Trata-se de outra sugestão valiosa com que os autores definem a sala de aula onde não é mais o professor que ocupa sempre o defronte da cena. A prioridade é concedida à expressão dos estudantes e ao desenrolar de suas atividades tais como eles são capazes de conduzi-la por si mesmos.
Os "pequenos grupos interativos" configuram o meio que favorece ao professor suscitar a expressão e a confrontação dos estudantes, aprender a observar e a interpretar suas condutas. E aos estudantes, esse meio favorece a expressão de cada um e a confrontação dos parceiros.
Ao adotar a estratégia de trabalhos em grupo, o professor pode proporcionar aos alunos um meio de eles se expressarem e conduzirem suas atividades. O professor pode também atuar de várias formas:
- Identificando a dinâmica que melhor funciona para a formação dos grupos: de forma espontânea ou arbitrária.
- Prestando atenção ao que acontece nos grupos.
- Estimulando a expressão de cada um e a confrontação de parceiros.
- Intervindo nas atividades dos grupos (cessando ou estimulando uma discussão.
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