2.2   Atentar para as interações

Aprender é construir o saber em interação com outrem

  • M. Hardy e co-autores (1991) fazem esta sugestão baseados em uma concepção de aprendizagem construtivista, cunhada a partir de J. Piaget e L. S Vygotsky.

    Esta concepção de aprendizagem tem sido exaustivamente disseminada ultimamente e pode ser sintetizada do seguinte modo: há a contribuição do sujeito nas suas trocas com o objeto e com o meio e há também papel destes na estruturação do conhecimento e das condutas do sujeito. É por meio da interação com o meio que o sujeito constrói suas estruturas mentais e seu conhecimento, sendo ambos os termos indissociáveis. Dito de forma sintética: é estruturando o universo que o sujeito se estrutura.

    O sujeito conhece na interação e não na recepção passiva submetida ao falar-ditar do mestre. Na sala de aula, as estratégias do professor podem ser:

    • Fornecer material para análise e pesquisa que implique em posicionamentos compartilhados, tomada de decisões em grupo.
    • Estimular os estudantes a resolverem coletivamente com autonomia os problemas apresentados
    • Reagir às colocações dos grupos, dialogar, esclarecer, dar a sua opinião, agregar.
    • Interferir nas diferentes etapas de elaboração do trabalho. Deixar transparecer sua opinião sobre o assunto.