Planejamento do Módulo 13 (Equipe PPGE_EDUMATEC-UFPE)
Prezados cursistas, sejam bem-vindos!
O frevo é uma dança característica de Pernambuco. Todo mundo já ouviu falar em frevo e já se encantou com os os passos dessa coreografia mágica. Assim, utilizando a metáfora das coreografias, vamos relacionar as coreografias da dança (frevo) com as coreografias de “ensinagem” utilizadas pelos docente on-line, a partir de seus movimentos no decorrer do módulo.
Apresentamos aqui o planejamento inicial desse módulo, o qual é flexível e está sujeito à mudanças decorrentes dos nossos “movimentos” no durante as unidades.
Fiquem conosco nesse módulo e conheçam um pouco mais sobre o frevo e sobre as coreografias didáticas.
Bom trabalho à todos!
EMENTA
Estudo de práticas docentes em Educação online. Desenho Didático e Coreografias Didáticas. Processos de Ensinagem na Educação online.
OBJETIVOS
Compreender os pressupostos das coreografias didáticas, relacionando-os à docência on-line.
Identificar o módulo produzido pelo seu PPG, contextualizar, descrever sua história e os objetivos.
Analisar o material produzido e as estratégias de ensino.
Analisar a organização da sala virtual, pensando na apropriação pelo aluno e nas estratégias de aprendizagem.
Analisar a gestão do trabalho docente: a mediação pedagógica e a interatividade.
METODOLOGIA
A prática de trabalho desse módulo consiste em uma prática interativa, baseada na participação e co-autoria de todos os docentes e cursistas envolvidos. Cada unidade tem seu roteiro de atividades, com leitura de texto base, leituras complementares, vídeos, encontros assíncronos no fórum e atividades metacognitivas.
Atividades
Primeiros passos: de 08 a 16 de agosto – Organizando o grupo para o frevo (pensando as fantasias, escolhendo os blocos que iremos desfilar, elaborando o tema e a música do grupo para sair no carnaval)
Nesta primeira semana iremos conhecer mais sobre as coreografias didáticas. Para isso leia os textos sugeridos, e participe do fórum “Conceitos e Relações entre
Coreografias e Desenhos Didáticos”.
A partir do módulo que o seu PPGE ministrou nesse curso, identifique os objetivos de aprendizagem (habilidades a serem desenvolvidas sobre um determinado conteúdo) que o planejamento do seu PPGE definiu para que os cursistas atingissem e relacione com as estratégias colocadas em cena para tal.
Para realizar a atividade identifique no planejamento do seu módulo os objetivos de aprendizagem, conceitos, habilidades e estratégias. Como o seu PPGE ‘pensou os passos da dança’? Não é necessário postar nada, por enquanto.
Esta atividade refere-se ao que Zabalza (2006a) identifica como o primeiro passo da coreografia didática do ensino: a antecipação - os docentes antecipam o resultado da aprendizagem que desejam que os seus estudantes adquiram (objetivos, conceitos e habilidades) e iniciam a planificação das atividades de ensino (estratégias) que consideram pertinentes a esse resultado (PADILHA e outros, 2009). Cada PPGE deverá postar no fórum da segunda semana o resultado dessa identificação (antecipação).
Segundos passos: de 17 a 22 de agosto será dividida em dois momentos (começando a concentração: acerto de marcha, encontro dos grupos: caminhando para o desfile)
1º momento
Neste primeiro momento os PPGEs devem postar no Fórum “Análise da coreografia planejada”, no tópico já definido para seu módulo o resultado da antecipação que foi levantada na semana anterior.
2º momento
Agora que entendemos melhor sobre Coreografias Didáticas e sua relação com o Desenho Didático, cada cursista/passista, em uma ação metacognitiva, a partir da escolha de um dos múdulos estudados, irá analisar ‘como foi sua dança’, levando em consideração seu estilo de aprendizagem (relacionando o que você levantou anteriormente e os estilos descritos por ZABALZA, 2006a) e a forma como, a partir da colocação em cena pelo professor, estes (professor e cena) condicionaram ou não a sua aprendizagem.
Cada cursista/passista deve escolher, uma (ou mais, se preferir) das “Análises das Coreografias Planejadas” (pelos PPGEs) e apresentar, no tópico do fórum correspondente já aberto, a análise de sua própria ‘dança’ na cena proposta. Comente também as análises das danças dos demais colegas.
Terceiros passos: de 23 a 26 de agosto (Concentrando: preparando o munguzá do Galo da Madrugada para ficar forte, ensaiando os passos do frevo e o Hino de Vassourinhas)
Neste momento, após as análises feitas, tanto dos grupos quanto individualmente, nos dedicaremos a aspectos específicos da coreografia didática que são essenciais para o processo de ensinagem online: a mediação pedagógica e a interatividade.
Tendo em vista que cada PPGE pôde observar a sua proposta de Coreografia Didática a partir da dança executada e explicitada pelos cursistas/passistas, vamos discutir até que ponto a mediação dos PPGEs e a interatividade instigada nos módulos, proporcionou ou não o alcance dos objetivos propostos.
No Fórum “Mediação e Interatividade nas Coreografias Didáticas” vamos discutir a partir das seguintes questões:
- Como a mediação pedagógica desenvolvida pelo seu PPGE proporcionou a aprendizagem dos cursistas? Em que medida ela facilitou a dança ou não fez diferença?
- Em que medida a intensidade e o tipo da interatividade previstas na Coreografia Didática do módulo de seu PPGE influenciaram na dança (estilo de aprendizagem) dos cursistas?
- A partir da relação entre a antecipação dos primeiros passos e a análise da dança dos cursistas, o que seu PPGE mudaria em suas estratégias de Mediação Pedagógica ou Interatividade?
Últimos passos: de 27 a 30 de agosto - Apoteose (Frevando com o Galo da Madrugada em plena rua da Concórdia. Agora vamos nos sentir junto à um milhão e meio de pessoas em plena efervescência do carnaval)
Cada PPGE deve postar a análise síntese de sua Coreografia Didática, no Fórum Desfile Virtual de Blocos Acadêmicos/Carnavalescos a partir da seguinte questão.
A partir das aprendizagens produzidas na relação entre a antecipação dos primeiros passos (1ª semana) e a análise da dança dos cursistas (2ª semana) e do seu Desenho Didático (3ª semana) o que seu PPGE mudaria na sua coreografia didática no módulo que pelo qual foi responsável?
CARGA HORÁRIA E PRAZOS
Nosso módulo terá a duração de 30 horas, divididas ao longo 4 unidades, com previsão de 5 horas semanais de dedicação do cursista.
AVALIAÇÃO DO MÓDULO
Críticas e sugestões do módulo poderão ser postadas no fórum “Sugestões para uma coreografia mais ritmada”.
A EQUIPE
Auxiliadora Padilha
Sérgio Abranches
Patrícia Smith Cavalcante
Kátia Cilene da Silva
Cláudia Oliveira
Rogério Paiva
Adriana Mércia da Silva
Márcia Alves