por parte do aluno. Uma vez analisado o resultado da pesquisa, pode-se chegar a conclusões às vezes óbvias, como uma mudança no posicionamento de uma barra de navegação para torná-la mais eficiente, por exemplo.
”Learnability”
Don Norman, professor de Ciência da Computação da Northwest University e sócio de Jacob Nielsen, utiliza um termo do qual gosto muito: learnability, que é a capacidade de aprendizagem. Norman considera o learnability o ponto-chave de um bem-sucedido projeto de e-learning.
Em síntese, a boa notícia é que o e-learning acabou por criar mais uma oportunidade de trabalho para designers por intermédio da Web. Está aberto mais um excepcional - e ainda pouco explorado - veículo, ideal para deixar a criatividade fluir. Nós, designers, certamente estaremos trazendo uma grande colaboração à qualidade do ensino, na medida em que formos desenvolvendo estudos, amadurecendo conceitos e apresentando cases comprovados de sucesso nessa nova atividade chamada de e-learning.
Sobre o autor:
Beto Lucena ( beto@eduweb.com.br ) é designer e um dos fundadores da Edu-Web.