2.2   Atentar para as interações

Interpretar as atitudes dos estudantes

  • Esta sugestão diz respeito ao aguçamento do olhar do professor de modo que sua apreensão das atividades desenvolvidas pelos estudantes torna-se cada vez mais pertinente. É preciso que o professor possa ver que tudo que os estudantes fazem tem um sentido. Cabe a ele aprender a cavar esta significação.

    Os autores concluem em suas pesquisas que os professores têm freqüentemente uma representação dos processos de aprendizagem que não correspondem às atitudes reais dos estudantes. O aguçamento do olho pode modificar esta conduta, pode levar a surpresas diante dos saberes já adquiridos e das capacidades insuspeitas de aprender que os estudantes manifestam.

    A capacidade de olhar e de interpretar as atitudes dos estudantes pode ser aguçada por meio de algumas ações:

    • Valorizar e incorporar as atitudes dos estudantes.
    • Reagir às atitudes solicitadas e não solicitadas dos estudantes.
    • Aceitar as atitudes e proposições dos estudantes, mesmo que à primeira vista estas lhes pareçam esdrúxulas.