2.2   Atentar para as interações

Trabalhar com outros professores, atores e gestores da instituição e da comunidade

  • Esta sugestão refere-se ao entendimento coletivo dos professores e outros profissionais da mesma escola que proporciona a cada professor maior conhecimento da rede de interações que transcendem sua sala de aula.

    Ou seja, todos se encontram em situação de pesquisa e aprendizagem. E desse "trabalho" coletivo depende o progresso da atenção às interações e promoção de mais e melhores interações.

    Cada professor deve cuidar de envolver-se com o entorno de sua sala de aula, inclusive com o entorno de sua escola. Ele tem necessidade de se confrontar com outras pessoas implicadas na mesma realidade.

    O professor atua além de sua sala de aula em proveito dela mesma. Os caminhos podem ser vários, a começar por:

    • Envolver-se com os outros profissionais (professores, diretor, funcionários) da escola onde atua.
    • Envolver-se com a comunidade a que sua escola pertence, por meio de, por exemplo, projetos em que os alunos pesquisam, promovem palestras e debates.