2.2   Atentar para as interações

Trabalhar em pequenos grupos interativos

  • Trata-se de outra sugestão valiosa com que os autores definem a sala de aula onde não é mais o professor que ocupa sempre o defronte da cena. A prioridade é concedida à expressão dos estudantes e ao desenrolar de suas atividades tais como eles são capazes de conduzi-la por si mesmos.

    Os "pequenos grupos interativos" configuram o meio que favorece ao professor suscitar a expressão e a confrontação dos estudantes, aprender a observar e a interpretar suas condutas. E aos estudantes, esse meio favorece a expressão de cada um e a confrontação dos parceiros.

    Ao adotar a estratégia de trabalhos em grupo, o professor pode proporcionar aos alunos um meio de eles se expressarem e conduzirem suas atividades. O professor pode também atuar de várias formas:

    • Identificando a dinâmica que melhor funciona para a formação dos grupos: de forma espontânea ou arbitrária.
    • Prestando atenção ao que acontece nos grupos.
    • Estimulando a expressão de cada um e a confrontação de parceiros.
    • Intervindo nas atividades dos grupos (cessando ou estimulando uma discussão.